Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

SEI NÃO...


Foge do entendimento essa história do Parque Municipal de Itajubá. Ainda na Administração do Dr. Jorge, foi noticiado que a Helibrás daria um Parque de presente para a cidade. O pessoal gostou, aplaudiu e com sempre, ficou ressabiado.
O próprio Prefeito Jorge escolheu o local nas proximidades do Centro Administrativo. O tempo foi passando e nada.
Recentemente, a Helibras entregou para o atual Prefeito, Rodrigo Riera, não as chaves do Parque, mas um projeto para a construção de um Parque.
Os tempos mudaram e estão reconhecidamente bicudos.
Mais um pouco e foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 4065/2015, que diz em seu Artigo 1º :

"Fica o Poder Executivo autorizado a conceder direito real de uso de bem público municipal, qual seja, terreno com área de 120.187,00 m², imóvel com origem no livro 02, sob a matricula nº 40.250, de 12 de novembro de 2013, localizado no prolongamento da Avenida Dr. Jerson Dias, Bairro Estiva, Itajubá/MG, em favor de pessoas jurídicas de direito privado, selecionadas na forma da legislação vigente, destinando-se a implantação do Parque Municipal."

Durma-se com um barulho desses: 
Deu no Jornal Itajubá Notícias que a PMI realizará, no dia 5 de janeiro/2016, licitação para a construção do parque, que deverá ter uma praça de convivência, bar/restaurante, academia ao ar livre, centro comercial com no mínimo 6 lojas, pista de caminhada, pista de skate, parede de escalada, campo de futebol society, área asfaltada para shows, pista de kart e centro de convenções. Atenção: concessão por 25 anos, podendo ser prorrogado.
Ah ! toda a infraestrutura, de iluminação, água, esgoto, etc, ficará por conta e responsabilidade do município.

Muito embora, segundo o jornal, a Prefeitura tenha estabelecido um valor mínimo de R$ 300 mil para o negócio, na realidade estarão "dando" para alguma empresa ou grupo, 120.000 metros quadrados de área no BPS (ou seria Estiva).

O que o investidor levará nessa ? Cobrará ingressos ? O investimento, pela descrição dos compromissos a serem atendidosnão deverá ser alto. Entretanto, levando-se em conta as perspectivas sombrias para os próximos 2/3 anos, mais rentável seria deixar a grana na poupança.

Mas ninguém dá ponto sem nó. Quem sabe se não ficaria atrativo a construção de condomínios residenciais com vista e acesso ao Parque. Pode ser.

Viver é Perigoso 

7 comentários:

Anônimo disse...

E assim vamo que vamo terceirizando tudo: gestão Inst. Áquila; estacionamento rotativo Com Tempo; restos de construção Draga Itajubá; parque municipal......
Ainda vamos ver a arrecadação terceirizada como já aconteceu.
Será que não seria bom negocio terceirizar toda a prefeitura e a câmara?

Edson Riera disse...

Anônimo das 19:05 horas,

Sei não...o que a experiência diz para ser terceirizado não foi. Pelo contrário. Usina de asfalto.

Possivelmente existia alguma verba disponível para empréstimo.

Tudo emprestado terá que ser pago.

Zelador

M. Feitor disse...

Zelador,

O Sul de Minas fez uma matéria sobre o parque e essa concessão.
Segue o link: http://www.osuldeminas.com/osuldeminas/Pagina.do;jsessionid=x9sk4wcgeicq?idSecao=32&idNoticia=15874

Pelo que eu entendi, a prefeitura faz muitas exigências no edital. Quero ver qual vai ser a empresa que vai aceitar essa "furada". RR quer um parque Ibirapuera em Itajubá. Quem vai querer investir tanto em um local de lazer em uma cidade que não é turística? Pista de kart, Skate...

Acredito que vai ser mais uma balela dessa administração.

Edson Riera disse...

M.Feitor,

Normalmente, num projeto desses, é feito um estudo de viabilidade. Primeiro, pela própria prefeitura, que mostraria para os possíveis interessados o retorno a ser alcançado. Como disse o economista americano, não existe mais almoço grátis. Os possíveis investidores interessados na certa aprofundariam os estudos e explorariam todas as possibilidades de ganhar com isso, o que não é nenhum pecado.
Olhando de forma simples o publicado pela imprensa local (grato pelo envio da notícia do jornal) e considerando o momento desastroso vivido pelo país,em princípio, seria difícil aparecer interessados. Alguns atrativos existem: O baixo valor para a concessão (R$300 mil). O prazo de 25 + 25 anos. Parte pesada da infraestrutura ficando sob a responsabilidade da prefeitura. Como sempre estou procurando chifre na cabeça de cavalo, imagino que têm algo que não consegui ver e pode tornar o negócio muito interessante.
Desde que tudo legal...

Zelador

Anônimo disse...

Diz a PMI:
"No primeiro ano de concessão terão que ser construídos, pista de skate com medida mínima de 100m²; parede de escalada de no mínimo 20m²; campo de futebol society com grama sintética; área para shows asfaltada com no mínimo 5000m²; centro de convenções coberto de no mínimo 3000m²; banheiros devidamente distribuídos pelo parque para uso simultâneo de 100 pessoas no total." Sonhos, sonhos, sonhos. Assim como o parquinho tecnológico, a duplicação da BR, as montadoras, mais 6 empresas, etc, etc, etc. Sugestão já dada aqui, corte de despesas pagar as contas atrasadas, principalmente hospitais e cuidar para não perder o que se tem. Vão ouvir? Duvido.

Anônimo disse...

Zelador! Isso tudo é muito insano!!!! Bastiãozinho está dominando tudo. Imagina se ele for reeleito??

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:28 horas,

Ou o pessoal está anos-luz adiante da nossa maneira de pensar ou estão sonhando.

Zelador