Translate

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PROFESSOR RUI

O Vereador e Professor Rui publicou em sua página no Facebook:

"Em primeiro lugar quero parabenizar a importante participação da sociedade através das entidades e das pessoas que entraram neste importante debate de grande importância para nossa cidade. Parabéns por expor suas posições, isto é que fortalece cada vez mais nossa jovem democracia.
Agora quero fazer algumas considerações, expor nosso ponto de vista sobre esta questão. Em primeiro lugar quero relativizar o produto desta pesquisa, coloca-la no seu devido lugar, sem menosprezar o trabalho feito, mas também, sem dar o efeito devastador que alguns querem dar, querem criar um valor excessivo que de fato ela não tem. Explico, no meio dos jornalistas existe uma frase para se referir as pesquisas em geral e em especial, as pesquisas de opinião – “pesquisa é como biquíni, mostra tudo, mas não mostra o essencial”. Desculpe a grosseria de citar esta frase, mas, o essencial nesta pesquisa é que não se falou nas condições que ela foi feita. Não falo do rigor cientifico, este me parece bem considerado, falo do ambiente em que foi feito a pesquisa.
No Brasil, quem tem mais de quarenta anos deve lembrar-se da consulta popular que o Governo brasileiro fez sobre o Sistema de Governo. O famoso plebiscito consultava a população sobre o sistema de governo que deveríamos adotar, continuar com o presidencialismo, adotar o parlamentarismo ou até mesmo a monarquia. Neste processo tivemos no mínimo seis meses de forte campanha de esclarecimento, para que a população tivesse noção da importância de seu voto naquele momento.
No caso do aumento do numero de vereadores foi sendo construído um ambiente bastante negativo por uma parcela da imprensa local e por alguns políticos oportunistas querendo pousar de “bons políticos”. Uma campanha diária que impediu até o debate em torno da ideia. Esta campanha teve e tem acolhida num ambiente de ódio e de criminalização da necessidade de fazer política. Algumas pessoas, expertamente, dividem a humanidade e por consequência os políticos em mocinhos e bandidos. Neste caso ficou evidente que quem se posiciona a favor de aumentar o numero de vereadores é chamado de oportunista, politiqueiro e colocado imediatamente na turma dos bandidos.
Correndo o risco de ser colocado ao lado dos bandidos quero reafirmar que o aumento do numero de vereadores é uma ideia boa. Cada cidadão, cada entidade aqui presente tem seus interesses. O cidadão mais humilde tem o interesse de que a saúde e o ensino publico tenha qualidade. Tenho absoluta certeza de que se a CIMEI ou o CDL fizerem uma pesquisa entre seus filiados iram verificar que a preocupação maior é com a política industrial que esta fechando empresas ou a queda no consumo das lojas. Estes são os interesses reais do comercio e da indústria.
Portanto meus amigos, cada cidadão, cada entidade tem seus interesses, que são legítimos. No mundo civilizado é através da política que temos a oportunidade de conciliar este universo enorme de interesses. Quando digo que aumentar o numero de vereadores estou pensando em propiciar que maiores segmentos da sociedade venham para esta casa com força política para tratar de seus interesses. Quero que esta Casa Política tenha mulheres cuidando de seus interesses, mais trabalhadores, mais comerciantes, deficientes físicos, idosos e muitos segmentos que hoje não tem voz na sociedade.
Alguns expertinhos querem dominar a política sozinhos, se possível ficar dois ou três pessoas tomando decisões por milhares. Não devemos criminalizar o debate, a política é fundamental para uma sociedade mais justa. Quanto mais pessoas participando desta Casa melhor serão as soluções de política publica para Itajubá.
Obviamente não devemos ser irresponsáveis, claro que tudo tem limites, limite orçamentários, devemos ter responsabilidade com os recursos publico. Minha preferência pessoal desde o inicio, a bem da verdade, sempre foi de aumentarmos para quinze vereadores – Quero deixar bem claro que proponho o aumento sem aumentar gastos, se for o caso, devemos até diminuir salário para comportamos maior representatividade da sociedade.
Ainda sobre a pesquisa, certamente ela faz parte desta campanha de criminalização do debate. Expertamente os promotores usam o santo nome da UNIFEI em vão para dar um verniz de credibilidade à pesquisa. Eu particularmente duvido que o Conselho Universitário da UNIFEI foi consultado para chancelar essa pesquisa. No mais vamos vivendo e aprendendo a construir nossa democracia."

Comentário do Zelador:
Rui, foi bom o seu posicionamento público sobre o assunto. Não concordo com a sua opinião sobre a pesquisa. Faça idêntica com Ibope ou Datafolha e o resultado deverá ser parecido. Sempre, e você sabe, defendi 15 vereadores, como foi durante muito tempo. Como todos os vereadores têm outro trabalho, sou pelo estabelecimento de um salário simbólico. Valorizaria demais os eleitos se dedicando a um serviço voluntário. Mas a solução, e parece que está sendo encaminhada pelo Congresso, seria o fim da reeleição. Liberaria os vereadores de fazerem campanha durante o mandato. 
Irei publicar o seu escrito no "viver é perigoso". Abraço.

Viver é Perigoso

15 comentários:

Anônimo disse...

Esse vereador perdeu o bonde quando defendeu essa famigerada lei de rodeios. Ele não representa nada, nem ninguém, a não ser o seu próprio interesse em se manter nesse "emprego". Espero que as pessoas nunca mais caiam na lábia desse senhor, de arvorar para si a bandeira do esporte e da educação quando, na verdade, só usa esses argumentos para conseguir seus objetivos pessoais. Que nas próximas eleições possamos dar um basta nestes tipos de oportunistas. Pelo menos, é isso o que eu farei!

Anônimo disse...

Interessante o texto atribuído ao prof. Rui.
Claro, não foi escrito por ele e sim por aqueles a quem ele defende com esta posição intransigente claramente patrocinada.

Anônimo disse...

O Rui bem que poderia parar de insistir em continuar enganando as pessoas. Ele jah enganou o eleitor uma vez, ao ser eleito como "defensor do esporte". Agora, quer enganar mais uma vez, com essa balela de representatividade, como se o itajubense estivesse desesperado para ser "representado". Depois, ainda quer ser reeleito!!

Anônimo disse...

O anonimo acima definiu muito bem essa figura bizarra que se fantasia de vereador . Mas a cidade merece....Ta no mesmo nível da figura do prefeito......

Anônimo disse...

Acima definiram muito bem o vereador. É uma figura bizarra. Não o conhecia antes de ser vereador. Me alegro por isso. É patético. Nos momentos atuais, digno de pena. Quem conhece os bastidores da Câmara sabe, ninguém, mas ninguém lá dentro, o respeita. Acham ele uma piada, como de fato é.
Como já disse, não o conheço, mas seus interesses particulares estão acima do coletivo, como parece demonstrar. Ele já conseguiu perder os votos que tinha. Não se elegerá nem mais para síndico de prédio.

M. Feitor disse...

Olha Zelador, acompanho seu blog diariamente, assim como as sessões da câmara. Acredito que, se Rui é seu amigo e você é eleitor dele, você deve estar muito decepcionado. O Rui não está com essa bola toda para duvidar da credibilidade da pesquisa e da Unifei Jr. Como já disseram, triste é o povo que tem Rui como representante. E como parece que os eleitores dele em 2012 foram os que tem um maior nível de instrução, dificilmente, vai se reeleger. Para o bem do povo e dos ouvidos de quem acompanha as sessões.

Anônimo disse...

Mais ou menos foi educador físico. Agora não me venha com essa de tentar convencer a população que aumentando o númeor de vereadores vai melhorar alguma coisa.
Desafio aos vereadores , listem seus projetos , propostas, tudo que efetivamente fizeram para o povo de itajubá. Se der mais de uma folha de sulfite , eu como o papel.

Bando de incompetentes. Querem fazer da prefeitura um cabide (ainda maior) de empregos e cada vez trabalhar menos pelo povo.

Anônimo disse...


Eu voto em qualquer candidato: Baianinho Saboroso, Neca da Bicicleta, Alzira Kibe Sfiha, Arnóbio Gostosinho, Jorginho do Bafo ou Ramiro Burro Fujão, entre outros.

Mas nesse Rui eu não voto!!

Errar o voto duas vezes é burrice demais!!

Anônimo disse...

Se o Problema é representatividade, vamos definir o número de vereadores em 100 e "sem" salário!
Quer mais representatividade do que isto? E economia para o cidadão.

Anônimo disse...

Manifestação no Face elaborada por assessor sabe tudo? Ou é dele mesmo? Se for, pior. Completamente maluca. A pesquisa foi feita com métodos científicos.Interessante o vereador falar em verniz de credibilidade. Aquele Rui que conhecíamos e em quem votamos era coberto por verniz. O exercício do poder tirou o verniz e hoje sabemos quem é o Rui afinal. "Queres conhecer o Inácio, dá-lhe o palácio".

Anônimo disse...

Noventa e cinco em cada cem itajubenses não querem o aumento no número de vereadores, e este malacacheta continua insistindo em dar esse tiro no próprio pé. Isso é o que eu chamo de baiano teimoso. "Abença, meu Padim Ciço!!!"

Anônimo disse...

Com mais vagas de vereadores baixa-se o quociente eleitoral. única chance dele e alguns colegas serem reeleitos.

Anônimo disse...

Rui disse"Quero que esta Casa Política tenha mulheres cuidando de seus interesses, mais trabalhadores, mais comerciantes, deficientes físicos, idosos e muitos segmentos que hoje não tem voz na sociedade"
Rui pegue o resultado da eleição passada. Veja quantas pessoas desses segmentos que você enumera estariam na Câmara se houvesse 17 vagas. Argumento "ruizinho" hein?

Anônimo disse...




Caros colegas; NÃO percam seu tempo com este senhor; alias Zelador CHEGA!

Anônimo disse...

Tiro meu chapéu para o Vereador Rui.

É fato que para muitos ele não seja mais que uma nulidade política, um misto funambulesco de mastodonte com Pedro de Lara; mas seu texto nos revela, de fato, um homem público ousado. Contestar a credibilidade de uma instituição centenária definitivamente não é para qualquer Tiririca. As palavras é que estão abundantes talvez; não pesam; e se em vão as sopramos buscando a razão no fundo, o que sobe pelo ar é um cheiro de embromação. Quem sabe com mais tempo ele nos possa, com dados concretos, detalhar as falhas metodológicas da pesquisa. Ao digníssimo professor, a Ciência e o povo agradecerão­.

Mas o pensador do Legislativo parece ser mesmo Joel da Guadalupe. Aquele sorriso desenxabido, oculta-nos, na verdade, uma lucidez sem par; é um homem viajado, como se sabe. Por exemplo: ao dizer que representa o povo, defendendo uma causa rejeitada por noventa por cento do povo, o que ele realmente está é a dar-nos uma lição do valor atual da democracia; afinal, com apoio semelhante, assistimos a uma Dilma sólida como rocha. Mas não fica por aí. Se o discurso do Vereador nos parece à primeira vista obtuso e obscurantista, é nele que se revela, despretensiosamente, a doença real do nosso país: corrupção? incompetência? estupidez? Não. É o baixo número de representantes, ora! No dia em que chegarmos a dois mil deputados e quinhentos senadores, podem estar certos: haveremos gloriosamente de ter chegado também à condição de primeiro mundo.