sábado, 8 de junho de 2013

SOB A LUZ DE VELAS

 
"A invenção, devo modestamente admiti-lo, não consiste em criar disciplinadamente, mas sim em criar a partir do caos."         

Mary Shelley

ITAJUBÁ DEPRESSÃO

 
Edição 011 do Jornal - Itajubá Depressão. Sucesso no Facebook. Não sei quem são os administradores do Grupo. São criativos e até mesmo um pouco corretamente ácidos. Novos tempos. O humor como crítica pode ser devastador.
Ainda bem que, segundo consta, prevalece na atual administração municipal a juventude. Devem entender e até curtir o "Itajubá Depressão".
ER
 
"Quando criamos o Itajubá Depressão a ideia foi levar a realidade da cidade através do Humor. portanto antes de criar qualquer post pensamos duas vezes e vemos se vamos ou não prejudicar/Denegrir a imagem de algo ou de alguma pessoa. Primeiramente levamos com nós o respeito e juntamente deste respeito vem o humor. Porém não vamos nos calar. Iremos continuar passando a realidade através de humor pois se fosse algo exagerado não teríamos 8.790 pessoas nos seguindo.
Também queríamos agradecer todos vocês que curtem, comentam e compartilham nossos posts pois é isso que nos motiva a continuar a todo dia.
"
OBRIGADO! I.D

10 ANOS DE GOVERNO PETISTA - O ESTADO DE UMA NAÇÃO


Post do José Almir
O desgaste do modelo de FHC era inegável, mas, a alternativa era a proposta do PT que tinha o respeito da sociedade, mas, não contava com a confiança do povo brasileiro, o PT sempre foi muito exótico, principalmente para a classe média. Me lembro como se fosse hoje, houve uma reunião dos economistas ligados ao PT na Unicamp, tive a oportunidade de participar de parte do debate. A grande questão era como alcançar a confiança do povo brasileiro sem se descaracterizar. Naquele momento estava desenhado os compromissos do PT, que, fez parte inclusive da carta ao povo brasileiro. Primeiro fazer um pronunciamento firme se comprometendo com a garantia de todos os contratos e a garantia do pagamento da divida externa, FMI, Clube de Paris e outro títulos menores. Um parênteses, o Governo Lula pagou a todos inclusive a totalidade da dívida com o FMI, hoje somos credores do FMI e quem conhece a trajetória da esquerda brasileira sabe bem o simbolismo disso. Mais três coisas foram garantidas: metas de mais de 4% no superávits primários para dar conta de pagar seus compromissos, inclusive com a divida interna. Manter as metas inflacionárias e liberdade para o BACEN fazer o que tinha que fazer para manter a inflação dentro da meta e por fim o câmbio flutuante. Estes foram os pontos que de fato o PT herdou do PSDB e manteve com todo firmeza. No campo político estava travando uma articulação para trazer um nome de peso mais ligado ao empresariado brasileiro. O PT estava vacinado, nas eleições de 89 a FIESP através de seu Presidente, Mario Amato, a época fez uma forte campanha contra o Lula, me lembro de uma declaração, afirmou que mais “cinquenta mil empresas deixariam o pais se Lula fosse eleito”. O encontro do Senador José de Alencar com o Lula em Belo Horizonte foi muito emocionante, e, desde o começo, houve uma simpatia mutua. Estava preparado o campo para ganhar as eleições, era so colocar a militância na rua e iniciar a campanha. Não deu outra o Lula depois de três eleições perdida se torna o quarto presidente eleito depois da ditadura. A transição de governo aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília. A situação da economia estava muito ruim e os números de 2002 inspiravam muito cuidado para não desarranjar a economia de vez: A taxa de desemprego esta em 12,6 %, o dólar em dezembro de 2002 alcançou 4 reais, a taxa selic estava em 24,9%, a inflação alcançou 12,53 % e a relação divida PIB chega ao Record de mais de 60%. Portanto, a situação da “estabilidade” brasileira estava ameaçada, com os índices de riscos para mais de 2000 pontos. A economia foi paralisada em 2003 para se ajustar e espantar o inicio de desestabilização, o presidente Lula fez um pronunciamento, dizendo que a economia brasileira era parecida com um transatlântico na dava para dar virar de repente tinha que virar aos poucos.
Se tem uma área que o Lula e o PT conhecia e conhece bem é a área social. As eleições perdidas serviram para o PT e o Lula através das chamada caravanas da cidadania, conhecerem este país palmo a palmo.
 
José Almir

VERSOS DEFINITIVOS

 
Quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...
 
Raul Seixas

OBAMA ORELHÃO


MOÇA BONITA

Lena Headey

PINÓCHIO


O centro histórico de Rothenburg ob der Tauber é uma das atrações turísticas mais famosas da Baviera. Sua conservação é admirável. Essa localidade inspirou o filme "Pinóchio"de Walt Disney e portando o lugar que Gepetto fabricou o seu querido menino de madeira.

ER

PLANO DE AÇÃO DE TRÂNSITO E TRANSPORTES DE ITAJUBÁ

Já que o tema está sendo objeto de questionamentos em toda a cidade, demos uma lida geral (vamos estudar mais detalhadamente, uma vez que as autoridades declaram em entrevistas que aceitam sugestões e observações) no Plano de Ação de Trânsito e Transportes de Itajubá, elaborado pela empresa MDN Engenharia e Sistemas de Tráfego Ltda, contratada ainda pela administração do Dr. Jorge.
Como os estudos foram feitos em 2010, com certeza alguma coisa mudou. O trabalho foi bem feito (estive presente quando de sua apresentação).
Como curiosidade, são mencionados 6 pontos críticos no trânsito da terrinha. Em termos de fluxo de veículos, a tão comentada esquina da pneusul não é um dos pontos críticos. A área central é crítica em termos de estacionamentos. Sem dúvida.
Talvez (não sou entendido em engenharia de tráfego) a intervenção ocorrida objetivou mais o aspecto de estacionamento.
De passagem, a MDN sugeriu a construção de estacionamento vertical no terreno público localizado ao lado da área do Banco do Brasil, possivelmente através de uma concessão ou PPP.
Em principio penso ser a área muito nobre para estacionamento.
As intervenções sugeridas na Major Belo e Rua Nova são aparentemente simples e proporcionarão imediatos benefícios. Deve chocar porém com as discussões para revitalização do Centro Comercial.
De qualquer modo, como salientou o Prefeito, mudanças tirarão muitos da chamada zona de conforto e provocarão protestos.
Seria bom o setor de comunicações da prefeitura levar ao conhecimento da população qual o resultado esperado.
Mais cedo ou mais tarde, nesta ou em futura administração, intervenções como desapropriações, etc, terão que inevitavelmente ser feitas.
Haverá ações na justiça, protestos, etc.
É a vida...
Dizem os antigos que o Dr. Vicente Vilela Viana, teve que ele próprio conduzir o trator que abriu definitivamente a rua Major Belo.
Desta vez não vai ser preciso.
 
ER