Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2016

BURACO NACIONAL


A gente se dá conta da nossa data de validade, quando lê que hoje, 19 de maio, completam 52 anos do início da "Campanha Ouro Para o Bem do Brasil", em Itajubá.
Foi em 1964, poucos dias após o "golpe de 64". Gostoso falar em golpe.
Aconteceu na Praça Amélia Braga, em frente ao Fórum Municipal, com banda de música, fogos e grande concentração cívica.
Os casais que doassem suas alianças de casamento, por exemplo, receberiam de volta alianças de metal e um diploma com os dizeres: “Doei ouro para o bem do Brasil”. Houve quem doasse colares, brincos e outros objetos de ouro, até dinheiro do próprio bolso, para ajudar o país a se levantar
Venceslau Braz ofereceu a caneta de ouro, com incrustações de pedras preciosas, com que assinara a Declaração de Guerra à Alemanha, por ocasião da 1ª guerra mundial.
Duas notas não muito alegres: Eu estava presente no evento com meus 16 anos e no impulso doei uma correntinha, banhada a ouro, que carregava no pescoço.
Justificativa: Ficava emocionado com foguetes, dobrados da Lira São José e os inflamados discursos do locutor oficial, Sr. Sebastião Inocêncio Pereira.
A revista “O Cruzeiro”, em 13 de junho de 1964, apresenta um balanço parcial da campanha informando que mais de 400 quilos de ouro e cerca de meio bilhão de cruzeiros haviam sido doados pelo povo.
Jamais foi informado onde foi parar todo o ouro e o dinheiro arrecadado.
Pelas noticias vindas do governo Temer, sobre o buraco nacional, poderemos ter outra campanha nos mesmos moldes. Dessa vez, sem a minha correntinha.
É a vida...

Viver é Perigoso 

4 comentários:

marco antonio disse...

Encontrei seu comentario Edson, eu tinha 9 anos quando fiz parte desse roubo aos brasileiros,
principalmente aos pobres Itajubenses.Lembro-me quando nesse dia, tive que sair bem uniformizado para segurar a faixa...OURO PARA O BEM DO BRASIL. O grupo escolar que eu estudava..Grupo Escolar
Jorge Tibiriça de Bouchervilhe no bairro Boa vista, foi intimado como todos os colégios a sairem para arrecadar esse ouro.Rodamos muitas ruas, até o centro com segurança de um jipe do exercito e um caminhão com autofalante.Lembro que, quando cheguei em casa ...na VILa São Paulo...em frente
a fabrica de macarrão FERRINI...meu pai todo orgulhoso , me abraçou e mostrou o anel de metal que havia trocado pelo par de alianças de seu casamento com minha mãe.Foi um dos maiores roubos na cara limpa...bolado pelo Sr. Assis Chatobriand...o rei na época dos diário Associados.Hoje com meus 65 anos,,sei o que foi esse assalto ao povo brasileiro! zap 61 984502198 Marco Antonio
marcobcb@gmail.com

Edson Riera disse...

Marco Antonio,

Não gosto nem de lembrar. Mas aprendi muito. Lembro-me da Vila São Paulo. Quando você morou lá não existia mais o campo do Vasquinho. Toda aquela área, até às margens do Rio Sapucaí (antes de ser retificado) pertencia ao meu Avô Jayme Riera. Depois foi loteado e dividido para os filhos. Tive grandes amigos alí. Na entrada, perto da linha, morou o Humberto Chiaradia, Mais adiante, O Baiano, que se tornou meu primo e outros. Ah, e o bar do Sr. Zé Treze em frente. O Treze foi uma popularizada do Trédice. Sobre nome dele, inclusive, primo da minha avó italiana Terça Tredice.

Abraço,

Zelador

Unknown disse...

oi conterraneo...desculpe-me .mas só agora estou lendo sua resposta....tudo isso que voce disse, fez parte de minha vida.Vila são paulo....minha casa era a unica que fechava a vila,,,numero 7...lembra do pomar do Sr.Dito Lino?onde roubavamos manga e laranja?Então voce deve lembrar daquele Sr. que vendia lenha na carroça e moreava na ilha..onde hoje é a cadeia? Estava em Itajuba quando a loja do Sr.Tonico adami foi pelos ares?pois é...nesse dia eu e meu amigo Duta, tinhamos ido no cine PARATODOS ver o que estava passando...escapamos por pouco,,tinhamos 14 anos....assistimos ao vivo e a cores!Cruz em crédo...vimos todas os mortos..parece que o total foram 5.amigo meu zap é 61 984502198...atualmente moro em Brasilia, desde 1975!abracos!

Edson Riera disse...


Tempos complicados, mas que trazem saudade.

Abraço

Zelador