quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CORRIGINDO A HISTÓRIA

O jornal Itajubá Notícias desta semana comenta sobre a possível municipalização do ITC - Itajubá Tenis Clube.
O patrimônio, quero crer, pertence ao Estado de Minas e ginásio coberto Tigrão o integra.
Volto a uma das grandes injustiças cometidas na terrinha, possivel de ser corrigida de alguma forma neste momento.
Numa justíssima homenagem, no dia 11 de dezembro (1969) foi publicada no "Minas Gerais" a Lei Estadual 5380 de 4 de dezembro de 1969, dando a denominação de “Gymnasium Prof. Henrique Marques da Silva - “SURICA” , à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da Cidade de Itajubá.
O Professor Surica, foi conhecido por todos os itajubenses como Professor Surica. Homem de grande valor que dirigiu o esporte itajubense. Grande educador e por muitos anos Professor de Educação Física do Colégio de Itajubá. Personagem inesquecível.
No dia 5 de fevereiro de 1970, Itajubá perde em um acidente trágico o seu competente e admirado Prefeito Tigre Maia. A cidade ficou abalada com a perda.
No dia 12 de maio de 1970, o Vereador Domício Guedes apresenta na Câmara o Projeto de Lei 1.164, dando o nome de Quadra de Esportes Tigre Maia (em construção em convênio com a Diretoria de Esportes do Estado) à quadra coberta do ITC.
No dia 21de maio de 1970, foi publicada a Lei Municipal 883 dando a denominação de "Tigre Maia" à quadra coberta do Itajubá Tenis Clube, da cidade de Itajubá. Foi assinada pelo então Prefeito, Luiz Rennó Chaves.
Não tenho conhecimento dos detalhes que levaram a mudança. Não sei também da legalidade de Lei Municipal prevalecer sobre a Lei Estadual.
Talvez a família do nosso Professor prefira que não comentar o acontecido. Já deve ter chateado demais. 
Com toda a nossa admiração pelo Capitão Tigre Maia, creio que alguma atitude possa ser tomada pela atual administração. 
Tenho conversado com os administradores da cidade sobre o assunto. Mostram certa surpresa e...desconversam.
Ficou ruim para todos.
Como ex - aluno e devedor de lições, gostaria que o Professor Surica ficasse melhor gravado na história de Itajubá.
Ainda é tempo. 
 
ER
 

CANTINHO DA SALA

Johann Berthelsen -  Night, East River, New York (1930)

DESFALQUE NA EQUIPE

Ouvi hoje, quase integralmente, a entrevista do Secretário Municipal Luiz Eduardo Mauad concedida à Rádio Jovem Fm. O entrevistador foi próprio Eng. Mafra, diretor da emissora.
Foi lida a carta-despedida direcionada ao Prefeito pelo nosso amigo Ado Mauad.
Como sempre aconteceu, o já considerado ex-secretário não se furtou de responder nenhum questionamento, exceto, cavalheirescamente aqueles de responsabilidade de outras secretarias.
O Eng. Ado Maud, com quase 40 anos de experiência na administração privada, parte deles exercendo cargos de direção, admitiu ter encontrado dificuldades em atuar no setor público. Era de se esperar.
Pegou uma época difícil, com retraimento de mercado, elevação de impostos no município e embora não não tenha dito, uma balbúdia danada no planejamento da Prefeitura.
Não conseguiu trazer nenhuma empresa nova e pior, postos de trabalho estão sendo fechados.
Pessoa capaz, educada que sempre esteve presente nos órgãos de comunicação locais considerados inimigos da atual administração.
Relacionou muitos projetos em andamento para 2015.
Como, segundo os economistas, de modo geral, estão prevendo um 2015 com extremas dificuldades...
Não quem dê jeito.
Continuamos lascados. 

ER

MOÇA BONITA

Cláudia

ESTÁ DIFÍCIL !