Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

DESOBEDIÊNCIA CIVIL - 1848



"...Deve o cidadão desistir da sua consciência, mesmo por um único instante ou em última instância, e se dobrar ao legislador? Por que então estará cada homem dotado de uma consciência? Na minha opinião devemos ser em primeiro lugar homens, e só então súditos. Não é desejável cultivar o respeito às leis no mesmo nível do respeito aos direitos. A única obrigação que tenho direito de assumir é fazer a qual­quer momento aquilo que julgo certo. Costuma-se dizer, e com toda a razão, que uma corporação não tem consciência; mas uma corporação de homens conscienciosos é uma corporação com consciência. A lei nunca fez os homens sequer um pouco mais justos; e o respeito reverente pela lei tem levado até mesmo os bem-intencionados a agir quotidianamente como mensageiros da injustiça..."

Henry David Thoreau - 1848

3 comentários:

Anônimo disse...

Pergunto Zelador!
Roubei uma galinha! 11 Juizes vão me julgar e não vou para a cadeia pois deu 6x5 ! Não teria que ser por unanimidade? Que negocio é este de 6 acharem que não roubei e 5 acharem que eu roubei? Roubou ou não roubou e punto!TEM QUE SER POR UNANIMIDADE E DE ACORDO A LEI! ESTÃO FAZENDO O POVO DE PALHAÇO! Como sempre!

Anônimo disse...

O ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) terá que depor na Justiça de Brasília na próxima segunda-feira, 23. Ele responde a processo em que é acusado de ter dado um calote de R$ 1,4 milhão nos publicitários que fizeram sua campanha ao governo, em 2002.

COMO TODOS
Ao designar que Collor seja ouvido, a juíza Diva Pereira negou a possibilidade de ele prestar depoimento em seu gabinete no Senado Federal. Segundo ela, tal prerrogativa não pode ser aplicada a parlamentar que integra o polo passivo da causa. O ex-presidente contesta a dívida, apresentada pelo publicitário Lucas Pacheco.

Anônimo disse...

O Povo tava sentado nos treis poderes, o legislativo já era, sem credibilidade, o Executivo pior ainda, só restava o judiciario, agora entrou tudo, tamo sentado na chão, com os treis no rabo! Que fazer....???????? Dá dó...