Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SOB A LUZ DE VELAS

 
 
"A nascente desaprova quase sempre o itinerário do rio."

Jean Cocteau

11 comentários:

Anônimo disse...

Deu no site da Jovem:

TÚNEL MAIS FUNDO DO MUNDO PLANEJADO HÁ 150 ANOS É INAUGURADO NA TURQUIA NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 29.

A Turquia nesta terça-feira, 29, um túnel que era um sonho de muitos governantes do país desde que um sultão otomano propôs uma passagem sob a água em 1860, ligando o território europeu ao asiático em Istambul como parte de uma aposta para transformar a cidade num centro Internacional.

Com 62 metros abaixo da superfície e investimento de 5,5 bilhões de liras (US$ 2,77 bilhões), o projeto Marmary que atravessa o Estreito do Bósforo é o túnel ferroviário submerso mais profundo do mundo, permitindo a travessia de trens de carga e de passageiros, além do metrô. A obra levou 9 anos para ser concluída.

A ferrovia, que foi atrasada em quatro anos à medida que as escavações encontraram artefatos de oito mil anos, vai transportar até 1,5 milhão de passageiros por dia entre a Europa e a Ásia numa viagem de apenas quatro minutos, reduzindo o congestionamento crônico no tráfego de Istambul, de acordo com estimativas do governo turco.
Como parte do esforço para estabelecer a Turquia como uma força regional, as autoridades apresentam o túnel como a ligação que conecta Pequim a Londres, tornando a obra crucial não apenas para Istambul como também para a humanidade.

Notícia incompleta é isso aí, informou um monte de coisa: e o comprimento do túnel? É secreta essa informação?

Anônimo disse...

Caramba e tem gente que le estas noticias da Jovem, fala serio, deveria ser só noticias de Itajubá, do resto a gente olha em outros lugares.....

Anônimo disse...

Vc fica lendo o Mafra? La não tem noticias da terrinha não é só do mundo. Agora melhor é vc ler os sites dos Jornais da Cidade, claro que é noticia de tempos atrás mas pelo menos, como nada acontece por aqui, vc fica informado do que aconteceu meses passados. Claro, o melhor é o Blog do meu camarada, sempre atualizado e numa velocidade impressionante, acho que ele abastece o blog com "gasolina azul"!Olha aqui vc tem noticias quentinhas, alias tudo que acontece na PMI, CDL , ACIE , nos porões do PODER, do PT ao PSDB, voce tem aqui em primeira mão! E mais, com comentaristas de primeira linha, verdadeiros COLUNISTAS....Faça o seguinte meu amigo camarada, todo dia acesse o Blog e confira...estaremos aqui para dar a vc o melhor em NOTICIAS DA TERRINHA!

Ah! Aqui ninguém corrompe ninguém, ninguém é patrocinado por ninguém, somos independentes, livres, tudo por amor a causa!

Anônimo disse...

Completando a noticia para o nosso amigo ai!

O primeiro túnel submarino ligando dois continentes foi inaugurado nesta terça-feira na Turquia.

O túnel ferroviário, de 13,6 km de extensão – dos quais 1,4 km são por baixo do mar – passa sob o Estreito de Bósforo e liga as partes europeia e asiática da cidade de Istambul, a maior do país.

As autoridades turcas afirmam que a obra de US$ 4 bilhões vai melhorar o trânsito na cidade e diminuir os índices de poluição.

O serviço de trem pelo túnel terá a capacidade de transportar 75 mil pessoas por hora em cada direção.

Segundo a agência de notícias AFP, cerca de dois milhões de pessoas cruzam o estreito todos os dias.

Anônimo disse...

Ah! Se nossa colega ai quizer mais informações do Tunel:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/10/131029_istambul_tunel_video_fn.shtml

Anônimo disse...

Da gosto ser seu anônimo Zelador pelo menos somos solidários, companheiros, amigos, desapegados, inteligentes...kakkaakak

Anônimo disse...

Pessoal, como sou de Itajubá, mas moro em outra cidade (São José dos Campos), procuro ler sobre a minha cidade onde quer que possa achar informações. Também concordo que esse site do Mafra só tem notícias que a gente pode ler em jornais, mas, de vez em quando, até que tem alguma notícia na nossa terra e que seja interessante.
De resto, é só notícias que não tem nada a ver com Itajubá e que não nos acrescentam nada.
O melhor para estarmos antenados, sem dúvida é o Blog do Zelador, embora às vezes ele seja "tesourador" e deixa de publicar muitos comentários que enviamos, talvez por medo, talvez por educação, sei lá!!

Edson Riera disse...

Anônimos,

Por questão de justiça: Leio o site da JovemFm, quase todos os dias (às vezes fico sem acesso), há muitos anos. Sempre tem pelo menos uma nota sobre a terrinha. A gente sempre quer mais.
Zelador

Anônimo disse...

E ai JOSE?

é o Blog do Zelador, embora às vezes ele seja "tesourador" e deixa de publicar muitos comentários que enviamos, talvez por medo, talvez por educação, sei lá!!

Anônimo disse...

Anônimo de São José, vamos fazer uma comunidade ai dos Itajubenses que vivem e acessam o blog do Zezinho, anônimos de São José,vamos transformar o Blog em NOTICIAS TAMBÉM....da Terrinha, claro!]Pagina EXCLUSIVA para "SJC em Destaque"!

Anônimo disse...

Zezinho não esqueça de ler o SITE do Itajuba Noticias, OSM, Nilda Bitencourt , claro q não precisa ser todo dia, uma vez por mês ta de bom tamanho, não muda NADA MESMO.
kakakakakaaaaaaaaaaaa