Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

OS ESTRANGEIROS ESTÃO CHEGANDO


Acusada de não dialogar com a sua base de sustentação do governo e pressionada por aliados a promover mudanças na articulação política, a presidente Dilma Rousseff colheu ontem uma importante vitória. Depois de uma reunião de mais de três horas com os líderes de todos os partidos da base, incluindo personagens polêmicos, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ela fechou acordo para a votação no Congresso do Programa Mais Médicos, que pretende levar profissionais de saúde a regiões remotas e às periferias das grandes cidades. Ficou acertado que o projeto será votado exatamente nos moldes defendidos pelo Palácio do Planalto.
O ponto mais polêmico era a não exigência do Revalida. Sem o teste de validação dos diplomas, os médicos, inclusive estrangeiros, estarão aptos a atuar em todas as regiões do País. A prioridade será dada aos brasileiros, mas também serão chamados profissionais de países como Portugal, Espanha e Argentina. Não há veto aos cubanos.
O acordo visa impedir que prevaleça no Congresso o lobby corporativista de associações médicas e entidades de classe, que exigiam o Revalida. O único recuo do governo, já anunciado na semana passada, é a não exigência de dois anos a mais nos cursos de medicina. No entanto, os dois anos de residência médica serão exercidos no Sistema Único de Saúde.

247

Um comentário:

Aldo disse...

Uma coisa boa: serão obrigados a conseguir residência para todos...no meio do mato tem hospitais de residência?