Translate

quinta-feira, 26 de junho de 2014

AS PREFERIDAS DO DOUTOR (NACIONAL)



Diogo Mulero, paulista de 1918 e Sebastião Alves da Cunha, mineiro, de 1927, de Coromandel. Simplesmente, Palmeira e Biá.
Começaram a trabalhar juntos em 1952, quando foram contratados pela Rádio Piratininga, para fazer um programa semanal, toda terça feira às 21 horas. Em 1953 gravaram na RCA Victor o primeiro disco, interpretando a valsa "Nossa senhora das graças.
Em seu primeiro ano de atuação, gravaram 10 discos de 78 rpm, numa média de quase um por mês.  Em 1954 a dupla passou a se apresentar juntamente com o acordeonista Mário Zan em excursões por vários estados do país. 
Em 1956, gravaram pela RCA Victor o bolero "Boneca cobiçada", de Bolinha e Biá, o maior êxito da dupla com mais de 500 mil cópias vendidas e que se tornou um clássico da MPB, sendo regravado inúeras vezes, por diversos artistas, entre os quais, Carlos Galhardo. "Boneca cobiçada" virou filme com o mesmo nome e tornou-se um marco da música sertaneja, ao incluir novas temáticas, além de novos arranjos e instrumentos.
Ficaram conhecidos como "Os coronéis da música sertaneja".
 
Web

Um comentário:

Aldo disse...

Beleza, não? Me lembra meus tempos de criança, em Delfim Moreira, quando eu a ouvia na vitrola de meu pai, no alto-falante do Padre Arlindo, nas quermesses, nos intervalos dos leilões de prendas e também nos circos que apareciam por lá e ficavam 1 a 2 anos, tanto que ficavamos amigos intimos da turma toda.