domingo, 11 de agosto de 2013

SOB A LUZ DE VELAS


Não sei se foi planejado. Se foi, alcançaram um sucesso sem precedentes. Conseguiram atrair a atenção e conquistaram generosos espaços em toda a mídia nacional. Desgastaram a imagem da terrinha como nunca antes aconteceu. Lamentável.

ER

PRÁ PENSAR

A história é um labirinto. Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.

Norberto Bobbio

PAI

Tomou o barco aos 56, muito antes do combinado. Padeiro dos bons a vida inteira. Não conseguiu completar o quarto ano primário, mas nunca consegui saber tudo o que ele sabia. Convocado para a 2ª Guerra faltando uma semana para o seu casamento com a bonita telefonista Dina, nascida no Bairro do São João. Gomes Ribeiro, como todos de lá.
Foi servir em Porto Seguro na Artilharia de Costa. Ficou por lá até o final da Guerra. Voltou com malária.
A Dina o estava esperando. Casaram-se e tiveram 7 filhos. Com 36 anos assistiu a companheira amada tomar o barco.
Segurou o tranco com 7 crianças pequenas.
Encontrou e casou-se com a jovem Helena, que teve 4 filhos e criou onze.
Flamenguista e pescador. Sempre na oposição. Foi Eduardo Gomes, Juscelino, Jânio, sua grande decepção e lacerdista de quatro costados.
Homem sério, de bem.
Presbítero da Iª Igreja Presbiteriana de Itajubá. Pai bravo, doce, severo e brincalhão. Provou ser possível.
Contador de histórias, inventor de causos e sentimental no extremo. Leitor diário de jornais. Cerveja só no almoço em casa. Fazia questão absoluta da presença de todos os filhos na mesa do almoço. Orgulhoso da família. Solidário e lágrimas facinhas.
Era sim ou não. O que é seu é seu, o que é dos outros é dos outros. Não lhe interessavam, como ele próprio dizia, "conversas moles".
Partiu inesperadamente na manhã ensolarada de uma terça-feira de 77.
Lacuna em nossas vidas.
Passado o impacto inicial, lembrar e falar sobre ele proporciona prazer e alegria. Passou pela vida como um cometa. Deixou um rastro brilhante.
Não consegui assimilar todos os ensinamentos, quase todos vindos da melhor maneira, pelo exemplo.
Zé Riera !
Meu pai foi uma mãe para mim.
ER 

PORQUE HOJE É DOMINGO


MOÇA BONITA

Bar

PAPI