Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

ASSUNTO RESOLVIDO !


Muito discutido na terrinha a alteração do número de vereadores da Câmara Municipal.
A vida toda (nos tempos modernos) tivemos 15 vereadores e tudo seguia normalmente.
Ah ! e vereador ainda não era considerado profissão. O cidadão tinha o mandato como um encargo. Uma prestação de serviço para a comunidade recebendo um salário simbólico.
Não me lembro a razão, o número foi adequado para 10 vereadores.
No ano passado ou retrasado, impulsionados por uma lei federal, a moçada aprovou a aumento para 17 vereadores.
Diga-se de passagem, sob barulhento e justificado protesto da "Transparência Itajubá".
Claro que significa elevação de custos.
Em passado recente, com as comunicações engatinhando, não acontecia a revoada de viagens a Belo Horizonte e tão pouco a existência de batalhões de assessores. Hoje temos celulares e computadores a dar com pau e o pessoal prefere cair na estrada, possivelmente, incentivados pelas famosas diárias.
Mas vamos ao interessa.
Os vereadores Santi, Dr, Ricardo e Wilson, face as mudanças de cenário, estão propondo que o assunto seja rediscutido na Câmara. Para que isso aconteça são necessárias, regimentalmente, quatro assinaturas.
Faltava uma. Digo, faltava, pois com este alerta creio que o Professor Rui irá assinar a lista.
Sempre fomos pelo número de quinze vereadores.
O Prof. Rui, mais de uma vez deixou claro ser essa a sua posição. Aceitou a escolha de 17 por uma questão de maior proximidade.
Tenho certeza, que dentro dos seus princípios, o meu amigo Prof. Rui, lutará para que o assunto seja novamente discutido, considerando o atual cenário político/econômico vivido pelo município, Estado e País.
Veremos.

ER

10 comentários:

marcos.caravalho disse...

Licença para discordar neste ponto, o que é salutar e democrático.
Sou favorável à extinção da espécie tal como hoje existe. Queima inútil de dinheiro público.
Quem quisesse "verear" só poderia fazê-lo como sendo "prestação voluntária de serviços à comunidade". Sem remuneração alguma.
Insisto: jamais - nos últimos 40 anos pelo menos - se soube de qualquer melhoria na administração de qualquer município que tenha sido gerada por iniciativa de sua câmara de vereadores. Considere qualquer município, de qualquer importância, magnitude, etc, de qualquer região do Brasil.
Exceções, raríssimas, só confirmam a regra.
Toda câmara é ou será, sempre, "a favor", mesmo abrigando algumas louváveis exceções.
Hábito administrativo herdado da colônia, com validade já vencida, e "aperfeiçoado", $empre na cre$cente, pela eterna turma do come-dorme.
Outro abraço.

Anônimo disse...

Rui é uma decepção como político

João Heleno disse...

Estou com o Marcos Carvalho e não desculto com ninguém... assino em baixo!

Anônimo disse...

Prezado zelador,

Pessoalmente, não acredito que este cidadão vá mudar de posicionamento. Turrão que é. Apesar de ser da área da "educação", o pafúncio acredita (ou finge acreditar) que o simples aumento no número de vereadores irá aumentar a representatividade, que ele tanto defende (ou finge defender, com quais interesses só ele mesmo pode saber).

Esquece o nome falastrão que a eleição é livre, ou seja, podem ser eleitos 17 negros, 17 índios, 17 mulheres, 17 malacachetas, etc.., etc.. e etc... E a representatividade que ele apregoa já terá ido para as cucuias.

Se estivesse ele falando sério e se tivesse realmente se preocupando com essa tal representatividade, defenderia a criação de cotas para vereadores. E não o simples aumento no número de vagas.

Esquece, também, esse senhor, que a representatividade não se consegue com números e sim com qualidade no exercício da vereança. O que não é o caso dele, que se saiu com essa aberração de rodeios (também com interesses que só ele mesmo pode confessar).

Mas, como já disse, espero que na próxima legislatura Itajubá fique livre desse trambolho.

Anônimo disse...

Rui não é bobo , apesar de parecer e se esforçar muito.

Se o zelador publicou esta possibilidade de mudança de posição, é porque o edil esta vendo a vaca ir para o brejo e, a francesa, esta se ajeitando para pular do barco.

Malandro velho esse professor.
Decepção total com seus atos e atitudes.

Anônimo disse...

Desculpe Sr Riera se produzi um comentario apoiando o vereador Rui,a atitude do vereador Joel em propor a reduçao salarial dos vereadores,e,assim,acabar com a balela de que com 17 os gastos aumentarao,e,mais ainda,desculpe por criticar a histeria do sr Ricardo Mello,talvez com panico de perder parte de seus proventos.Por favor,indique onde,no seu blogue,esta escrito quem podemos criticar e,a quem devemos apoiar.Obrigado!

M. Feitor disse...


Creio que o zelador esteja jogando verde para ver se Rui apoia a discussão do assunto.
Mas Rui tem sido enfático nas últimas reuniões sobre o assunto e não vai apoiar a volta para 10, a não ser que o prefeito queira isso, como não é o caso.

Rui é a maior das piadas do legislativo. Quanto a representatividade concordo com anônimo das 6:53, poderiam se eleger 17 negros, 17 brancos, 17 homens ou 17 mulheres e o pior, 17 malacachetas como o Rui.

Não conheço o vereador como pessoa, mas quanto mais eu vejo as sessões e o ouço falar, mais distância quero dele.


Edson Riera disse...

Anônimo das 10:04,

O seu comentário anterior foi procedente. Não fosse um simples "a" teria sido publicado. Você sabe sobre o que falei.

Abraço,

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo,

O Rui sempre opinou por 15 vereadores. Ele tem uma chance de provocar novo debate, nova votação e conseguir que sua ideia (que também é a do zelador) prevaleça.
Zelador

Anônimo disse...

A COISA TA RUIM PRO SEU LADO EM RIERA. VIROU GURU DO RUI ? SÓ QUE NÃO ESTA ADIANTANDO PORQUE O CIDADÃO SÓ FAZ MERDA POR ONDE PASSA. COITADO DO PROFESSOR JUNINHO DA SECRETARIA DE ESPORTE. CAI FORA CAMARADA. HAHAHAHAHA