Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

INAUGURAÇÃO DA NOSSA ESCOLA

 
A inauguração da Escola de Engenharia aconteceu numa tarde de domingo, no dia 23/11/1913 e a cerimônia não terminou. (foto da saída da reunião do Presidente Hermes da Fonseca e do Dr. Wenceslau)
 
Foi interrompida por uma calorosa discussão entre o Dr. Theodomiro e o presidente do Clube de Engenharia, Dr. Paulo de Frontin, que fazia parte da comitiva presidencial.
 
A comitiva do Presidente Hermes da Fonseca chegou de trem, vinda de Cruzeiro, às 8:00 horas da manhã e almoçaram na casa do Dr. Wenceslau Braz. Às 14:00 horas foram para o prédio da Escola de Engenharia, onde aconteceria a cerimônia de inauguração.
 
O local estava superlotado. A mesa foi composta com o Presidente Hermes da Fonseca no centro, tendo a sua direita o General Pinheiro Machado e o Ministro da Fazenda, Dr. Rivadávia Correia. À sua esquerda, sentaram o Dr. Wenceslau Braz e o Ministro da Viação, Barbosa Gonçalves.
 
Falou o Dr. Theodomiro, explicando sobre a criação da Escola e seus objetivos, ressaltando o caráter prático do ensino. Citou como exemplo (mau exemplo) o caso de uma amigo seu que havia formado engenheiro, com méritos, na Faculdade de Ouro Preto, que lhe confessou não saber topografia.
 
Em seguida falou o Professor belga Bertholet e (aí a confusão): discursou um aluno do primeiro ano da nossa Escola.
Esse aluno salientou ainda mais a importância do ensinamento prático. Foi interrompido em seu discurso pelo Dr, Paulo Frontin, membro da comitiva e Presidente do Clube de Engenharia, que tomou os discursos como uma comparação desfavorável às outras escolas superiores do Brasil.
 
O Dr. Theodomiro entrou na discussão que pegou fogo. Seguiu em altos brados com manifestações verbais (vaias) dos estudantes e por aí em diante.
 
O Presidente da República simplesmente levantou-se e acompanhado do Dr. Wenceslau, foi para a casa deste, com certeza tomar um café e discutir política.
 
O Dr. Paulo de Frontin, juntou-se a sua turma e foi direto para a estação ferroviária, onde imediatamente tomou um trem para Cruzeiro, não aceitando conversa de ninguém.
 
A comitiva ainda foi ao banquete, às 18:30 horas, para 200 talheres realizado no Clube Itajubense. (a janta era mais cedo no passado)
 
Às 20:00 horas se dirigiram a estação ferroviária e embarcaram rumo ao Rio de Janeiro.
 
Se hoje fosse iria para o Jornal Nacional.
 
Estava o Dr. Theodomiro com 31 anos
(dados Armelim Guimarães)

ER



7 comentários:

Anônimo disse...

Vcs ainda NÃO APRENDERAM NADA COM O Theodomiro né?

REVELEM POR ATOS....(atitutes, fazer) PAREM com BLABLABLA..... Conversa fiada, conversinhas.....

Anônimo disse...



Deu na jovem:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ COMEMORA COM GALA OS SEUS 100 ANOS DE EXISTENCIA .

Gala?

Anônimo disse...

Um evento tão importante (para poucos claro) sequer uma pagina nos Jornais da Cidade, sequer uma palavra nas Radios da Cidade, sequer um out door, sequer uma pagina na revista VEJA, sequer uma pagina no Jornal de Minas, sequer uma VISITA ILUSTRE, que POBREZA!

Anônimo disse...

A CIDADE DEVERIA estar em FESTA ESTE ANO, ou ESTE MES ou ESTA SEMANA , com eventos DIVERSOS SOBRE EDUCAÇÃO, SOBRE ENGENHARIA, coitado do Theo!

Anônimo disse...

As treis coisas importantes da terrinha:UNIFEI, IMBEL, 4BE todas roendo.

Anônimo disse...

Se hoje fosse iria para o Jornal Nacional.

Acho q iriam para a PAPUDA!

Anônimo disse...

O tempo é uma fabrica de MONSTROS; codorna, ver cruz. fabrica de armas, cica, batalhão, o sul de minas, radio jovem, massa nosso pão, apollo, rricopam, hot dog, pinguim, bps, saulo,chico, sebastiam e assim por diante.Né zelador ?