Translate

terça-feira, 13 de maio de 2014

DESPEDIDA DO TORCEDOR


Triste flagrante. Torcedor inglês despede-se da família ao embarcar para o Brasil para assistir a Copa do Mundo. Jornada de alto risco. Ao redor do mundo, outros milhares de voluntários passam pelas mesmas emoções.

Clarin da Boa Vista

7 comentários:

Anônimo disse...

Zelador

Só uma correção. Esse soldado está usando uniforme do exército francês.

Então, deve ser torcedor francês, e não inglês.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Deve ser. Na Segunda Guerra, comandados pelo Gal Degaulle, a pequena tropa francesa ficou aquartelada na Inglaterra e dali partiu para a invasão e retomada da pátria.
Grato.
Zelador

Anônimo disse...

Prezado Zelador,

Outra correção, se me permite:

O General De Gaulle não comandou a “pequena tropa francesa que ficou aquartelada na Inglaterra e dali partiu para a invasão e retomada da pátria”.

Ele foi “um dos líderes da França Livre”, rivalizando nessa liderança com o General Giraud que, na verdade, era o preferido dos americanos.

Tudo bem que depois ele ficou muito famoso (presidente, primeiro-ministro, etc..) e hoje só se ouve falar no nome dele. Mas, naquele contexto, ele nem era muito aceito, principalmente por suas posições antiamericanas.

Além do mais, os franceses “não partiram da Inglaterra para retomar a pátria”. Naquele momento, eles não tinham condições para retomar nada sozinhos. Eles foram à reboque com as tropas que desembarcaram na Normandia. Quem, na verdade, “retomou a pátria” para eles foram os aliados, a partir desse desembarque.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Para os comandantes aliados, o De Gaulle era um chato necessário.Para ele os franceses retomaram a pátria com uma ligeira ajuda dos aliados, principalmente em Dunquerque. Por email, um dos amigos leitores do blog afirma que o capacete da foto foi usado quando da 1ª Guerra Mundial.
Grato
Zelador

Anônimo disse...

Em Dunquerque os ingleses e franceses foram praticamente esmagados.

Este é um dos maiores enigmas da 2a. Guerra: Por que Hitler não aproveitou a oportunidade para esmagar de vez os ingleses e franceses, ao invés de deixar que eles evacuassem em direção à Inglaterra.

Vc disse Dunquerque, mas certamente quis dizer Normandia (Dia D), acredito eu.

Anônimo disse...

Na 1a. Guerra, o uniforme francês era em tom cinza ou azul. Ou seja, esse soldado que aparece na foto é da 2a. Guerra, mesmo.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Grato. Realmente quis dizer Normandia. Em Dunquerque aconteceu realmente um massacre. Porque os alemães tiraram o pé do acelerador ???
Precisamos comentar sobre a importância da Resistência e sobre a atitude do Petain.
Zelador