Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PRÁ PENSAR

"...Existe um clássico princípio do jornalismo que diz: “a noticia não é o cachorro que mordeu o homem, mas o homem que mordeu o cachorro”. Ora, se o comum é o fato de nossos políticos e governantes estarem a roubar o dinheiro público, e não os cidadãos exercendo o dever político de fiscalizá-los, infelizmente o jornalismo político não está cumprindo a sua mais nobre missão de noticiar o incomum. E com isso desmobiliza a cidadania política. É preciso cobrir melhor as iniciativas de responsabilidade política dos cidadãos e organizações da sociedade, como exemplo e incentivo para que um número cada vez maior de cidadãos se mobilize. Esse é o verdadeiro papel social da mídia."

Jorge Maranhão - Congresso em Fóco

3 comentários:

M. Feitor disse...

Zelador,

Quando trabalhei como repórter do jornal O Vale (antigo Valeparaibano), o experiente chefe de reportagem e grande jornalista Marcos Meirelles sempre dizia que a nossa função era apontar os erros da prefeitura e pegar no pé dos políticos. Porque coisas boas e benfeitorias, eram as obrigação dos agentes públicos.

O que as pessoas, em geral, precisam entender (em Itajubá mais do que em outros lugares)é que nem tudo é notícia.
No jornalismo, a relevância da notícia é o que é de mais importante.
Há um ditado no meio que diz "É mais relevante um burro morto na frente da nossa casa do que 100 pessoas mortas na China".

Abraço

Anônimo disse...

Parece q vc anda cutucando com vara curta a "imprensa" da terrinha. O pessoal anda atento e preocupado.
Acho que o "Zezinho Noticias" ZN, anda muito audacioso e logo vai estar nas bancas , as segundas , claro!

BOA SORTE!

Edson Riera disse...

Anônimo,

Com certeza o improvável ZN estaria também na lista negra da Prefeitura.

Zelador