sábado, 2 de janeiro de 2016

ÚLTIMO TANGO



Viver é Perigoso

DÚVIDA CRUEL


Atualmente, na internet, se exige mais coragem para criticar ou para elogiar a Administração Municipal ? Fake não vale.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



Na Opera "Nabucco" o Hino "Va Pensiero" é o canto de dor do povo hebreu que foi derrotado pelos Assírios, deportado para Babilônia e reduzido em escravidão. Na época da sua primeira representação (Milão - 1842) também o povo italiano estava sofrendo a dominação austríaca, por isso o Hino tornou-se o canto dolorido dos italianos contra o opressor austríaco e difundiu-se rapidamente por toda a Itália. A Opera havia despertado o patriotismo dos italianos e logo em todos os muros das casas e dos palácios apareceu a escrita "VIVA VERDI" que na realidade era o anagrama de "Viva Vitorio Emanuele Rei da Itália". A censura do opressor foi derrotada!
Va', pensiero, sull'ali dorate,
va', ti posa sui clivi, sui colli,
ove olezzano tepide e molli
l'aure dolci del suolo natal!
Del Giordano le rive saluta,
di Sïonne le torri atterrate.
Oh mia patria sì bella e perduta!
Oh membranza sì cara e fatal!
Arpa d'or dei fatidici vati,
perché muta dal salice pendi?
Le memorie nel petto raccendi,
ci favella del tempo che fu!
O simìle di Sòlima ai fati,
traggi un suono di crudo lamento.
Oh! T'ispiri il Signore un concento
che ne infonda al patire virtù!
Che ne infonda al patir,
al patire virtù.
Che ne infonda al patir,
al patire virtù.
Al patire virtù!

Verdi

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Joan Miró

BICICLETA SEM RODAS


Nada mais incomoda a atual Administração do que críticas. Qualquer que seja, mesmo que plenamente justificada.
Nas Redes Sociais, como aqui já foi comentado, destaca-se o Sr. Christian Marcel, também tratado por Christian da Finauto. O cidadão que pauta a Secretaria de Obras da Prefeitura.
Hoje, leio no Jornal Itajubá Notícias, na prestigiada coluna da Angela Collares, devidamente acompanhada de foto, uma homenagem ao Sr. Christian, como "Destaque do Ano".
Sinceramente, não saberia opinar sobre a justiça da homenagem.
Imaginamos sobre a total independência da Colunista e não poderia ser de outra forma. Mas é admirável o Jornal Itajubá Notícias, que mantêm um notório relacionamento amistoso com a atual Administração, portar homenagem a um dos seis inimigos públicos do Executivo.
Cumprimentando o Jornal pela sua isenção no episódio, registramos que na Boa Vista, é claro, colocando-nos no lugar dos Administradores, seria como se tivessem chamado nossa avó de bicicleta sem rodas.
É a vida...

Viver é Perigoso

EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO


"A educação preocupa-me muitíssimo, sobretudo porque é um problema muito evidente, claro e transparente e ninguém faz nada a este respeito. 
Confundiu-se a instrução com a educação durante muitos anos e agora estamos a pagar as consequências. Instruir é transmitir dados e conhecimentos. Educar é outra coisa, é transmitir valores. Se, para ser educado, tivesse que ter sido instruído previamente, eu seria uma das criaturas mais ignorantes do mundo. Os meus familiares eram analfabetos, como me iriam instruir? É impossível. Mas sim, educaram-me, sim, transmitiram-me os valores básicos e fundamentais. Vivia numa casa paupérrima e saí dali educado. Milagre? Não, não há nenhum milagre. Aprendi a vida e a lição dos mais velhos quando nem eles mesmos sabiam que me estavam a dar lições". 

José Saramago (Citado pela Maria Helena Rubinato Rodrigues de Souza)

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Chaplin e Einstein