quarta-feira, 28 de agosto de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA

A coroa Portuguesa autorizou a escravatura 1452. A regulamentação da escravatura era legislada nas ordenações manuelinas tentando ultrapassar a grande falta de mão de obra, que também se verificava por toda a Europa, devido à recorrência de epidemias muitas provenientes da África e do Oriente.
Quanto aos governos Africanos, quer fossem de religião muçulmana ou de outras religiões nativas já praticavam a escravatura muito antes dos europeus se iniciarem no tráfico. Diversas nações africanas tinham as suas economias dependentes do tráfico de escravos e viam o comércio de escravos com os europeus como mais uma oportunidade de negócio.
O mais antigo registro de envio de escravos africanos para o Brasil data de 1533 quando Pero de Góis, Capitão-Mor da Costa do Brasil, solicitou ao Rei a remessa de 17 escravos para a sua capitania de São Tomé (Paraíba do Sul/Macaé)
Seguidamente, por alvará de 29 de Março de 1559, D. Catarina de Áustria, regente de Portugal, autorizou cada senhor de engenho do Brasil, mediante certidão passada pelo governador-geral, a importar até 120 escravos.
O maior importador reconhecido pela história, foi o famoso Dom Padilha, que não mediu esforços para trazer 4000 deles para o Brasil. Hábil negociador, Padilha negociou com rei Bolofofo o pagamento mensal pela utilização da mão de obra importada, diluindo o investimento pelo tempo.
De forma inédita, conseguiu ainda motivar os trabalhadores, concedendo a todos, um pequeno bônus mensal suficiente para a manutenção de suas pequenas vaidades. Logicamente, a alimentação e hospedagem era por conta do bondoso senhor Padilha.

ER

DEU NO JORNAL



Piedade ! morro será transferido para a várzea por decreto.

Clarin da Boa Vista

POIS É...

Além de Itajubá, com todo o respeito, essas progressistas cidades mineiras vão receber médicos do Programa "Mais Medicos". Sigo intrigado como a terrinha conseguiu a preferência. Foi muito prestígio.
 
Açucena
Antônio Dias
Barão de Cocais
Dionisio
Funilândia
Gameleiras
Iapu
Icaraí de Minas
Jaboticatubas
Jaguaraçu
Josenópolis
Mamonas
Mário Campos
Marlieria
Miravânia
Ninheira
Pai Pedro
Pingo D'Água
Prudente de Morais
São João das Missões
São João do Oriente
São José da Varginha
Taquaraçu de Minas
 
ER

DESCULPE O AUÊ

Rita - do Alpino

MOÇA BONITA

Candice

ESTÁ NA HORA