segunda-feira, 23 de maio de 2016

MOMENTOS MÁGICOS

ERA UMA VEZ...


Deu no Site da Prefeitura:

"A Prefeitura de Itajubá está trabalhando para aumentar a geração de emprego e renda no município, e uma das iniciativas é a negociação para a instalação de novas empresas na cidade e também para a ampliação das empresas já existentes.
Com investimentos de 200 milhões de dólares, uma empresa estrangeira que fabrica painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a geração de energia elétrica, irá se instalar em Itajubá. 
Essa empresa possuirá quatro linhas de produção e a primeira delas começará a operar em 2019. Ao todo, com as quatro linhas de produção em atividade, serão gerados aproximadamente 800 novos empregos no município. A empresa será construída no Distrito Industrial 4, entre Itajubá e Piranguinho, e a terraplanagem está programada para começar no dia 1° de novembro de 2016. 
Para atuar nesta empresa serão contratados engenheiros, tecnólogos e técnicos. A Prefeitura também está negociando o treinamento que será oferecido a esses profissionais para que possam trabalhar com a nova tecnologia. "

Blog: Desculpem.me, mas 2019 ??? e três anos para construir a fábrica e iniciar a produção  e depois, mais três linhas de produção ? treinamento ?  Assinada Carta de Intenções ? US$ 200 milhões ? Vender para quem os painéis num país a beira da falência ? Demais para o meu entendimento. Mais informações por favor !

Viver é Perigoso



MENINOS, EU VI !


Foi um sábado animado. Refiro-me ao 23 de maio de 1953. Itajubá em peso compareceu no Campo de Aviação para assistir o pouso da aviadora Ada Rogato, pioneira na aviação e em saltos de paraquedas. Durante a Segunda Guerra Mundial, realizou voluntariamente 213 vôos de patrulhamento aéreo do litoral paulista. 
Uma heroína, que tomou o barco em São Paulo, em 1986.
Ada Rogato, realizou mais de mil "voos de coqueluche". Explico, com ajuda da web:
A coqueluche, também conhecida como "tosse comprida" é uma enfermidade infecciosa aguda na laringe, traquéia e bronquios (bactéria bordetella pertussis). Um dos tratamentos mais curiosos foram os chamados "voos de coqueluche", que passaram a ser realizados da década de 20 por aviadores franceses e alemães. Acreditava-se que submetendo os portadores de coqueluche a uma variação de pressão atmosférica, seriam criadas condições desfavoráveis ao desenvolvimento do bacilo da Pertussis. Os voos geralmente eram realizados a três mil metros.
Pois bem, voltando ao inesquecível dia 23/5/1953, quando tinha meus quase bem vividos 6 anos de idade. Pela primeira vez aconteceram saltos de paraquedistas na terrinha. Puro encantamento.
Apenas um imprevisto: Um dos paraquedistas, levado pelo vento, pousou acidentalmente sobre uma grande árvore. Não se machucou e desceu por uma escada de madeira providenciada, sei lá por quem.
Ada Rogato, merecidamente, foi a estrela da festa.

Viver é Perigoso 

TERRA PROMETIDA


Historiando: 
Sepharad é o nome pelo qual os judeus passaram a chamar a península Ibérica. Algo próximo à "terra prometida". A Espanha e Portugal tornaram-se a Sefarad dos hebreus, que por sua vez acabariam conhecidos como judeus sefarditas.
Os Sefarditas foram expulsos quando da inquisição. Os que ficaram, ou esconderam as suas condições ou se converteram ao catolicismo.

De Portugal, vieram os Almeidas, Alves, Alvim, Amaral, Andrade, Antunes, Azevedo, Brito, Cabral, Campos, Chaves, Coelho, Duarte, Faria, Ferreira, Gonçalves, Leão, Machado, Magalhães, Medeiros, Mello, Vilela, Mendonça, Miranda, Moraes, Moreira, Noronha, Oliveira, Pereira, Santiago,Valente, Vergueiro, Viana, Vilanova, entre outros.

Da Espanha, vieram os Braga, Caminha, Campos, Cardoso, Castro, Gomes, Lemos, Lara, Lopes, Machado, Massoud, Mattos, Mendes, Pinto, Ramos, Rios, Riera, Rodrigues, Sanches, Sarmento, Silva, Souza, Teixeira, Nunes, Torres, Vargas, Varela, Correia, Coutinho, e outros.

Amigos, Aldo Gonçalves, Virgílio Machado, Marcos Alvim, Santiago, Anderson Leão, José Cláudio Cardoso, meu primo Jayme Riera e tantos outros e outras, aguardamos convocação para discutir a fundação da Primeira Sinagoga de Itajubá, na Boa Vista, é claro.

Em tempo, os governos espanhol e português estão facilitando a concessão de cidadania para os cidadão de origem sefardita perseguidos pela inquisição.

É a vida...

Viver é Perigoso


O VELHO PMDB