sábado, 13 de julho de 2013

DE VOLTA

Hoje, tive a oportunidade de conversar rapidamente, na Exposição de Maria da Fé, com o Professor Erwin Rolf Madisson Junior, Secretário da Educação de Itajubá.
O Professor Erwin que havia renunciado ao cargo, conforme divulgado na imprensa local, nos informou que após reunião com o Prefeito Rodrigo Riera, decidiu permanecer no cargo.
Bom para todos.
O "oremos" valeu.

ER

OPORTUNO DE SE LER


Livro que apresenta a história do brasileiro Casimiro Montenegro Filho. Escrito pelo Fernando Morais - Editora Planeta (327 Pgs).
Bom de se ler no momento em que se fala da criação na terrinha do Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros.
O livro relata a participação de Montenegro na criação do ITA e do CTA, bem como do seu envolvimento direto nos acontecimentos políticos do país, desde 1930.
Não é citado no livro, mas como curiosidade, ficou registrado que o primeiro avião a pousar em Itajubá, no dia 23 de maio de 1931 (aliás pousaram três aeronaves) vindo do Rio de Janeiro, estavam pilotados pelo Major Eduardo Gomes e os Tenentes, Lemos Cunha, Clóvis Tavares, Denarco Reis e  pelo próprio Casemiro Montenegro.
Completando um pouco a história, o primeiro pouso de helicóptero na terrinha aconteceu em 8 de janeiro de 1960. Desceu no campo de futebol da Fábrica de Armas.
Já que estamos tratando de coisas do ar, o primeiro voo comercial em Itajubá (sim, já aconteceu), foi no dia 26 de fevereiro de 1948, com o pouso do bimotor Lodestar, que inaugurou as linhas aéreas de Itajubá ao Rio de Janeiro, São Paulo, São Lourenço e Taubaté, da Universal Transportes Aéreos. Durou pouco.
É a vida
 
ER 


HOJE É DIA DE ROCK


 
Comemora-se hoje o "Dia Mundial do Rock". Para quem gosta do gênero (e quem não gosta ?) tornou-se indispensável a leitura do livro "Rock and Roll - Uma História Social", do Paul Friedlander (Editora Record). Para ser lido, relido e consultado.
Como está escrito, é como um curso intensivo sobre o rock and roll. O livro traz os dados básicos, mas não ignora os detalhes que marcaram as três primeiras décadas de história do rock.
Afinal de onde saiu o rock and roll ?
Em suas origens o rock and roll era essencialmente uma música afro-americana. Os ritmos sincronizados, a voz rouca e sentimental e as vocalizações de chamado-e-resposta características dos trabalhadores negros eram parte da herança da música africana e tornaram-se os tijolos com os quais o rock and roll foi construído.
A fusão do blues rural, com o blues urbano, com o gospel e o jump band jazz, proporcionou, no início dos anos 50, a chamada rhythm and blues, que veio a ser a maior fonte do rock and roll. O folk e a música country, tradicionais estilos brancos, também contribuiram com ingredientes importantes para o inicio do rock and roll. Em meados de 50, essa mistura, proporcionou a catálise musical e emocional para que muitos músicos brancos ultrapassassem os limites da tradicional música country e entrassem na era do rock.
A primeira geração de roqueiros clássicos:
Fats Domino (Blueberry Hill - 1956)
Bill Haley (Rock Around the Clock-1954)
Chuck Berry (Maybellene-1955)
Little Richard (Tutti Frutti-1956)
A segunda geração de roqueiros clássicos, com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly e os Everly Brothers, surgiu em 1957.
O primeiro sucesso de Elvis, foi uma música de um blues-man (Big Boy Crudup). Foi a sensacional "That´s All Right (Mamma).
O primeiro astro branco de rock and roll foi Bill Haley, que nasceu William John Clifton Haley, no subúrbio de Detroit de Highland Park. Começou a tocar música country em 1945. Em abril de 1954, gravou "Rock Around the Clock", que foi escrita por Max Freedman e Jimmy DeKnight. A música que inicilmente não fez sucesso, atingiu as paradas ao ser utilizada como canção-tema do filme "Sementes da Violência". Tornou-se o disco de rock mais comercializado da história.
Como curiosidade, é bom lembrar o que disseram na época sobre o Rock:
"É a mais brutal, feia, desesperada e viciada forma de expressão que eu já tive o desprazer de ouvir. Ele é cantado na maior parte por estúpidos cretinos e por meio de suas reiterações imbecis e letras hipócritas - obcenas - na verdade sujas." - Frank Sinatra
O rock and roll é veneno posto no som." - Pablo Casals (o maior violoncelista do mundo)
" A boa música é, simplesmente, aquela que leva o ouvinte a um estado mais elevado de sua existência.". Tom Manoff (compositor)
 
ER

MOÇA BONITA

Rachel Bilson

ELAS ESTÃO DE VOLTA

 
O jornal russo "Izvestia" informou que o governo local comprou 20 máquinas de escrever para evitar que informações sigilosas vazem por meios eletrônicos. Segundo o diário, a medida foi tomada após a revelação do esquema de espionagem dos Estados Unidos, em junho. O jornal diz que as máquinas são usadas em todas as repartições que usam informação confidencial.
 
Web
 
Blog: Em tempo: o Zelador fez um curso de três meses na Escola Remington, da Dna. Ruth Chiaradia (na Boa Vista é claro). Lamentavelmente não conseguiu obter o diploma.

ER

SÓ BEATLES


PRÁ PENSAR