segunda-feira, 15 de agosto de 2016

NÃO A REELEIÇÃO


Agora em outubro, o blog "viver é perigoso" completa sete anos. Quase um milagre. Deste o seu início vem se posicionando contrariamente às reeleições. Em eleições passadas foi aplaudido pelo pessoal que tenta reeleição este ano.
Logicamente, desta vez, não concordarão.

"O fim da reeleição é a única maneira de restabelecer a dignidade dos cargos políticos, com gente competente e preparada, que saiba enfrentar adequadamente os problemas do país. Não é a dilatação do prazo que vai fazer com que uma administração desastrada ou desonesta se conserte. Todo programa de governo previamente planejado deve ser executado no período legal do mandato.
A não reeleição evita que o político faça conchavos e acertos escusos para se perpetuar no poder. A política, para ser saudável e sustentável, não pode ser profissão, muito menos perpétua.
A proibição da reeleição favorece o princípio republicano da renovação e alternância do poder. É preciso continuamente abrir espaço para o surgimento de novas lideranças políticas, acabando-se com o feudalismo vigente na estrutura dos partidos, cujos fundadores ou chefes fazem deles propriedade particular. Na democracia, quanto mais renovação nos comandos, menos espaço se proporciona ao continuísmo ditatorial ou feudal.
O político - seja ele do Executivo ou do Legislativo - que não executa seus projetos ou ideias dentro do prazo legal do mandato revela, desde logo, um péssimo planejamento ou incompetência para o exercício da função pública.
O Parlamento e o Executivo, nos regimes democráticos, devem ser exercidos sempre de forma transitória. O fim do político profissional não significa acabar com o profissionalismo necessário do serviço ou do servidor público, cuja expertise deve ser aproveitada da melhor forma possível na realização dos programas de cada governo ou de cada mandato."

Luiz Flávio Gomes - Uol

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Zelador,

Conmversa antiga, enquanto não mudar a REGRA a coisa não vai mudar. Se existe a reeleição, que se faça; o dia que mudar a lei que se cumpra, quanto aos disse me disses não adianta nada.
Vc acha que quem esta no poder vai deixar de tentar a reeleição só porque uns bobos querem? Capaz!
Não a reeleição,diminuir a quantidade de partidos, e tantas outras reivindicações de uma minoria só funciona quando virar LEI. Não adianta chorar.

Anônimo disse...

A dicotomia do discurso do Exmo Secretario Solano. Não á reeleicao de vereadores e sim a releiçao de prefeito

Edson Riera disse...

Anônimo das 16:05 horas,

Vou pensar nesse discurso do Solano.

Zelador

Anônimo disse...

O ZZ tbm é contra a reeleição de reitores?