Translate

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BRASIL - JÁ SE ENCONTRA EM DEPRÊ !


No Grupo Escolar Rafael Magalhães, na Boa Vista, é claro, possivelmente estará passando as informações abaixo para os seus alunos. Os "carijós", como eram conhecido no passado os alunos da prestigiada instituição, seguem a conhecida linha do "pessimismo responsável". 

A recessão é um período em que ocorre um declínio na taxa de crescimento econômico de uma região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para as compras. Para o trabalhador, significa baixos salários e desemprego.


A expressão Depressão Econômica representa um período de tempo longo, caracterizado por elevado desemprego de factores, baixos níveis de produção e de investimento, deflação, número elevado de falências de empresas e baixos níveis de confiança dos agentes econômicos.



Em relatório divulgado nesta terça-feira, o banco de investimento americano Goldman Sachs traçou para o Brasil um cenário que ele mesmo qualificou como "sombrio", dada a profundidade e a rapidez da deterioração econômica do país.
"O ano que começou com uma recessão e a necessidade de ajustes, graças ao acúmulo de grandes desequilíbrios macroeconômicos, agora se transforma em uma franca depressão econômica".
A economia brasileira vai penar com uma conjunção de "fortes ventos contrários", vindo de todas as direções. A perspectiva é que o brasileiro enfrente arrocho no crédito, inflação alta, deterioração do mercado de trabalho, aumento de tarifas públicas e de impostos, o que tende a elevar o endividamento das famílias. Paralelamente, a expectativa é de estabilidade no preço internacional das (commodities) matérias-primas e de fraca demanda externa, o que dificulta a retomada da economia doméstica via aumento das exportações e deve elevar o nível de estoques nas empresas - em especial nas indústrias.

Dados da Imprensa

Viver é Perigoso


Nenhum comentário: