Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

LIVRO PRESENTE DE AMIGO

 
Mesmo conhecendo pouco sobre ele, o vietnamita Ho Chi Minh foi um dos meus heróis de adolescência e juventude. Tio Ho, como todos o tratavam foi o grande líder que, com o General Giap, venceu os franceses, conseguindo a independência do seu país.
A batalha final contra os franceses, em 1954, passeou nos meus pensamentos por muito tempo Dien Bien Phu.
Terminei de ler o interessante livro "Ho Chi Minh", escrito pelo diplomata brasileiro, João de Mendonça Lima Neto - Editora Publisher.
Tio Ho, através de um pôster colado na parede de meu quarto de estudante, em 1968, foi responsável por uma advertência verbal recebida, vamos dizer assim, militarmente.
O pôster teve que ir para uma gaveta. Os tempos eram assim.
O líder tomou o barco em 1969, em plena guerra com os americanos, que foram derrotados, acontecendo a reunificação do Vietnã (norte e sul)  em 1975.
Lembrando, Tio Ho, nascido como Nguyen Sinh Cung, em 1890 na província de Nghe Anh.
Saiu do seu país em 1911 como auxiliar de cozinha no navio francês Amiral Latouche-Tréville. Voltou depois de 30 anos, em 1941.
Trabalhou de marinheiro, jardineiro, cozinheiro, estivador, pintor de fotografias, carpinteiro, jornalista, professor, escritor e tradutor.
Comunista apaixonado por Lenin.
Foi condenado a morte pelos franceses, preso pelos ingleses, pelos chineses e sobreviveu aos anos mais difíceis do stalinismo.
Curiosidade: Foi um dos fundadores do Partido Comunista Francês.  
Em 1913, trabalhando como marinheiro, Tio Ho teria passado três meses tratando da saúde no Rio de Janeiro.
Registrando que embora nunca tenha tido qualquer simpatia pelo comunismo, concordo que um líder do porte de Ho Chi Minh, está situado no mesmo patamar de Lenin, Gandhi, Mandela e outros poucos.
Bom de se conhecer os detalhes de sua vida e da independência do Vietnã.

ER

3 comentários:

Humberto disse...

Edson

Há poucos dias morreu o general q deu todo o suporte militar para o idealismo do Ho Chi Minh. Não estou certo se vc publicou algo a respeito na " coluna " tomou o barco. Vo Nguyen Giap morreu com 102 anos. Com o título de general vermelho derrotou a França e os Estados Unidos.

" Tudo é óbvio depois q se conhece o resultado ", e hoje sabemos q o preço da " vitória " foi pago mesmo pelo povo vietnamita com a vida de milhares de meninos vietcongs. Os vinte anos de guerra ajudaram a exaurir a capacidade de expansão do regime comunista, que como se sabe é muito bonito na teoria, mas na prática não funciona.

O q seria de nós hoje SE a Rússia tivesse conseguido espalhar o comunismo mundo afora ?

Agora vou filosofar um pouco.

Certa vez escrevi algo sobre a conjunção condicional " se ". Na minha opinião a nossa vida sem incertezas seria muita chata. Por mais paradoxal q possa parecer a encruzilhada do SE é uma das melhores coisas q existe. E nela q fazemos as nossas escolhas, tomamos decisões e exercemos o nosso livre arbítrio. Sem ela seríamos totalmente reféns do destino e ponto final.

SE Deus permitir ainda vou visitar Ho Chi Ming ( ex Saigon ) e Hanoi, q estão na minha lista de conhecer antes de tomar o barco.

Ontem assisti um filme - As palavras - onde um personagem disse mais ou menos assim : " Todos fazem escolhas, o difícil é conviver com elas. " Ou não, como diz Caetano.

Abraço e bom domingo.

Humberto.



Edson Riera disse...

Humberto,

Realmente interessante o SE. Vou aprofundar no pensamento. Ou não.

Abraço

Edson

Anônimo disse...

Na minha opinião a nossa vida sem incertezas seria muita chata.

Ué alguem tem uma vida com certezas???
Fala serio Humberto.