sexta-feira, 7 de março de 2014

MODUS OPERANDI


CRIMÉIA - DE NOVO NAS MANCHETES

 
 
O VALE DA MORTE
Fotografia do chamado "vale da morte", onde aconteceu a batalha de Balacrava (1854), na Guerra da Criméia. Fica onde hoje é a Ucrania.
Nessa guerra atuou o primeiro correspondente especial na história de tantas guerras.
Foi o Sr. William Howard Russel. Ele mandou um texto descrevendo a batalha, totalmente irreal. Com rara beleza, escreveu ele, de forma resumida: "Às onze e dez, nossa brigada avançou... Passou veloz e orgulhosamente, resplandecendo ao sol matinal com todo o orgulho e esplendor da guerra... À distância de 1.200 metros, toda a linha do inimigo vomitou, por trinta bocas de ferro, uma torrente de fumaça e chamas... conclui o Sr. William: Às onze e trinta minutos, nem um só soldado britânico, exceto os mortos e os agonizantes, sobrara diante dos canhões moscovitas."
Digo eu: A Carga da Brigada Ligeira é uma paixão que tenho desde a infância. Sobre ela ficou famoso o poema de Alfred Tennyson, que contém o verso:
"Não há nenhuma razão. Só há que agir e morrer"
Como curiosidade importante, nessa guerra esteve presente Florence Nightingale, que iniciou a medicina de guerra, provocando o surgimento da Cruz Vermelha.
Sobre essa batalha, escreveu o General Francês (estavam ao lado dos Britânicos) Bosquet : " É magnifico, mas isso não é a guerra."
 
(Publicado no blog em 9/2/2010)
 
ER
ER

INSISTÊNCIA NO ERRO


Nos últimos tempos, vários aditivos foram colocados no motor da terrinha para provocar o aumento de velocidade morro abaixo. Regulamentar o martírio de animais é mais um deles.
Nunca fui numa Audiência Pública. Nessa pretendo ir.
Dada a evidência do absurdo, seria melhor o Prefeito Rodrigo, indicar para a sua fiel bancada aliada a mudança do texto do Projeto do Vereador Rui:
 
Fica proibido a presença e utilização de animais em shows públicos, circos, etc
Revogam-se as disposições em contrário.
 
ER

BANDO REUNIDO