Translate

terça-feira, 3 de maio de 2016

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA


Correm informações dando conta que a Maternidade Dr. Xavier Lisboa, a maternidade da Santa Casa, passará a atender somente particulares e conveniados.
Há poucos dias, com a presença maciça de políticos, foi inaugurada a Maternidade do Hospital Escola.
Vamos atrás de confirmações e analisar os acontecimentos. Quase todos os itajubenses nasceram lá.
Primeiro levaram a Fundação Mahle a deixar o seu projeto de ajuda à Santa Casa, depois..., depois,...depois,...
A Prefeitura deve, por razões diversas, reduzido drasticamente o repasse de recursos destinado ao Conjunto Santa Casa e Maternidade. 
Nos passa a ideia de um esvaziamento de um e a promoção de outro.
Parece que já assistimos esse filme. O final acostuma ser triste.

Viver é Perigoso

13 comentários:

M. Feitor disse...

Zelador,
sou um crítico ferrenho dessa administração. Por motivos vários, como alínea L, cabresto dos vereadores, centralização do poder na mão do prefeito, benefício de amigos com dinheiro público, birrinha do prefeito com relação a críticas, entre outras coisas.
Esse caso Santa Casa é só para confirmar todas as minhas insatisfações. Como pode um político de bem fazer isso? Prejudica uma instituição tradicional só para beneficiar outra que tem aliados no comando? Sabemos que é comum isso no Brasil, mas é inadmissível. Será que termos saída em outubro? Veremos.

Edson Riera disse...

M. Feitor,

Isso me chateia e muito.

Veremos em Outubro o que acontecerá.

Zelador

Anônimo disse...

Senhor Feitor, está enganado! O poder não está centralizado na mão do prefeito, esse, coitado, é uma mera marionete. O poder está na mão de bastiãozinho sob a batuta do, também jurássico, Bilac. Todos sabemos que a principal característica de bastiãozinho é o peso de sua mão sobre seus "inimigos" (opositores). Nos restas descobrir a quem ele quer atingir ao prejudicar tanto a Santa Casa.

Anônimo disse...

Zelador, o OSM está fazendo escola. Até vc está publicando posts com base em “correm informações”, ou seja, nada mais que boatos, até prova em contrário.

Se isso for verdade, peço desculpas pela minha ignorância: que mal há em a Santa Casa atender somente particulares e conveniados? Ou seria uma adequação normal, considerando que o HE já atende o público em geral? Não estou afirmando, só perguntando. Não consigo ver nada de mais nisso.

Também nasci lá.

Quanto ao RR, tenho certeza de que vc ficará chateado com a reeleição dele. Da minha parte, ficarei feliz em poder contribuir para essa sua futura chateação.

Unknown disse...

PRECISAMOS NOS MOBILIZAR PARA SALVAR A SANTA CASA !!!Gostaria de fazer um apelo ao legislativo e executivo municipal, MP, Judiciário, conselhos e etc.No sentido de que o dinheiro arrecado pela prefeitura (cerca de quase 1,3 milhões) com a venda do imóvel na rua Thiago Carneiro Santiago seja totalmente revertido para a Santa Casa.Como todos sabem a importância da maternidade e da Santa Casa como um todo. que diante das dificuldades que a Santa Casa vem enfrentando e da falta de sensibilidade das autoridades para esse fato hoje é a maternidade que pode estar deixando de atender pelo SUS, amanhã pode ser o pronto socorro, depois A UTI e assim por diante. Será que isso interessa para alguém? ass christian da finauto

Anônimo disse...

Boa tarde E.R

Leia o IT N, tirando o comite, ta tudo cert. Viva o chico.



Virgilio de oliveira machado


véio

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:52 horas,

Esse negócio de "peso das mãos sobre opositores" está fora de moda. Pode crer: uma leve critica sobre o poder provoca estrago devastador. Ficam com os olhos rútilos e esgotam o repertório de palavrões. Mas logo passa.
Quanto a Santa Casa, querem mostrar força e centralizar as ações no Hospital Escola.
Nada contra os investimentos no Hospital. São muito bem vistos. O que não pode é deixar a Santa Casa ao Deus dará.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:56 horas,

Sobre o "correm informações": Foi publicado no Facebook. Como não tenho acesso a qualquer mínimo canal de informações da Prefeitura, preferimos não afirmar.

O atendimento via Sus é bom para a Santa Casa e para o paciente. Invistam no hospital sem liquidar a Santa Casa com estrangulamento comercial.

Quanto a eleição, todos sabem que sou contra a reeleição. Em todos os níveis, inclusive nas entidades e órgãos municipais, incluindo, os de ensino.

Zelador

Edson Riera disse...

Christian,

Fui da Irmandade da Santa Casa durante um longo tempo. Trabalhei ajudando a Provedoria por 2 anos. Tempo difícil. Aprendi a entender um pouco sobre a sobrevivência da Casa Santa.
Lutaremos com todas as nossas forças.

Zelador

Edson Riera disse...

Caro Virgílio,

Não tenho como ler o Jornal.

Abraço

Anônimo disse...


Zelador, por favor, quanto ao facebook não se deixe ser enganado e nem usado por esse pessoal que utiliza deste meio para fazer campanha antecipada para vereador, profetizando o caos e o fim do mundo.

Eles só querem garantir essa boquinha e, caso eleitos, depois só irão se preocupar em aumentar seus próprios salários, garantir diárias em viagens desnecessárias, indicar ganhadores do Didi Pereira e sugerir nomes de ruas.

Esse mané de currículo recheado de abobrinhas é um deles.

Anônimo disse...

Caro amigo e irmão está opinião no blog não é minha e provavelmente de algum desqualificado que não tem coragem de aparecer e portanto solicito que esse marginal seja homem de verdade e coloque sua identidade.Um grande abraço caro amigo.

Virgilio de oliveira Machado filho de José Machado Filho e de Benedita de Oliveira Machado.

Edson Riera disse...

Caro Vírgilio.

Como ainda não tivesse ao jornal e não sei o que o Chico falou, não desconfiei que bandidos e covardes poderiam usar um dia o nome de alguém, aqui no blog.
Peço-lhe desculpas.
Facilmente poderia identificar de onde saiu o comentário. Não vou fazê-lo. Saber a direção de onde saiu, já basta.

Abraço,