Translate

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DALLAS - NOVEMBRO/ 1963



 
Há alguns anos, passamos um final de semana em Dallas (Sonia e eu), vindos de Forth Worth. O mesmo roteiro seguido pelo Presidente Kennedy no dia do seu assassinato.
Cidade estranha Dallas.
Não tínhamos nenhum razão específica para estar lá. Saímos no sábado para procurar e  comprar um legítimo chapéu Stetson, que trouxe para o meu irmão José.
Por curiosidade histórica, seguimos até o local do assassinato do presidente (fotografia acima).
Em 1963 o prédio era usado como um depósito de livros escolares. Depois, foi transformado no "The Six Floor Museum". Lá estão fotos, vídeos, jornais da época, objetos pessoais e inevitavelmente, como em todos os locais famosos nos Estados Unidos, uma loja de "recuerdos" sobre o triste episódio.
John F. Kennedy foi assassinado no dia 22 de novembro de 1963, quando desfilava em carro aberto pelas ruas da cidade, acompanhado da primeira-dama Jackeline, do governador do Texas John Connally e sua esposa Nelly Connaly. Foi atingido por dois tiros, um no pescoço e o outro na cabeça.
Segundo a versão oficial, o suspeito de ser o autor do crime, Lee Harvey Oswald estava no sexto andar, na última janela do lado direito do edifício mostrado na foto acima.
O visitante pode ir até o local onde o atirador se alojou. Está fixado na parede um rifle (com luneta) semelhante ao utilizado por Lee Oswald.
Uma covardia. A avenida faz uma curva bem em frente ao prédio, obrigando os carros a diminuírem a velocidade. Terminando a curva, no caso, os passageiros ficaram de costas para o atirador.
Não tinha como errar. A distância era pequena. 
Na avenida onde o crime ocorreu, há marcas no asfalto indicando o exato ponto onde Kennedy foi atingido.
Cidade estranha Dallas.
No domingo pela manhã eu sai para dar uma caminhada pelas proximidades do hotel. Tudo muito limpo e tranquilo. Quase não se vê pessoas nas ruas. Numa praça arborizada, atraído pelo som de um conhecido hino, cheguei até um templo batista. Durante alguns minutos ouvi (do lado externo), um professor dando aula na Escola Dominical. Pessoal bem vestido e compenetrado.
O que me intrigou foram as grandes caminhonetes no estacionamento fronteiriço. Quase todas portavam num local especial e à vista da cabine, um rifle de repetição. 
É a vida.
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Frases de John F. Kennedy

O sucesso

Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar; tentar agradar a todos.

O poder corrompe

Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa.

Tornar o Mundo

Se não conseguimos, hoje, acabar com nossas diferenças, ao menos nós podemos tornar o mundo um lugar seguro para a diversidade.


Liberdade do homem

Assim, meus caros Americanos: Não exijam o que o vosso país pode fazer por vós - exijam o que vocês podem fazer pelo vosso país. Meus caros cidadãos do mundo: não exijam o que a América irá fazer por vós, mas sim o que, juntos, poderemos fazer pela liberdade do homem.

Obter a paz

Não é lamentável que só possamos obter a paz preparando-nos para a guerra?

Suscetíveis

Os problemas fundamentais que desafiam o mundo de hoje não são suscetíveis de soluções militares.

Desejos incertos

Sejam quais forem os nossos desejos, sejam quais forem os ditames das nossas paixões, os fatos não poderão ser alterados, a lei não pode se curvar aos desejos incertos, à imaginação e aos temperamentos caprichosos dos homens

Forma de propaganda

Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade.

O computador

O homem ainda é o computador mais extraordinário de todos.

Mais cedo ou mais tarde

Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós.

Atividade física

Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável -- ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.

Forma superior

A democracia é uma forma superior de governo, porque se baseia no respeito do homem como ser racional.

Horas de fastio

Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia.

Destinados

A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro.
facebooktwittergoogle+
Poderá salvar

Se uma sociedade livre não pode ajudar a seus muitos pobres, também não poderá salvar a seus poucos ricos.

Perdoe

Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes.

Anônimo disse...

Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes.

Viu Zé?