Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2016

BEAU GESTE


Janeiro de 2000. A força avassaladora do Rio Sapucaí inundava a cidade de forma jamais registrada na história. Famílias deixando seus lares e bens, duramente conquistados, em busca de locais seguros.
Desinformações e princípios de pânico. Muitos moradores, comemorando as festas da passagem de ano em outras cidades.
Entra no ar, na Panorama FM o Chico Vasconcelos. Conduzida por ele foi montada às pressas uma central de informações.
Enquanto os telefones funcionaram na cidade, o Chico recebia informações e pedidos de socorro que eram transmitidos no ar.
Tornou-se o único canal de informações.
A primeira noite passei em cima de uma mesa com o Rádio Portátil ligado direto no Chico Vasconcelos, que concentrava todas as informações sobre a força e o nível das águas. No dia seguinte fomos até a Cabelauto, que em férias coletivas, contava somente com os guardas da portaria. Ao atravessar uma correnteza, dentro do Condomínio Helibras, o carro foi levado pela força das águas. O grande amigo Vicente Motorista e eu terminamos a travessia a nado. Foi uma imprudência.
Foi utilizada a cozinha industrial da Cabelauto, quando um segurança produziu uma substancial sopa e café. Cerca de 100 pessoas, impedidas de seguir viagem pela BR-459, lá se alimentaram e dormiram, ou nos próprios carros ou em camas improvisadas com caixas de papelão.
E durante todo o tempo os rádios dos carros permaneceram ligados no Chico Vasconcelos.
Um gesto extraordinário.
Com setenta e cinco anos, Chico Vasconcelos tomou o barco ontem na terrinha. Já deve ter escutado ontem na sua recepção:
- Você é o Cara da enchente de 2000 em Itajubá ? Pode entrar direto.
É a vida...

Viver é Perigoso
     

Um comentário:

Anônimo disse...



Nosso grande "TUDO POR DINHEIRO", que Deus o receba junto com o grande também, SEU ZÉ DA ÓTICA!
É a vida........