quarta-feira, 17 de agosto de 2016

VENTOS DE GUERRA


Dentre todas as críticas que cercam a Administração Rodrigo Riera o desemprego, melhor dizendo, a não criação de, praticamente, nenhum emprego e o pior, a ausência de mobilização para a manutenção dos então existentes, deve ser a mais sentida.
Em termos nacionais, os números divulgados hoje pelo IBGE são trágicos.   

O desemprego subiu em todas as grandes regiões do país no segundo trimestre deste ano em relação mesmo período de 2015. Considerando todos os locais, a taxa ficou 11,3%, conforme pesquisa. No Sudeste foi observada a taxa de 11,7%.
Quanto ao gênero, a taxa de desocupação ficou maior para mulheres (13,2%) do que para os homens (9,9%). 
Independentemente do sexo, a maior taxa de desocupação foi registrada entre pessoas com ensino médio incompleto (20,6%). Para o grupo de pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 13,2%.
“A taxa cresce para todo mundo, a taxa do jovem é mais alta, mas quando se olha em termos de variação de taxa, percentuais, a taxa cresce na população de 40 a 59 anos 43,2% (em um ano). Isso é preocupante porque um adulto que você demita você acaba arrastando parte da família dele para a desocupação.”

Falar para desempregados, e quem não conhece vários, de praça com fontes luminosas, asfalto e rotatórias tipo meia-boca, não cai bem. 
Os números, desta vez, do TSE mostram a composição do quadro de eleitores de Itajubá. Dos 71.828 eleitores, 37.412 são do sexo feminino. 
Jovens, de 16 a 24 anos, totalizam 10.663 eleitores.
São 47.019 os eleitores na faixa de 25 a 59 anos. Acima de 60 anos, são 13.605.
Depois de tantos anúncios e  promessas da implantação de empresas (curiosamente sempre em lotes de três), quem acreditará em novos anúncios.
Um assessor do atual governo afirmou que estavam com dificuldades para atender a quantidade enorme de empresas interessadas em se instalar na cidade.
Terão a oportunidade de explicar. Justificativas, tipo dólar, marolas, crise global, estão batidas demais.  A crise existe, sem dúvida, mas deixaram de fazer o dever de casa.  

Viver é Perigoso










CARA DE INOCENTE


Viver é Perigoso

POLÍTICA ANTIGA


É assim que funciona e a gente finge que fica contente. Está aí na internet a foto do Deputado Dimas Fabiano, junto do Ministro da Saúde, Deputado Ricardo Barros e dirigentes da Santa Casa e Hospital Escola, ambos de Itajubá.
Ambos, o Deputado Dimas e o atual Ministro são do mesmo partido político. O famoso PP.
O Deputado, na certa dado a proximidade com o seu colega Ministro, agenda um encontro com a presença do pessoal da saúde da terrinha e solicita que apresentem os seus pleitos.
Gastaram passagens, alimentação e estadia. Ah ! e tempo.
O Ministro Barros, pelas besteiradas que pronunciam, está sendo chamado de o "Trump" do Temper e estaria no "bico do corvo" para ser despedido.
Recursos estão escassos, inclusive para a saúde.
Gostaria de ver o Deputado Dilma agendando uma reunião com o Ministro Meirelles e convencendo-o de priorizar Itajubá.
Desses "micos" até o Prefeito Rodrigo Riera e o Vice Christian, também do PP, limitados pela campanha eleitoral, escapam. 
Política antiga e padrinho ministro fraco.
Viver é Perigoso

GENTILEZA DISPENSÁVEL


Sim, é possível acontecer gentilezas dispensáveis. Aconteceu ontem quando entrei no Metrô na Estação Barra Funda.
Imediatamente, um jovem se levantou e me ofereceu o lugar. Senti-me agradecido.
Na Sé, tomei o Metrô para o Paraíso. De imediato uma mocinha de óculos insistiu para que eu sentasse no seu lugar. Mais de que agradecido, senti-me sensibilizado.
Na Estação Paraíso tomei o Metrô para a Estação Brigadeiro. Nem bem entrei no vagão, vejam bem, um rapaz descolado e tatuado, levantou-se de imediato e praticamente exigiu que eu ocupasse o seu assento.
No escritório, para onde me dirigi, um amigo reclamou da minha longa ausência. De passagem, comentei sobre a educação dos jovens paulistas.
Ele, observador como sempre, exclamou:
Cai na real Cara. Você está mesmo envelhecido. Até eu, que tenho a sua idade, lhe ofereceria o meu lugar.
Amigo é para essas coisas.

Viver é Perigoso 

APARPA PRÁ VER !


O famoso "aparpa" é mineiro e viveu sua época de glória na Boa Vista e Avenida. Era a recomendação do grande itajubense, técnico, vereador, massagista, roupeiro, cartola e cidadão admirado, Senhor Benedito Eusébio, da Avenida e do Estrela Azul.
Os craques do Estrela Azul, sempre dengosos, faziam média, colocando em dúvida suas próprias condições físicas e de jogo. Reparava o Sr. Ditinho:
- Aparpa meu filho. Aparpa no lugar certo e se doer, não joga.
Disseram que o Prefeito mandou ligar os questionáveis semáforos da Rua Dona Maria Carneiro com a Capitão Gomes, na Boa Vista, é claro.
A reclamação foi geral acompanhando um monumental engarrafamento. Dizem, pois não presenciei.
Calma, pois já foram desligados. Passei, ainda agorinha, por lá.
Quer dizer: Aparparam e doeu.
Em tempo, montaram o comitê da campanha para reeleição do Prefeito na dita esquina. Negócio de chamar atenção.
O pessoal tem uma experiência danada nesse setor. Gosta do que faz e lógico, possui condições.
Deve ser inaugurado num sábado antes do almoço, com enorme foguetório Caramuru 3x1 (três tiros e mais um espaçado).

Viver é Perigoso