Translate

domingo, 8 de novembro de 2015

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE ITAJUBÁ

O Brasil tem que mudar e as mudanças começam nos municípios. O Remy de Andrade Filho, Presidente da ACIEI dá um passo para isso. Em nome da importante entidade, mantendo o respeito com o Executivo e o Legislativo, como é do seu feitio, solicita, praticamente em nome da população itajubense, a ajuda do Prefeito Rodrigo Riera no convencimento dos seis vereadores que almejam o aumento de 10 para 17 cadeiras na Câmara Municipal.
Sinceramente, conhecendo bem o Prefeito e um pouco os seis vereadores, não acredito serem capazes de nenhuma ação que mude a Lei dos 17 já aprovada. Não entenderão como ato de grandeza, não entenderão o momento desastroso da vida nacional. Entenderão sim, como uma tentativa de interferência no setor político.
Nunca esperei tanto estar errado.

"Caro prefeito Rodrigo Riera ,
Há uma inegável crise instalada em nosso país, com reflexos em nossa cidade. Posso arriscar dizer que o pior da crise ainda não chegou e que teremos todos um difícil ano em 2016.
O povo Brasileiro apresenta enorme descrença em seus líderes políticos e está saturado do modelo como a política é feita em boa parte de nosso país : apadrinhamentos, nepotismo, toma lá da cá , corrupção desenfreada, surdez em relação às necessidades reais da população.
A crise econômica pede providências a todos, principalmente ao setor público, que deveria se colocar ao lado da população , exemplificando e orientando o setor privado para resistir ás dificuldades do momento. Isto não vem ocorrendo .
Em nossa cidade, o assunto de maior evidência em relação à classe política, diz respeito ao aumento de 10 para 17 vereadores ,realizado em 2013 para vigência na próxima legislatura.
Desculpe-me , mas eu e 92% da população não queremos isto, com o principal argumento de aumento significativo de despesas pelo poder legislativo . 70 % a mais de vereadores trarão seguramente aumento de despesas.
Isto posto, venho pedir-lhe intervenção no caso. Sou sabedor da indepedência entre os poderes executivo e legislativo, mas sou sabedor também dos interesses e apoios recíprocos existentes entre as duas casas. Não há porque pedir isto ao presidente da câmara municipal pois ele já partilha da necessidade de termos apenas 10 vereadores em nossa cidade.
Os vereadores que tem lhe dado apoio nos últimos anos, são os que mais relutam em acatar à vontade de nossa população ; daí vir a pedir-lhe interferência no caso . Reconheço , bem como o faz toda a sociedade, os bons trabalhos e ações destes vereadores ao longo de seus mandatos, mas infelizmente, nesta questão pontual , mostram-se equivocados e correm o risco de ter todo os seus mandatos rotulados por esta postura.
Ouso dizer, que uma reavaliação de posição destes vereadores, restauraria a confiança dos itajubenses em nossas lideranças e talvez fosse um legado imenso a ser deixado, do mesmo porte de um teatro municipal, revitalização do comércio e tantas outras obras que você deixará ao fim de seu mandato.
Ajude-nos a recuperar nossa crença em nossos políticos. Esta ação pode nos levar de volta ao seu primeiro dia de governo quando afirmava buscar a unidade de nosso povo, qualquer que fosse sua coloração partidária. Eu acredito piamente nisto. Enquanto a nossa política for briga de grupos, ficaremos para trás. Voltar atrás nesta questão traz ganhos para todos , ninguém perderá.
Reitero que este grupo , formado pelas entidades que vêm lutando junto com a sociedade pela reavaliação desta questão , carece de qualquer posicionamento partidário e pretensões políticas. Brigamos pelo que acreditamos justo e é só ! Sequer queremos reconhecimento pela ação ,só queremos o resultado. O mérito ficará com quem conseguir convencer aos seis vereadores da inadequaçao de promovermos mais um gasto desnecessário em hora de tamanho apuro.
Agradeço de antemão e justifico à ação por ter tido sempre seu respeito e atenção aos pleitos da associação comercial.
Despeço-me esperançoso de surpreender-me quanto ao resultado da votação na Câmara municipal, a ocorrer na próxima segunda-feira.
Muito obrigado.
Remy de andrade Filho
Presidente da ACIEI "

Viver é Perigoso

24 comentários:

Anônimo disse...

Zelador, bonita carta de um cidadão que ainda mantém a esperança. As ações do atual prefeito até agora vão na contra mão da busca da"unidade do nosso povo".

Anônimo disse...

POSIÇAO CLARA,RESPEITAVEL E DEMOCRATICA,E,MESMO QUE NAO SEJA EFICIENTE,QUE SEJA A ALAVANCA PARA QUE A ACIEI SAIA DE SUA ZONA DE CONFORTO E COMEÇE,COISA QUE NAO FAZ A DECADAS,A REPRESENTAR ,INDUSTRIA E COMERCIO DESSA CIDADE,NAO SO NESSE ASSUNTO ESPECIFICO,E DE TANTA REPERCUSSAO!NOS,COMERCIANTES DESSA CIDADE,GOSTAMOS DE CAFES,MEDALHA DIDI PEREIRA,MAS PRECISAMOS DE MAIS,MUITO MAIS!!PRINCIPALMENTE,AO QUE PARECE,NO TENEBROSO ANO DE 2016....ALIAS PRA FECHAR,JA TEMOS PLANOS , CAMPANHAS E PLANEJAMENTO PARA NATAL?

Anônimo disse...

Zelador! Bastiãozinho é positivista e determinado, nem lê essas coisinhas que você publica aqui.
E é melhor você chorar na cama que é lugar quente, porque a reeleição está garantida, regada a muitos recursos.
Falemos de amenidades, então, senão vamos ficar com ulceras.

Anônimo das 08:37,

Qualquer cidadão que tente mudar o "status quo" de uma pacata cidade do interir sofrerá as consequências inclusive com críticas de seus pares. O Remy, embora reafirme que não almeja isso, é uma esperança fora do meio tradicional político.
Estamos mais ou menos lascados, porém a semente do novo está lançada.

Anônimo das 09:00,

Para os políticos profissionais, quanto pior, melhor. Nenhuma visão social. Empregos gerados abaixo de zero.Querem poder e poder. Alojar seguidores interessados é a norma. Negócios,negócios, nada mais do que negócios.

Anônimo das 09:24,

Segundo informações recebidas nenhum elemento da equipe atual lê o blog, muito menos os dirigentes. Também penso que seguindo os termos atuais a reeleição está garantida. Não vemos ninguém interessado. O Prefeito lutará para ficar mais quatro, saindo no segundo para ser candidato a Deputado.
O zelador vive da luta. Dificuldades estimulam.

Anônimo disse...

DESCULPE ZELADOR,SOU O ANONIMO DAS 9 E NAO TIVE CAPACIDADE INTELECTUAL DE ENTENDER SUA POSIÇAO,APENAS ME PREOCUPO COM O DIA A DIA DA CIDADE,E CLARO,DA INERCIA DE NOSSA ACIEI,QUE AGORA SE POSICIONA COM CLAREZA SOBRE NUMEROS DE VEREADORES.OTIMO!MAS E OS IMPOSTOS,EMPREGOS,CURSOS DE CAPACITAÇAO,POSIÇAO QUANDO DE ELEIÇOE,SEJAM MUNICIPAIS,ESTADUAIS OU FEDERAIS?O AD ETERNUM JOSE GERALDO,E COBRADO EM SUA ATUAÇAO VITALICIA COMO GERENTE?OS TEMPOS ESTAO DIFICEIS CARO RIERA,O CHARME DE ESCREVER UM BLOG,CLARO,QUANDO VC ESTA NA "TERRINHA",TENHO CERTEZA,E UTIL E PRAZEROSO,MAS,LAMENTO INFORMAR QUE A VIDA REAL,ESTA REAL DEMAIS,SE E QUE ME ENTENDE......

Anônimo disse...

Ora, ora Zelador, este REMY esta ficando craque em fazer Cartas, alias pelo J.Geraldo, a ultima foi para cancelar a Frici pois não tiveram peito, capacidade, para fazer a feirinha, dado as ultimas, um vexame.
Esta carta mostra uma politicagem pequena e que não condizia com o caro Remy que estava muito bem no seu canto e parece que agora foi picado pela mosca verde.
Vamos trabalhar REMY , fazer da Associação Comercial um entidade VERDADEIRA e de representatividade seria, não se meta onde não conhece, ninguém questiona seus 49 DIRETORES, os passos curtos e lerdos da AC, o grande engodo AC e CDL ; lute por isso para que nois empresários tenhamos uma entidade representativa de verdade e FORTE; que cuida dos nossos interesses COMERCIAS; VAMOS GERAR EMPREGO E RENDA, UNIR PARA FORTALECER; depois voce e o Zé brincam com outras coisas.

Anônimo disse...

Estamos mais ou menos lascados, porém a semente do novo está lançada.

Bom, ele na PMI e o pai do Cristiam , o Heleno na CMI.

Voce ainda fica dizendo que é da terrinha, que ama a terrinha, va pescar Zelador.

Camarada, me permita um recadinho para o amigo Sr. Remy,

Vou lhe dar algumas sugestões para fortalecer suas entidades de classe empresarias (CDL, AC, SIMMEI) :

1- Lancem um VEREADOR para representa-los.
2- Indiquem o Secretario de Indústria e comercio
3- Construam o Centro de Eventos
4- Trabalhem na busca de novas empresas para gerar emprego e renda para a cidade
5- Tragam palestrantes de nivel para ensinar os comerciantes a sair da CRISE
6- Promovam eventos na cidade e região para fortaceler o comercio local
7- Coloquem a FRICI no devido lugar e anualmente.
8- Fortaleçam o apoio da FIEMG ( pelo menos como é feito em Santa Rita)
9- Reorganize e atualize as gestões de suas entidade
10-Unam para se fortalecerem e principalmente para APOIAR as empresas atuais.

Estas 10 medidas são mais importantes do que os 10 vereadores que os incomodam e certamente contribuira mais pelo desenvolvimento de nossa cidade.

Anônimo disse...

Zelador, uma pergunta (não precisa responder), se acaso em 2004 tivesse ocorrido um terrível acidente de percurso e "V. Exa.", tivesse sido eleito e esse assunto ( e outras cozitas mas) tivessem acontecido durante vosso mandato teria agido diferente de bastiãozinho!?

Anônimo das 15:07,

Como você, minha família diz o mesmo "terrível acidente de percurso". Se nós pensássemos da mesma forma estariamos juntos até hoje. O PMDB e eu.
Cada um tem um jeito diferente de pensar e agir.

Anônimo das 11:53,

Quando mais moço participei e muito da ACIEI. Como Diretor, Conselheiro e não me lembro mais de outras funções. Foi bom. Em outros tempos, a população e entidades eram ouvidas. Aceitei ser Secretário de Ciências e Tecnologia por uns tempos, indicado ao Prefeito, pela ACIEI, CDL e Unifei. Trabalhamos sempre juntos. Isso é correto. O Prefeito da época, Chico, não perdeu a sua força ouvindo as entidades, que ajudaram e muito a Administração. O Zé Geraldo é um funcionário capaz e deve ser muito competente por estar lá há tempos.
A ACIEI, imagino eu, está cumprindo o seu papel de lutar pelos interesses dos seus associados, lutando pela cidade. Se a cidade vai bem, os negócios tendem a acompanhar.
A cidade não vai bem. Isso é fato.

Anônimo disse...

Não sei porque, sempre que uma entidade apolítica e séria se posiciona, começam as críticas. O Remy foi o 1º orador da famosa audiência pública na Medicina. Aplaudidíssimo. Deu o recado com toda clareza. O povinho difícil seu!

Anônimo das 11:56,

Sempre fui de opinião que a ACIEI e a CDL não precisam de rogar por recursos públicos para realizar feiras, decorar ruas e promover caminhada de natal. Têm gente com capacidade suficiente para realizar esses eventos com criatividade e lógico, auto sustentados.
Na mão dos políticos profissionais o pais virou um caos. As entidades terão que assumir a responsabilidade de aparecer e lutar para por fim a essa política antiquada. Gagá. De perseguição, ameaças, e formação de grupos de apoio com assessores e vereadores.
Em tempo, os recursos da ACIEI e CDL não são públicos.
O Remy é competente, preparado e imagino, sem os costumes da velha e arcaica política.

Anônimo das 22:50,

Os políticos do interior acham-se donos da área. Odeiam alguém que tenha opinião e as exponha. Claro, que quando elogiosas, eles se derretem e aí, haja moção congratulatória.

Anônimo das 11:58,

Penso que o Heleno já está na política com o filho Christian. Realmente, o Remy é o novo. Não tenho muito contato pessoal com ele. Conheço e admiro sua família. Pela seu entendimento do momento, deve ser muito bem informado. Corajoso, sem dúvida.

Anônimo das 12:20,

Boa e coerente colocação. Tenho certeza que a ACIEI, CDL e outras entidades entraram nessa briga porque não dá mais para aguentar. O país entrará num buraco sem tamanho em 2016, 2017 e talvez 2018. O pessoal acha que não, mas Itajubá fica no Brasil e sofrerá enormes agruras. O empresariado (a população em geral não é diferente) sabe que esse "trem da alegria" irresponsável do aumento de vereadores acarretará em aumento de custos. Recursos que farão falta.
Não vê quem não quer.

Anônimo disse...

O zelador vive da luta. Dificuldades estimulam.
Que luta é esta meu camarada? Que vc quer? Pra onde vc vai? Porque?

Senhores,

Vamos continuar a discussão, mas por favor, que fiquem na sala e na mesa de reuniões somente os ADULTOS!

Anônimo das 23:30,

Primeiro, porque fui educado para isso. Segundo, porque dá alegria. Materialmente falando, não quero mais nada. Não porque tenho muito, mas porque tenho o que preciso para viver com dignidade. Vou sempre para onde quero. Isso dá satisfação.
É muito simples mas dá um trabalhão descobrir.
O que quero depois ? Penso que já consegui pela fé e pela graça.

Anônimo das 23:23,

Desaprendemos discutir. As conversas ainda são limitadas a registros. Ficamos todos muito tempo sem falar.

Anônimo disse...

Anônimo das 23:30. Mais uma vez poderia dormir sem essa. O zelador é extremamente coerente e sabe escrever. Acho que você mesmo anonimamente dançou!

Anônimo das 19:02,

Grato pela força.