Translate

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PROBLEMA DE TODOS

 
Em outros tempos, passou por Itajubá um brilhante especialista em desenvolvimento.
Nos tornamos amigos.
Apresentou uma palestra concorridíssima no Auditório do antigo prédio da Unifei, lá pelos meados dos anos 90. Entre outros aspectos comentou sobre o futuro da internet. Ninguém acreditou em nada.
Risinhos foram ouvidos quando adiantou que em alguns anos o país teria mais de 200 milhões de telefones celulares.
Sorrisos de felicidade apareceram quando ele afirmou que cada emprego gerado na indústria provocaria o surgimento de no mínimo três outros nos setores de comércio e serviços.
Quase deixou o auditório carregado em ombros itajubenses.
Se a recíproca fosse verdadeira (felizmente, no caso, não é), o fechamento de uma fábrica com 500 funcionários provocaria a eliminação de algo próximo de 1.500 outros postos de trabalho em setores diversos.
Complicado.
É mais do que hora de cerrarmos fileiras, independente de credo, posição política e outras preferências para que seja buscada a reversão ou mesmo postergação da decisão da PKC de encerrar suas atividades no município. 
 
ER
 

8 comentários:

Anônimo disse...

Tenha paciência Zelador! Você acha que Bastiãozinho vai deixar alguem se meter?! Ele quer que a fábrica vai embora, a fábrica embora,pronto acabou...

Anônimo disse...

BOM.... JA QUE NÃO SE PODE MAIS FALAR EM jornal in, NEM EM ado MAUAD, NEM EM RR,NEM EM FORUM, SÓ TENHO A DIZER O SEGUINTE:


lamenTAVEL.

Anônimo disse...

É mais do que hora de cerrarmos fileiras


SÓ PRA ENTENDER VC QUER QUE CERRAMOS FILEIRAS COM QUEM?

Anônimo disse...

Pare de incomodar o RR e o pai dele, eles agora estão concentrados em fazer uma PRACINHA NOVA no centro. Isso vai durar uns 8 anos. Não me venha com nenhum problema, por favor.

Anônimo disse...

Zelador,

Como um simples leitor, essa é só a minha opinião:

Penso que não é porque uma fábrica aqui se instala que ela nunca mais pode ir embora. Isso é uma decisão administrativa, e faz parte do processo. Ninguém é obrigado a ficar em um local, se estrategicamente não valer a pena. Nem o Obama tem poder para fazer a empresa ficar aqui, se a Direção não quiser. Ou seja, umas vão e outras chegam. Se as empresas não pudessem ir embora ou fechar, até hoje teríamos a Fábrica de Balas Capello, a Ducarsil, a Alteco, a Ind. Com. Modulo, a Horaminas e por aí em fora. Isso acontece em todo lugar do mundo, e sempre vai acontecer. O prédio vai ficar no mesmo lugar e tem prazo suficiente, então cabe às autoridades arregaçar as mangas no sentido de ocupar aquele local com outra empresa. E a vida vai seguir em frente, como sempre. Agora, ficar lamentando e deixar aquele prédio às moscas é que não pode. A AFL foi boa enquanto durou, tchau e benção!!

Agora, na minha opinião, o problema pior é esse sindicalismo selvagem e politicamente agressivo e dados às baixarias (que aproveita esse momento para fazer campanha política)que assusta e afasta as empresas. Esse é o problema maior.

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:52,
Concordo com você em grande parte. As empresas se instalam e vão se embora quando quiserem. É o nosso sistema. No caso específico sob discussão, a empresa tem mais unidades montadoras de chicotes no país que já funcionavam antes de assumirem a AFL. O que montavam aqui vai ser montado em outro lugar. O prédio pertence a ela e deverá ser vendido pela melhor oferta. Poderá ser adquirido por outra empresa ou pelo próprio município.
Penso que poderia ser discutido mais discutido o assunto. Ideias não faltam.
Novos investimentos para esse 2014 e 2015 ? Não consigo ver.
Zelador

Anônimo disse...

Grande anônimo das 09:52, o obama não pode fazer a fábrica ficar, mas, o bastiãozinho pode fazer ela ir embora!!

Anônimo disse...

Agora vamos propor a desapropriação da antiga Alteco, cuja instalações pertencem a um amigo do rei, para ali se instalar uma fabrica de engarrafar fumaça, pois é só isso que vai restar da atual administração.