Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O GRANDE CABIDE


Enquanto o número de ministérios cresce para acomodar as dezenas de partidos aliados ao governo federal, a quantidade de postos comissionados se expande em cifras ainda maiores.
Nos últimos dez anos, os ministros passaram de 35 a 39. Subordinados a eles, os ocupantes de cargos de livre nomeação no Poder Executivo passaram de 17,6 mil, no final de 2003, para 22,6 mil em outubro de 2013, segundo os dados mais atualizados.
Esses cargos são conhecidos como DAS (Direção e Assessoramento Superior) e abrigam, como o nome indica, nomeados para funções de comando ou assessoria. São classificados, conforme a hierarquia, de 1 a 6.
A multiplicação dos DAS está concentrada nos escalões mais altos, os mais utilizados nas negociações entre o governo e os partidos de sua base de sustentação.
Ao longo da administração petista, o número de ocupantes de DAS 4, 5 e 6 saltou 46% em uma década, chegando a 4.814. Nesse grupo estão os secretários de Estado, chefes de gabinete, assessores especiais e diretores.
A remuneração mensal dos cargos vai de R$ 2.152 (DAS-1) a R$ 12.043 (DAS-6). Servidores públicos nomeados podem acumular seu salário com parte da comissão, segundo limites definidos na legislação.
 
Uol

Blog: Praga nacional.

ER

2 comentários:

Humberto disse...

Edson, se é praga ou PesTe eu não sei... Só sei q está difícil encontrar um " praguicida " ou " PesTecida " q acabe com isso. Abr.

Anônimo disse...

I$$O NÃO ACABARA JAMAI$$$$$$ é CANCER que se alastra pelo PAI$$$$ afora transformando as pessoas em drogados dependentes eternos....é o inferno.