Translate

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CANTINHO DA SALA


Um tríptico do pintor britânico Francis Bacon foi leiloado nesta terça-feira pelo preço recorde de 142,4 milhões de dólares em Nova York, tornando-se a obra de arte mais cara já vendida no planeta.
"Three Studies of Lucian Freud", do artista figurativo do século XX, foi arrematado em um leilão da Christie's por exatamente 142.405.000 dólares, após seis minutos de intensa disputa, com lances ao vivo e por telefone".
Após a batida do martelo, a sala explodiu em aplausos diante do recorde, que superou o valor de 119,9 milhões de dólares pagos por "O Grito", de Edvard Munch, leiloado pela Casa Sotheby's, em Nova York, em maio de 2012.
"Trata-se de um momento histórico", afirmou o leiloeiro Jussi Pylkkanen quando os lances atingiram 126 milhões de dólares, após o preço inicial de 80 milhões.
Pintado quase 25 anos após Bacon e Freud se conhecerem, "Three Studies of Lucian Freud" superou amplamente o recorde precedente para uma obra do artista, de 86 milhões de dólares, em 2008.
Antes da venda, a Christie's descreveu a obra como "um ícone da arte do século XX" e "uma oportunidade única na vida" de adquiri-la.
 
( triptico - um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice (dando o aspecto de serem uma obra), ou somente três pinturas juntas formando uma única imagem.)

France Press

Nenhum comentário: