segunda-feira, 15 de junho de 2015

CONFESSO QUE VIVI

 
A seleção brasileira de futebol ganhou ontem pela Copa América, do time do Peru, jogando na cidade de Temuco, situada a quase 700 kms dao sul de Santiago.
Assitindo a transmissão ficamos sabendo que os chilenos Pablo Neruda e Gabriela Mistral, moraram na cidade.
Não é pouca coisa. Temuco já teve como moradores dois ganhadores do Prêmio Nobel de literatura.
Lembrando, a chilena Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, simplesmente Gabriela Mistral, residia em  Petrópolis - RJ, quando foi agraciada (1945) com o Prêmio Nobel de Literatura.
No futebol temos cinco campeonatos mundiais.
É a vida.

ER

SIGA O DINHEIRO

 
Durante o caso Watergate, quando o jornalista Bob Woodward estava tendo dificuldade de juntar as pontas para decifrar o esquema de corrupção no governo Richard Nixon, ele ouviu um conselho célebre de Mark Felt, sua fonte de informações no FBI, tornada famosa pelo apelido Garganta Profunda.
"Follow the money" (Siga o dinheiro), disse Felt.
Woodward e Carl Bernstein, seu parceiro no jornal Washington Post, seguiram a trilha do dinheiro e abriram o caminho da renúncia de Nixon à Presidência dos Estados Unidos.
Três décadas depois, o mesmo conselho é dado ao Brasil por Daniel Kaufmann, diretor de governança global do Banco Mundial e uma das maiores autoridades do mundo em combate à corrupção. Essa é a receita de Kaufmann para evitar a proliferação de escândalos.
O monitoramento independente e constante do caminho do dinheiro público - para saber onde ele vai parar - é uma das melhores fórmulas para tornar o controle orçamentário mais rígido e transparente. Para o economista, se as lideranças políticas tiverem vontade e tomarem as medidas corretas, é possível num prazo de oito anos reduzir a corrupção no Brasil aos níveis toleráveis de países mais desenvolvidos. (Época)
 
Blog: No Brasil essa operação de "seguir o dinheiro" tem sido feita pela odiada (pelos politicos) mídia independente.
 
Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



No Metro de New York.

ER

FAZ DE CONTA...

QUATRO A QUATRO 

A votação do TCU sobre as contas de Dilma Rousseff pode terminar empatada em quatro a quatro, segundo O Globo. Walton Alencar, Benjamin Zymler e José Múcio Monteiro estão mancomunados com o governo independentemente de quantas pedaladas ele der.
Os ministros Augusto Nardes, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro "estariam inclinados a opinar pela reprovação, enquanto Ana Arraes e Vital do Rego ainda não deram uma sinalização mais clara sobre seus votos"...
 
O Antagonista
 
ER

CANTINHO DA SALA

Cleuza Gonçalves

TUDO É ÓBVIO

Deu no Estadão:

Partidos têm menor filiação em 20 anos
A descrença da população brasileira em relação aos partidos está criando uma situação inédita na jovem democracia brasileira. Nunca houve tão poucas pessoas se filiando a legendas em um ano pré-eleição municipal, período que mais mobiliza adesões partidárias nos ciclos de quatro anos em que se preparam e disputam os cargos eletivos no País - vereador e prefeito em uma votação; deputados, senadores, governadores e presidente no biênio seguinte.
Ainda não é possível identificar com clareza quais são os fenômenos por trás dessa mudança abrupta no comportamento dos brasileiros em relação às siglas partidárias. Uma série de indicadores recentes, no entanto, revela um aumento da descrença dos cidadãos em relação à política e aos partidos.
Pesquisa Ibope no começo deste ano mostrou que dois em cada três brasileiros não têm simpatia por nenhum partido.
Há uma crise geral de legitimidade das instituições. A sociedade e o eleitor não se reconhecem mais no sistema partidário.

Blog: Temos dito.

ER