Translate

terça-feira, 27 de outubro de 2015

POLUIÇÃO SONORA


Pois é, em 1926, a ativa Câmara Municipal e o pessoal do meio-ambiente já agiam na terrinha. Mais precisamente no dia 27 de outubro de 1926, portanto há 89 anos, a Câmara proibia o trânsito, pelas ruas da cidade, de carros de bois com eixos de madeira, permitindo contudo, os de eixo fixo de ferro, que não cantavam. (Armelim)

É a vida...
Viver é Perigoso

2 comentários:

Walter Bianchi disse...

Fiquei Irritadíssimo lá em Gramado.
Desabafo de um brasileiro que passou o final de semana em Gramado
Passei esse final de semana por lá e fiquei 'p' da cara!
Não com Gramado em si, claro, que Gramado é sempre bom de visitar, uma cidade agradável e deveras aprazível, organizada, limpa e tal. Mas exatamente por isso! Como é que Gramado consegue ser assim e o resto do país não?!
Ir a Gramado é como ir para outra dimensão. Um lugar onde as pessoas se tornam gentis e educadas assim que lá chegam. Imagino até que deva ter um portal invisível onde 'passou-se transformou' em outro sujeito.
Lá se pode caminhar pelas ruas sem a menor preocupação com a violência, mesmo não percebendo nenhuma postura ostensiva da polícia (não vi nenhum policial na rua, aliás). As ruas são limpas, com lixeiras escondidas por floreiras por toda a cidade e que nunca ficam com lixo acumulado, os postes de iluminação tem a fiação subterrânea e também são enfeitados com floreiras onde tem um alto-falante embutido e escondido de onde sai uma música agradável e baixinha. As calçadas são regulares e padronizadas. Os atendentes são educados e não perdem a gentileza quando percebem que não irão fazer nenhuma venda para ti. Lá todo mundo para para os pedestres nas faixas de segurança, todas bem sinalizadas e bem pintadas. E param de forma gentil e clara, não apressados, não freando bruscamente como para deixar claro que estão com pressa ou contrariados com a gentileza. Lá nenhuma loja decide colocar um cara berrando as suas ofertas no microfone na frente da mesma. A decoração, seja Páscoa, Natal, é sempre de muito bom gosto, sempre renovada, mesmo a feita com garrafas pet. Nada parece feito às pressas ou 'de qualquer jeito', pelo contrário, parece meticulosamente planejado.
Fui pagar o estacionamento de rua, por exemplo, e não vi nenhuma máquina dessas de moedas, achei que não precisava naquela região. De repente, já longe do carro, vejo um funcionário com uma maquininha portátil vendendo os tíquetes de estacionamento. Explico que preciso de 2 horas, pago e peço, com educação mas sem esperança, que ele mesmo leve o tíquete e o coloque no para brisa do carro para que não precisássemos voltar. Ele imediatamente, sem nenhum ranço ou demonstração de má vontade, se prontificou: "claro, senhor, onde está o seu carro?".
- Tá, você perguntaria? E porque ficou tão irritado?
Justamente por isso!! Lá é o mesmo país onde eu moro, os mesmos partidos políticos, a mesma moeda, os mesmos trâmites burocráticos, o dinheiro dos impostos sai de lá, vai atééé Brasília e volta como os das nossas cidades, como é que lá é tão diferente do resto todo? Tão mais eficiente e mais bem cuidado?
Não é uma coisa recente! Já tem muitos anos que Gramado vem ensinado como é que se faz. Parece que apenas Canela e talvez um ou outro município da serra tenha captado a lição.
Porque é que todo o resto do Brasil, que é regido pelas mesmas leis, mesmas negociatas partidárias, mesmas disputas pelo poder, mesmo sistema judiciário, mesmas questões de segurança, mesmo povo que administra e mora não é igual a Gramado? Porque a gente não copia? Porque nossos vereadores não vão fazer seus cursos de capacitação lá, que sairia mais barato que no Nordeste?
Como é que ninguém consegue transformar o Brasil inteiro numa Gramado?!?
Realmente, sem conseguir responder ou sequer entender nenhuma das minhas invejosas observações, fiquei foi muito 'p' da cara lá em Gramado!! Porra, Capão, Porto Alegre!!! Porra Rio Grande!!! Porra, Brasil!!!!
Aí vem um sujeito 'do contra' e diz: - aaah!, mas não é só Gramado, tem outras cidades também, como Veranópolis... Campos do Jordão...e também...ãã, também, ...
Mas se alguns lugares dentro do país conseguem ser áreas de excelência, tinha que ser assim no país inteiro, porra! Entendeu minha irritação agora, ou vai precisar que eu desenhe?

Por:Sergio Stangler

Edson Riera disse...

Wartão,

Certa vez viajando pelo interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reparei isso. Perguntei para alguns moradores a razão.
Lamento, mas não posso publicar as respostas, com as quais,não concordei.

Abraço,