Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

DESTRUINDO PONTES

Prefeitura continua mostrando total falta de jeito para lidar com órgãos independentes. Quem perde somos nós. 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí e os Professores do Laboratório de Informações Hídricas da Unifei, foram praticamente dispensados pelo Executivo,  de auxiliar no gerenciamento do controle das cheias que acontecem no verão.  
Estamos lascados.
ER
 
 
Prezados Srs(as) responsáveis pelos meios de comunicação:

 Em Dezembro de 2012, sob a coordenação do comando do 4º BEC,  foi emitida a ordem de operação Nr 03-S3 cuja finalidade foi a de regular providências a serem tomadas por um Gabinete de Crise advindas das chuvas de verão. 
O gabinete, coordenado pela Defesa Civil do município, teria  como componentes entre outros as organizações militares, a Helibrás, secretarias municipais,  o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí e, principalmente, os professores do Laboratório de Informações Hídricas da  Unifei.
Em 28/11/2013, o Sr. Prefeito Municipal oficializou a criação do Gabinete de Gestão Integrada que, ao nosso ver, substitui o Gabinete de Crise criado pela Ordem de Operação do 4º BEC, sem as nossas participações.
Ao mesmo tempo, representantes da Prefeitura e o próprio Prefeito levaram, por várias oportunidades, à reitoria da Unifei, reclamações, na nossa avaliação infundadas, sobre o Sistema de Alertas e nossos comportamentos.
Em 04/12/2013, a reitoria enviou ao Sr. Prefeito o ofício nº 251/2013 no qual  ficou decidido  habilitar um telefone celular da Defesa Civil para o recebimento em tempo real dos avisos de alertas emitidos pelas 6 estações do Sistema no município de Itajubá. A  habilitação foi concluída no dia 14/12/2013.
Como salienta o mesmo ofício, a partir de agora "todas as ações necessárias para a tomada de decisões quando da ocorrência de eventos extremos poderão ser viabilizadas pela PMI sem a interferência da equipe técnica da Unifei e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí." 
Em vista do exposto, oficializamos ao comando do 4ºBEC, com cópias para as organizações militares, nossa saída do sistema.
Contamos com a ajuda dos meios de comunicação de Itajubá para levar as informações integralmente ao conhecimento da população. Continuaremos emitindo alertas para Piranguinho, Santa Rita e Pouso Alegre.
 
At.
Celem Mohallem Presidente do CBH Sapucaí
Alexandre Augusto Barbosa Professor da Unifei

11 comentários:

Anônimo disse...

Os membros do comitê de gestão, agora desativado, foram severamente criticados pelo executivo em reunião com o Reitor da UNIFEI há cerca de 15 dias quando do alagamento do bairro da Medicina, sendo eles, culpados por não terem emitido alertas aos moradores.

Na opinião, limitada, do executivo o alagamento ocorrido por falha no escoamento das águas da chuva deveriam ser medidas pelo sistema de monitoramento que esta instalado no rio Sapucaí e ribeirão Anhumas. O fato demonstra total ignorância do regime de chuvas e escoamento da cidade e do sistema de monitoramento.

Pobre população de Itajuba, fiquem alertas, até a enchente será usada politicamente.

Coitados de nos.

Na fila, de galocha e de boca aberta com tamanho ignorância.

Anônimo disse...


Esse CBH, assim como essa tal de CDL, eh soh bla-bla-bla, e jah estava se achando importante demais.
Fez bem o prefeito!!!
CBH eh uma coisa que os aposentados que ficam nas mesas do Vadinho inventaram para ir contra tudo e contra todos. Ou seja, soh para criar dificuldades e obstaculos.
Em termos praticos, nao seve para nada, a nao ser para abrigar esse pessoal que se autoproclama "especialista".
Fez bem o prefeito, de novo!!!

Anônimo disse...

Zelador, com essa decisão a PMI passa a receber informações que com absoluta certeza não saberão o que fazer com elas. É a mesma coisa que dar lanterna para cego.

Anônimo disse...

É triste ver a prefeitura nesse pé de guerra com a UNIFEI...
Será porque o prefeito não conseguiu passar no vestibular até hoje ?
Tadinho...

Anônimo disse...

Zelador, a coisa é mais séria do que pensamos. Não é só esse caso, o atual executivo rompeu também, o convênio com circuito turístico. Essas coisas só acontecem em itajubá. Há algum tempo, o ex prefeito chico rompeu com a amasp. É absolutamente irracional estas 3 entidades de fundamental importância para os municípios, todas com sede em Itajubá, prestando grandes serviços aos municípios e Itajubá se dá ao luxo de desprezá-las.

Anônimo disse...

Seria de bom tom que o anônimo das 07h17 procura-se se inteirar das atividades e incumbências legais do CBH-Sapucaí. Não se trata de "uma coisa que os aposentados que ficam nas mesas do Vadinho inventaram", informe-se antes de falar bobagens.

Na fila , indignado.

Ps. il peggior cieco non è ciò che si desidera ascoltare.

Anônimo disse...

Ta certo o Prefeito pois esta escolinha não serve pra nada e esta turminha de desocupados deveriam é cuidar dos netinhos se é que tem se não tem vão plantar batatas né virgilio, celem , joel do cachimbo e o escambal. Fala serio.

Anônimo disse...


CBH, AMASP e aquela ong que se diz ecológica e cujo nome agora não me lembro (mas que gostava de fazer canoatas no Rio Sapucaí), não servem rigorosamente para nada.

Se acham importantes e imprescindíveis mas não passam de fachadas.

Itajubá sempre existiu e sempre existirá, independentemente da existência dessas associações.

E existem meios mais práticos e eficazes para proteger a população do que essas associações as quais, na verdade, mais atrapalham do que servem para alguma coisa.

Tem que desmacarar esse pessoal mesmo!!!!

Anônimo disse...

Zézinho

É triste tudo isto .
E pensar que Itajubá já foi famosa pela sua cultura .
Hoje o nivel , dá-se para perceber , até pelos comentários dos seus anônimos .
O que poderemos esperar ...

Anônimo disse...

Tudo meio de vida de uma minoria , conversinha fiada, vivem metendo no bolso com os tais convênios , va fazer monitoramento na pqp, não serve pra nada, de nada, a UNIFEI ta fedendo com varios convenios! Precisar? Não precisa.

Anônimo disse...

Zelador, se tivermos a infelicidade de recebermos o volume de chuvas que vimos no ano 2000, esses críticos do sistema de monitoramento de cheias vão ter engolir sapo. O sistema com muita precisão alerta e tem condições de informar a população com muita antecedência as áreas do município que serão afetadas e o nível das inundação. Um detalhe, somente o Prof. Alexandre Barbosa e sua equipe é que tem essa competência.