Translate

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

VENTOS DE GUERRA


Muito Interessante a coluna do José Roberto de Toledo no Estadão de ontem sob o título "As chances dos Prefeitos".
Artigo baseado numa pesquisa exclusiva do Ibope feita a pedido da coluna. Segundo a pesquisa, menos de um terço dos brasileiros pretende votar no prefeito da cidade onde mora (22%) ou no candidato indicado por ele (8%). A maior parte alguém da oposição (40%).
A tendência oposicionista reflete problemas locais e a crise nacional. A situação se mostra difícil para os prefeitos do PT e seus candidatos têm, em média, apenas 22% de intenção de voto, contra 33% declarados para candidatos de oposição.
A situação talvez seja até pior para o PMDB (caso da terrinha). Em média, a intenção de voto nos prefeitos do partido e  candidatos apoiados por ele é tecnicamente igual à dos petistas, mas a declaração de voto em candidatos de oposição aos prefeitos peemedebistas é a mais alta entre todos os partidos: 49%.
Nos municípios interioranos (nosso caso) 44% declaram preferência por um candidato a prefeito de oposição à atual administração.
Na grande maioria dos municípios do interior não há segundo turno (nosso caso). Teoricamente, a diferença de 11 pontos a favor da oposição detectada pelo Ibope seria suficiente para um oposicionista conquistar a prefeitura. Mas isso só acontecerá se a oposição se unir.

Extraído do Estadão de 4 de janeiro.

Blog: Na terrinha, podem crer, surgirão alguns candidatos a prefeito com o "apoio" do próprio atual prefeito, certamente, candidato à reeleição. Dividir para ganhar.

Viver é Perigoso  

16 comentários:

Anônimo disse...

Para relembrar o resultado de 2012:

Rodrigo Riêra 15
Prefeito ELEITO
31,97% 16.681 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Coligação: Um Novo Tempo, uma Nova Itajubá
Dr Jorge 14
Prefeito NÃO ELEITO
24,57% 12.821 votos
PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Coligação: Mãos Limpas por Itajubá
Chico Marques 45
Prefeito NÃO ELEITO
22,95% 11.973 votos
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Unidos por Itajubá
Prof. Paulino 13
Prefeito NÃO ELEITO
20,12% 10.499 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Pra Frente Itajuba
Jeferson Mendonca 16
Prefeito NÃO ELEITO
0,38% 197 votos
PSTU Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Basta um pequeno esforço da "oposição" que não há reeleição.

O resultado mostra que não houve uma unanimidade.

Edson Riera disse...

Anônimo das 19:14 horas,

Números interessantes. Terrinha dividida. Resta saber se o RR conseguiu agradar e convencer mais eleitores. Ou perdeu desagradando alguns de seus eleitores da eleição passada.
Como situação, pagará um preço alto pelo descontentamento geral com políticos no país.
Penso, ouvindo comentários, que dos candidatos do pleito anterior, na certa o RR participará e talvez o Chico. O Jorge e o Paulino, dificilmente.
A Leandra poderia ser uma novidade.

Zelador

Anônimo disse...

RR esta eleito.
Não que seja maravilhoso.
Só é melhor que os últimos 8 prefeitos

Anônimo disse...

Prezado zelador, por favor, gostaria de dar a minha opinião:

Hebe Camargo itajubense, nem pensar!!! O fato de ela ter sido parte das últimas administrações em nossa cidade e de sempre abandonar o barco na primeira oportunidade - sempre atirando para todos os lados, não foi um marketing muito positivo. Jorge, Paulino e Chico, também nem pensar!! Na minha opinião: chance zero!!

Na última eleição, votei no Jorge. Mas agora, não só eu como toda a minha família e grande parte das pessoas com as quais tenho contato, iremos votar no RR.

Defeitos sempre há, mas é o melhor que tem sido para a nossa cidade. Espero que se reeleja, pois ainda tem muito para contribuir e melhorar. Se depender de mim, pode ficar tranquilo!

Anônimo disse...

Gente vocês falaram de tudo e tudo tem fundamento. Só esqueceram de um fator, o "fator bastiãozinho". Bastiãozinho levou mas de meio século para conquistar o poder e não vai lagar o osso, vai matar e morrer para isso. Aí de quem cruzar o caminho dele.
Ps.Dia 2 de outubro volto aqui para confirmar o que disse.

Anônimo disse...

Zelador, você está com alzheimer?!! Que é isso!!! Não fala bobeira não, te conheço e o tenho em alta conta. Leandra bla bla bla novidade??!! Se fosse a dona rosarinha até poderia ser???
Mesmo você sendo o dono do blog, tem que tomar mais cuidado na hora de escrever. Senão perde a credibilidade ( o blog e você)!!!

Edson Riera disse...

Anônimo das 01:08 horas,

O RR tem sido um prefeito dentro da média dos últimos prefeitos. Itajubá precisa de administradores bem acima da média.

Não existe eleição municipal já definida.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimos sobre a Leandra,

A Leandra pode ser a novidade para Prefeito. Ela ainda não se candidatou ao cargo. Foi uma atuante vereadora. Ajudou muito na eleição do BPS, do Jorge e do Rodrigo. Certo que acabou se desentendendo com quase todos. E do pouco que sei, nos casos dos governos Jorge e RR, a culpa não foi dela. É muito voluntariosa o que a leva a tentar agir no tempo da iniciativa privada. O tempo da política é diferente.
Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:16 horas,

Não estou protegido do Alzheimer. Pode ser que venha e eu nem fique sabendo. Não espere do blog = Zelador, principalmente na política, arroz com feijão.
Não se trata do que queremos que aconteça, mas do que pode acontecer.

Zelador

Anônimo disse...

O primeiro boi de piranha das eleições deste ano foi anunciado hoje na Rádio, Jovem, Oficial.

M. Feitor disse...

Uma coisa é certa Zelador (acho que nisso concordamos): com menos candidatos e, levando em consideração a eleição passada, fica mais difícil a reeleição de Rodrigo.
além disso, Itajubá não tem muito apreço por reeleição. Chico só foi reeleito porque o BPS saiu na reta final (senão seria páreo duro).
Com mais candidatos, os votos ficam divididos de novo e RR tem mais chance. 16 mil votos é muito pouco para um prefeito ficar tranquilo.
Sabemos que vem manobra da turma do poder para emplacar um candidato situacionista aí para dividir os votos.
Vamos esperar. Até outubro, muita água vai rolar por debaixo dessa ponte.

Edson Riera disse...

Anônimo das 14:16 horas.

Não ouvi. Quem foi anunciado ?

Zelador

Edson Riera disse...

M. Feitor,

Exato. Reeleição vai ser difícil em todo o país. O pessoal no poder em Itajubá tem assessoria profissional, pesquisas constantes e articulações variadas. Pressionam os possíveis e poucos candidatos de oposição, via Brasília,BH e escambau a quatro.
A pouco de oposição da terrinha é amador, sem recursos e dividido.
Veremos. Problemas de percursos podem acontecer até com todo mundo.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 16:19 horas,

Tentar desqualificar pessoas não leva a nada. Vamos discutir as articulações e possibilidades.

Zelador

Anônimo disse...

Ricardo Zambrana irá se desligar do executivo, em março (na data limite) para ser candidato a prefeito. Para vereador já esta eleito. Para prefeito serve apenas de boi de piranha. Não vinga.

Edson Riera disse...

Anônimo das 19:19 horas,

Ninguém, exceto o Dr. Ricardo, está eleito para vereador. É o que penso. O Zambrana seria um bom vereador. Para Prefeito fica muito difícil. Não seria chapa branca, mas quase.

Zelador