Translate

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UMA ATRÁS DA OUTRA


Deu na JovemFM:
Nota divulgada pela nossa Escola Unifei.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) lamenta não ter recebido o devido destaque na solenidade de inauguração da Fábrica de Transformadores de Instrumentos Balteau Produtos Elétricos Ltda., com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, visto que nossa Universidade é a maior instituição federal de região. Essa situação é ainda mais grave em face da celebração do centenário de fundação da Unifei.
Vale salientar que a própria presidente da República reconheceu em seu pronunciamento, o centenário e a importância da Universidade para a região e para o país.
Finalizando, a Unifei parabeniza o Grupo ORTENG pela inauguração da nova planta.


Secretaria de Comunicação- Secom
Universidade Federal de Itajubá - Unifei”
 
Blog: Sem saber do assunto e num comentário publicado outro dia, imaginamos  que poderia ter acontecido um pouco mais que descortesia. Um desrespeito. Tratou-se da inauguração de uma fábrica de equipamentos elétricos. Grande parte do pessoal técnico presente, aprendeu o que sabe na nossa Escola.
Vivemos um momento histórico dos 100 anos da Unifei.
O acontecimento era no nosso chão.
O momento exigia o nosso Reitor posicionado ao lado da Presidente.
Lamento, mas sou levado a pensar que o pouco caso demonstrado não foi falha de cerimonial do governo federal e tão pouco da empresa.
Vamos ter que continuar convivendo com pequenos gestos.
Theodomiro, Dr. Pedro, Dr. Vidal, Dr. Seabra e outros grandes mestres também teriam se retirado imediatamente.
Melhor virar a página.
É a vida...

ER

 

14 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver se o Presidente da CDL El Alam aprende que quando for na abertura da Frici e for citado pelo prefeito como presidente da AC e sequer foi convidado pra ficar no palco tenha a gentileza de deixar o recinto! Alias o Comandante do Exercito foi na Fabrica e ocupou a mesa principal? Ela citou em seu discurso os deputados ESTADUAIS? (Não só os federais); o gesto do Reitor não foi de grandeza, na minha opinião deveria ter quebrado o protocolo e marcar presença la no evento !!!! Na marra mesmo.....

Anônimo disse...

Essa situação é ainda mais grave em face da celebração do centenário de fundação da Unifei.

Parabéns REITOR!!?????

Revelemo-nos mais por ATOS que por PALAVRAS!!!!!!

Anônimo disse...

Barac Obama informa que a Dilma ta preocupada e deve voltar no evento do Centenario da Unifei considerando a gafe na inauguraçao da fabrica. Energias negativas no pedaço.....

Anônimo disse...

Nota divulgada pelo POVO DE ITAJUBA

O POVO DE ITAJUBA lamenta não ter recebido o devido destaque na solenidade de inauguração da Fábrica de Transformadores de Instrumentos Balteau Produtos Elétricos Ltda., com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, visto que nossa GENTE é Trabalhadora e o maior patrimonio desta terra. Essa situação é ainda mais grave em face de que é a primeira vez que uma presidenta visita nossa cidade, ta certo porque a maioria não votou nela.
Vale salientar que a própria presidente da República reconheceu em seu pronunciamento a nossa importância para a região e para o país.
Finalizando, o POVO parabeniza o Grupo ORTENG pela inauguração da nova planta.

Presidente da Camara e vereadores representantes do POVO.

Edson Riera disse...

Anônimo,
Vamos lá:
General ou Coronel junto a Dilma ? Penso que ela sentiria boas recordações. Não costumam ser chamados por esse governo. Deputados ? Existem tititi partidários e afinal todos estavam lá atrás de votos. Entendo a sua opinião, mas creio que a retirada foi a melhor opção. Temos muitos incidentes como esse na história da nossa Escola. O importante é não deixar passar batido.
Zelador

Anônimo disse...

O importante é não deixar passar batido.

Ta certo!
ATOS meu camarada, precisamos FAZER, AGIR,GRITAR, FALAR, QUEBRAR, EXIGIR!

Revelemo-mnos por ATOS!!!!!

Edson Riera disse...

Povo de Itajubá,

Entendi. Pelo visto não estão considerando os vereadores, prefeito, vice-prefeito e deputados lá presentes, como representantes do povo. Pelas manifestações que vem ocorrendo pelo país, as tais procurações vêm sendo canceladas à pedidos.
Zelador

Anônimo disse...

O Educador sonhava com a sua Escola de Eletricidade e Mecânica que haveria de ser a mais eficiente da América do Sul. Theodomiro Santiago era, antes de tudo, um realizador.

Norteou sua vida no pensamento de Goethe, em Fausto, "Palavras houve já de sobra, daí-me, enfim, feitos: vamos à obra" (A ação antes das palavras) e no lema do General Lázaro Hoche, o pacificador de Vendéia, durante a Revolução Francesa: "Res, non verba" (Fatos, e não palavras), criando o aforismo: "Revelemo-nos, mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande País".

Theodomiro Santiago não se esquecia desta observação de Augusto Comte: "É mister relacionar a sabedoria teórica com a admirável sabedoria prática". E ele próprio deixou esta lição, que hoje está gravada em bronze na sua Universidade, e que sempre norteou o estabelecimento que fundou:

"Se a ciência é filha da observação e da experiência, estes são, em verdade, os processos pelos quais principalmente ela deve ser ensinada".

Anônimo disse...

Quando discursava o Dr. Theodomiro Santiago, defendendo seu ponto de vista sobre o ensino da engenharia, levantou-se o Eng. Paulo de Frotin para rebater, com veemência, as idéias do orador.


Ai Reitor! Um bom exemplo, perdeste uma grande oportunidade!

Anônimo disse...

não estão considerando os vereadores, prefeito, vice-prefeito e deputados lá presentes,

Representam a MINORIA de nossa gente, ou não?

Anônimo disse...

Zé, o Sebastiam disse que na inauguração do AEROPORTO DE ITAJUBA e do novo Bairro, Condomínio Solar dos RIERA'S, vai alugar um Boeing Cargueiro pra encher de convidados especiais e fazer um voo pra aquele lugar onde vc mandou o seu ONIBUS! Vai lotar o bicho....ja ta fazendo a lista e vc será o co-piloto. kakaka

marcos.caravalho disse...

Metendo a colher:
Como o mundo é meio redondo (achatado nos polos, dizem), o assunto pode ter muitos pontos de vista, todos mais ou menos válidos; todos, porém, legítimos (muitas "leituras", diria a estagiária da USP).

Ponto de vista 1 - Boas maneiras e obediência à chamada liturgia das relações socio-municipais: o reitor da Unifei deveria ter sido convidado.

Ponto de vista 2 - Trabalhei quase 10 anos em uma das industrias de equipamentos elétricos da cidade. Minha posição permitiria que soubesse, mesmo de orelhada, se isso acontecesse, se acontecido: nunca (repito: nunquíssima!) qualquer reitor, chefe de departamento, professor ou burocratada Unifei deu-se ao denodado esforço de entender o quê e como se fabrica aqueles troços que saem de lá para todo o Brasil. Nenhuma, absolutamente nenhuma sugestão ou colaboração desta "nata" técnica aos pés da Mantiqueira plantada (crème de la crème", afrancesemo-nos um ratito) foi jamais levada até a Direção dessas fábricas. Seja como sugestão, seja como proposta de trabalho conjunto visando a evolução técnica, tecnológica ou de organização da produção. Nem prá turma da estiva nem pra turma da Casa Grande. Algumas propostas, raras, aconteceram, é verdade. Vou deixar de citá-las para não criar constrangimentos devido ao seu descolamento abissal entre proposta e realidade (reler Cândido ou o Otimismo - conhecer o Doutor Pangloss para tirar uma linhazinha a respeito deste abismo).
Uma "parceirização" (argh!!, segurem suas carteiras, doutores), a única de que me recordo, feita com os pés no chão, planejada, realizada com começo-meio e fim (nota final 7,5) e paga pelo tomador dos serviços (business as usual): a primeira turma do atual curso de MBA da Unifei, ministrado internamente para 23 funcionários da Areva. Só isso...
Muito pouco para uma instituição de 100 anos, com tanta glória (passada, infelizmente) ribombando ainda hoje do Oiapoque ao Chuí mas que está até deixando de ser apenas um retrato na parede.

Ponto de Vista 3 - Uma razão a mais para que a liturgia das relações munícipo-sociais tivesse sido cumprida: não haveria nada de mais incluir o reitorado da Unifei na cerimônia dada a presença (convidados?) da chusma de deputados, presidentes de confederações, de federações (o Valcke veio??), candidatos sorridentes, além da habitual escumalha de puxa-sacos dos citados, filmados muito alegrinhos pela Band. Nisso tudo, pouco ví ou ouví dos reais (grifo e negrito aqui, por favor) implantadores aqui em Itajubá (sócio-dono-capitalista via BDMG, atualmente com sinecura da CNI não vale...) desta industria. Conheço-os, respeito-os, a grande maioria considero meus amigos e sei a galé que enfrentaram para colocar aquela nova fábrica em pé e com a qualidade e nível que não há PAC no mundo que lhes chegue aos pés - prazo de 100 anos, uma Unifei, para qualquer desses PACs aí sequer tirarem as estruturas do chão.

Ponto de Visa 4 - Presidente da República que tem um mínimo de compostura e que respeita a liturgia do cargo não pode andar de Seca a Meca inaugurando instalações da iniciativa privada. Ainda mais se, lá no fundinho, duramente recalcado, ainda lhe pesar um ódio virulento contra o capital (Kapital??). Coisa mais antiga...

Ponto de Vista 5 - Itajubá tem uma nova fábrica, competente, bem montada, melhor ainda pilotada, gerando empregos. O resto, os rapapés, os saraus, as placas de inauguração, etc são dispensáveis, por ser coisa de curiboca.
Como pode ver: mundo meio redondo dá nisso.

Ponto de Vista 6 (aproveitanto o momento em que vejo mais um comentário alí ao lado): vereadores do POVO de Itajubá??? Ah vá! me deixe...

Anônimo disse...

Presidente da República que tem um mínimo de compostura e que respeita a liturgia do cargo não pode andar de Seca a Meca inaugurando instalações da iniciativa privada

TA CERTO!

vereadores do POVO de Itajubá??? Ah vá! me deixe...
Se multiplicar 10 x 600 = 6.000 eleitores de uma cidade de 90.000 hab.

Que representatividade é esta?

Prefeito 4x1 ????Ta errado também....

Anônimo disse...

fico pensando...quem sao as pessoas que estao ocupando os cargos mais importantes de Itajuba- Secretaria Municipal de Itajuba e SRE-Itajuba...QUEREM A RESPOSTA ...POLITICOS... acharam que na Unifei tb seria assim..Gracas a Deus eles (os politicis), nao tem como chegar la, se nao for atraves da carreira..O reitor fez o correto "gente cabeca" nao se mistura com cargos politicos..Sao educadores, portanto nao tem como misturarem,,