sábado, 24 de janeiro de 2015

CRISE HÍDRICA

 


Das 88 cidades com a concessão pela Copasa, 2 já estão em colapso, 63 em eminente colapso e 23 apresentam problemas. Na bacia do Rio Sapucaí, Cachoeira de Minas, Piranguçu e Piranguinho estão com iminente colapso e São Gonçalo apresenta problemas.Em Piranguçu, a Copasa está providenciando uma nova captação emergencial com bombeamento movido por gerador a diesel.Também o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgão gestor dos recursos hídricos, informou que recebeu na tarde desta sexta-feira (23), a avaliação que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais realizou sobre a situação do abastecimento no estado. O Igam disse ainda que vai "analisar tecnicamente" o documento e que não há um prazo para o fim da análise. "A partir da finalização dos estudos, serão definidas as ações técnicas e administrativas a serem tomadas, incluindo a declaração de situação de escassez", informou o instituto.Se o diagnóstico for aprovado pelo órgão, o governo de Minas Gerais e a Copasa estarão aptos a implementar multas ou racionamento, caso necessário. A Copasa informou ontem que um racionamento é "iminente" e anunciou a possibilidade de um rodízio e de "mecanismos tarifários de contingência" que significam aumento de tarifa para quem gasta mais.Lista de municípios divulgada em 23 de janeiro, em BH, pela Copasa:

1 - Colapso -
Campanário e Urucânia

2 -Iminente colapso -
Urucuia, Várzea da Palma e Barra, Campos Altos, Araxá, Conquista, Iraía de Minas, Frutal, Paracatu, Prata, Rio Paranaíba, Astolfo Dutra, Carandaí, Rodeiro, Cachoeira de Minas, Campanha, Campos Gerais, Candeias, Cristais, Itamonte, Lavras, Piranguçu, Piranguinho, São Francisco de Paula, São José da Barra, São Tiago, Abaeté, Arcos, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Igaratinga, Itapecerica, Lagoa Dourada, Luz, Neolândia, Ouro Branco, Perdigão, Piedade dos Gerais, Santo Antônio do Monte, São Brás do Suaçuí, São Gonçalo do Pará, Alpercarta, Virgolândia, Água Boa, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Paulistas, Poté, Rio Vermelho, Santa Maria do Suaçuí, Senador Modestino Gonçalves, Arinos, Brasília de Minas, Cristália, Ibiracatú, Distritos de Ibiracatu, Jaíba, Distrito de Janaúba, Montes Claros, Taiobeiras.
3 - Apresentam problemas
Medina, Esmeraldas, Jaboticatubas, Pará de Minas, Ravena, Dionísio, Congonhas (distritos), São Gonçalo do Sapucaí, Nazareno, Divisa Nova, Visconde do Rio Branco, Santa Margarida, Santana do Deserto, Ubá, Espera Feliz, Madre de Deus de Minas, Porto Firme, Resende Costa, Ritápolis, Barão do Monte Alto, Barbacena, Barroso, Bom Jardim de Minas.
Grato Caro Celem pela informação.
ER

CANTINHO DA SALA

Egon Schiele 

E VEM VINDO MAIS


MOÇA BONITA


Esbarrão no final de 1969. Juntos desde 1970. A Rack chegou em 1975. A Joana chegou em 1977. O Pedro chegou em 1980.
O João em 2008. O Luc em 2012. O Mateus em 2013, assim como o Davi e a Sofia. O Tito chegou em 2014. Aguardamos novidade para 2015.
Nesse meio tempo chegaram o Junior, a Giu e o Liv. A Wanda já caminhava junto desde 1978.
Já lá vão 45 anos juntos.
Prá mim, sempre será a Magrela.
Tem sido muito bom e começaria tudo se preciso fosse.
Parabéns Sonia.

ER