Translate

domingo, 9 de outubro de 2016

A VOZ DO BRASIL


Com o devido respeito aos nossos irmãos e antigos donos do Brasil, creio que foi descoberta o origem da expressão "programa de índio".
O Programa foi transmitido pela primeira vez em 22 julho de 1935, no governo Getúlio Vargas, com o nome de "Programa Nacional". Sempre fez média política, divulgou e enalteceu realizações do governo, como estivesse prestando um enorme serviço ao povo.
Na época era o único meio de comunicação de massa. Em 1939, o nome foi mudado para "Hora do Brasil". 
Mais adiante, já no esquecível governo Médici, passou-se a chamar "Voz do Brasil". Continua firme, forte e pouco ouvida. De difusão obrigatória que vai ao ar diariamente em todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19 horas (horário de Brasília), com duração de uma hora.
O programa ficou conhecido como "o fala sozinho" e indicava o horário de se desligar o rádio. A música-tema do programa é a ópera "O Guarani" (daí o programa de índio) de Carlos Gomes.
A Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.
Na Boa Vista, 19:00 horas. Era o horário dos namorados chegarem. Namoros sérios e já autorizados pelas famílias. Cadeiras separadas (distância padrão de 30cms) no alpendre, devidamente iluminado com uma lâmpada Osram de 100 watts. Juntarem as mãos era permitido. A sessão encerrava-se ,, impreterivelmente às 21:30 horas. Ah ! nas terças e quintas. Como fundo musical, com o rádio da sala pipocando em ondas curtas, a apaixonante e romântica "Voz do Brasil", sob a suave conduzir do locutor Luiz Jatobá.
- Querida, estão tocando o nosso trecho predileto, "notícias do judiciário". Lembra-me que em breve nos uniremos perante a lei.
Mãos apertadas e dedinhos roxos.
O Padre Generoso teve um trabalhão para convencer um casal de noivinhos, de que o "Guarani" não era um bom tema para ser executado na cerimônia do casamento.
- Mas Padre, é a nossa música. Ouvindo-a passamos, juntos longes, durante horas.
Uma bondosa senhora, já residindo há anos na casa dos oitenta, eliminou qualquer aparelho de rádio da sua existência. Temor que, desprevenidamente, viesse a ouvir o saudoso som e lágrimas  aflorasse por lembranças do Elpídio.
É a vida

Viver é Perigoso   

Nenhum comentário: