Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

IMPRENSA


"...algumas críticas ideológicas ao jornalismo, amargas e corrosivas, têm a garra do pessimismo amargo e do sectarismo ressentido. Irritam-se, alguns, com o vigor do jornalismo de denúncia e vislumbram interesses espúrios ou engajamento partidário. Uma retrospectiva honesta, contudo, evidencia que os jornais nunca tiveram uma relação amorosa com governos, independentemente, do colorido ideológico dos poderosos de turno. E é assim que deve ser. As relações entre o jornalismo e o poder devem ser pautadas por certa tensão. O estranhamento civilizado é bom para a sociedade e essencial para a democracia...A ética informativa não é um dique, mas um canal de irrigação. A paixão pela verdade, o respeito à dignidade humana, a luta contra a corrupção, a defesa dos valores, enfim, representam uma atitude eminentemente afirmativa.
...O jornalismo moderno, mais que qualquer outra atividade humana, reclama rigor. curiosidade, ética e paixão. É isso que faz a diferença. "

Trecho de artigo do jornalista Carlos Alberto Di Franco para o Estado.

Viver é Perigoso

11 comentários:

Anônimo disse...



...O jornalismo moderno, mais que qualquer outra atividade humana, reclama rigor. curiosidade, ética e paixão. É isso que faz a diferença. "

Faço minhas estas ´palavras e dou de presente ao eminente Dr. Rodrigo Marquez Rodriguez que a meu ver precisa REPENSAR ou melhor cair na realidade da terrinha. O tempo passa.

Edson Riera disse...

Anônimo das 12:18,

O pessoal anda meio que desanimado.

Zelador

M. Feitor disse...

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter", essa frase do jornalista de Cláudio Abramo
estava fixada em uma das salas da faculdade onde estudei e é um dos mantras dos estudantes de jornalismo.
Como já comentei uma vez por aqui,tive um editor no Valeparaibano que sempre dizia: "Temos que mostrar e apontar quando a prefeitura erra, porque quando acertam não fazem mais que a obrigação".

Edson Riera disse...

M.Feitor,

Toda a razão. Colocaram o nome a disposição, apresentaram um programa, pediram e conseguiram votos. São muitíssimos bem remunerados, com direito a toda sorte de mordomias,
O chato é aguentar os puxa-sacos.

Zelador

Anônimo disse...

Acham mesmo que o Rodrigo marques está preocupado em fazer jornalismo?

Edson Riera disse...

Anônimo das 16:00 horas,

Pessoal, vamos falar dos políticos. O RM não tem nada com isso.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador, respeito muito sua opinião, você sabe disso. Mas, fico intrigado com uma coisa: por que quem elogia esta Administração (não é possível que não tenha alguma coisa que possa ser elogiada!), é taxado de puxa-saco?

Não sou pago por tarefa. E não sou puxa-saco. Apesar de haver erros (sempre os há), estou gostando do que estou vendo. E isso, muito longe de ser puxa-saco. Acho até que está sendo melhor que muitos dos que já passaram por lá, inclusive tendo passado por dois mandatos. Não votei nele, mas vou votar na próxima.

Então quer dizer que quem critica é "mocinho", e quem elogia é "bandido"?!

Não concordo com esse patrulhamento meio sem sentido.

Bom,... sei que vc vai pedir para eu não comentar mais no blog, mas essa é a minha opinião!!

Anônimo disse...

Parabens Zé, vamos deixar este lazarento em paz. Vamos falar cada dia de um vereador, começando pelo Santi, credo que nojo, não dá. Vamos falar dos Secretários, Alfredo zoio morto, metido a presbiteriano, que nojo não dá, vamos falar de deputado, Bilaquinho, cruz em credo, não dá,de estadual, Ulisses, ferrou, de governador, pqp, não dá, de senador, não sobra ninguém o aecio ja era, de presidente, va pra PQP.
Vamols falar de presidentes de entidades locais, va a merda, não dá, então vamos falar do Blog do Riera, joia, legal, curto, camarada sensacional, sabe tudo.
Sei não...

Edson Riera disse...

Anônimo das 16:59,

Muito bom o seu posicionamento. Realmente têm coisas boas sendo feitas pela atual Administração. Só cego não vê. Mas daí elogiar... Se dispuseram a administrar a cidade e são pagos para isso. Para mim, na política com que sonho, trata-se de um processo de gerenciamento. E não está sendo bem feito. Também é minha opinião.
Já escrevi e repito:
Gostaria muito que existisse uma transparência absoluta em todo o Brasil e não só na terrinha.
O que será feito, como será feito, por que será feito, como será pago, de onde sairão os recursos, por que outros participantes ficaram de fora das licitações. Por que trazer a maioria do legislativo dominado ? Por que controlar os meios de comunicação ? Por que calar a voz dos conselhos municipais ? Po que tudo que é feito precisa ser refeito ? Por que desfazer de bens imóveis ? Por que o relacionamento tenso com a Unifei, Mahle e entidades da cidade ?Por que desprezar as observações de especialistas do meio ambiente ? Por que se dirigir com agressividade aos questionamentos normais de cidadãos, por que não esclarecer sobre as medidas tomadas para redução de custos ? E outras coisas mais.
Quero isso para o Brasil, para Minas e para a minha cidade, onde começa tudo.
Critico sem ofender ninguém, muito embora, os desacostumados com isso reajam ?
Elogiar, dificilmente irei fazer no Blog.
Um dia, ainda muito distante, o pessoal verá que ajudamos.
Essa ajuda, através de criticas, foi pedida pelo próprio Rodrigo Riera, quando de sua posse.
Acredite, gosto do Rodrigo Riera de uma maneira especial. E ele sabe disso.
Continue participando Caro Anônimo.
Também me faz pensar.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 17:24,

As pessoas mencionadas são públicas. Podemos não gostar da atuação delas no momento. Mas são gente como a gente, com qualidades e defeitos.
Imagino sinceramente que você deve estar "tirando uma" com o Zelador.
Continuo insistindo em falar da terrinha.
O dia que imaginar que as coisas vão bem, contaremos histórias sobre a Boa Vista, falaremos de blues e arte em geral.
Por enquanto, não dá para ficar alienado.
Para Itajubá voltar ao que era em passado não muito distante precisa um pouco mais do que arroz com feijão, mesmo que temperado.

Zelador

Anônimo disse...

Esse anônimo das 16:59 está a serviço. Não resta dúvida.