Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

MARIANA !

Ela tem apenas 23 anos, mas conseguiu transformar um projeto inovador em uma façanha digna de prêmio com cara de internacional. Da Nasa, nos Estados Unidos, para onde embarca nas próximas semanas, Mariana Vasconcelos, carregará mais do que o natural fascínio de ter pisado em um centro de estudos da Agência Nacional Americana. Trará na bagagem conhecimento suficiente para aprimorar a tecnologia de um aplicativo e render bons frutos à agricultura de Minas.
A jovem, de Itajubá, no Sul do Estado, é co-fundadora do aplicativo AgroSmart, uma plataforma digital que utiliza sensores espalhados pela plantação para definir a quantidade perfeita de água a ser usada na irrigação de lavouras. O objetivo é reduzir o desperdício do recurso natural.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 50% da água empregada para essa finalidade, no mundo, são jogados fora.
Vencedora do prêmio Call to Innovation (Chamado para a Inovação, na tradução livre), idealizado pelo Fiap (importante centro de ensino em tecnologia, inovação e negócios do Brasil) em parceria com a Singularity University, da Nasa, a administradora pretende utilizar a experiência, adquirida nos próximos três meses, em prol da sustentabilidade, sobretudo em Minas.
“Voltarei mais madura e, com certeza, vou ter muito a agregar no trabalho que realizamos. Além da economia de água e energia, vamos desenvolver aplicativos no sentido de aprimorar a adubação e o controle geral das plantações. Já temos novos projetos em vista, mas ainda não podemos adiantar do que se tratam”, adianta.
O AgroSmart começou a ser desenvolvido em setembro do ano passado e, após constantes aprimoramentos, em três meses estava apto a ser comercializado. Atualmente, o sistema, que funciona integrado à internet, é dotado de informações suficientes para ser implementado imediatamente em culturas de feijão, milho, cana-de-açúcar, café, laranja e soja.
O custo da plataforma digital, entretanto, ainda não foi fixado, pois varia conforme o tipo de terreno, de solo, com o relevo e tamanho da propriedade. Para ter acesso ao aplicativo, é preciso fazer um breve cadastro no agrosmar.com.br.
Com a conquista do prêmio, a jovem administradora, que desbancou mais de 500 concorrentes – entre brasileiros e estrangeiros naturalizados no país –, faturou uma bolsa de estudos de cerca de R$ 90 mil para estudar na Singularity University, que funciona em um centro de pesquisas da Nasa, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
 
Hoje em Dia
 
ER

Um comentário:

Celem disse...

Zé, uma importante ferramenta para gerenciamento dos recursos hídricos pois a irrigação é a maior consumidora de água dos nossos rios e lençóis com enorme desperdício. Parabéns a Mariana.
Abs.
Celem