Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EM CARTAZ !


Não consegui pegar o cinema mudo. O Aldo e o Virgílio contam que era muito legal curtir as imagens tremidas em preto&branco, com a pianola "comendo solta" ao lado da tela . Meu primeiro filme assistido numa sexta-feira santa, foi "A vida de Cristo" (já com trilha sonora), no Cine Edna, na Boa Vista é claro.
O prédio do cinema continua intacto. Fica na Rua Maria Carneiro e pertencia ao grande cidadão, Sr. Álvaro Mandolesi (da Dona Alice). Foi no início dos "50".
Passei um medo desgraçado e guardei para sempre a matança dos meninos judeus com idade abaixo de 2 anos, ordenada pelo rei herodes.
Gosto muito de cinema, mas já gostei mais. Preguiçosamente, gosto de filme com começo, meio e fim. Com pouco sangue, de preferência.
Estamos assistindo hoje um épico na terrinha. Confuso. Sem meio, começo e com final imprevisível. Personagens difíceis de serem identificados.
Bons que podem virar do mal. Do mal que podem virar do bem. Aparentes protagonista que, do meio para frente, poderão cair para as posições de meros coadjuvantes.
Um pouco de terror. Muita espionagem. Expectativa de boas cenas e sustos a cada minuto.
Não sei se ainda existe essa etapa, mas no meu tempo, casais de namorados apertavam as mãos de deixar marcas do anel.
Lá atrás, ao assistir o trailer do filme, confesso que fiquei esperançoso de estarmos diante de um bom espetáculo, embora os atores, um pouco inexperientes, tenham gerado certa desconfiança.
Não estou gostando. Mas não abandonarei a sala de projeção.
A companhia é boa.

ER

5 comentários:

Anônimo disse...

Que metáfora boa!! Entendi perfeitamente qual o filme e quem são os atores a que se referiu.
Ator principal novo e inexperiente, pensando que já é ator consagrado, querendo protagonizar filmes mais importantes e pensando já estar inserido no meio dos atores mais famosos. Rapidinho verá que não passa de um ator de filmes B.

Anônimo disse...

Zelador, arrume um SACO ENORME de PIPOCAS!
Ah! Vai sair com muita sede.....

Anônimo disse...

Não vá no Matinê!
Este filme é só para maiores de 40 anos!
Quando apagarem as luzes aperte o cinto, respire fundo, guarde a carteira no bolso traseiro , não leve a namorada!
Ah!É proibido gritar!

Não vai nem doer......hahahahahah

Aldo disse...

Me lembro de você ficar trocando gibis na porta do Cine Apolo. E você era com no "bafo" com as figurinhas, lembra? Acho que o complicado era achar aquele monte de atores e atrizes mudas para fazer os filmes... e acredito que teria de ter uma fila tambem de gente para girar a manivela.Aquilo deveria cansar, não? Me lembro do primeiro projetor que tive, há 55 anos. Um aparelhinho de um material fibroso, esquisito ( ainda não existia o que chamavamos de matéria plástica ) e um filme que passava em um rolinho vertical ( de um para outro) com os desenhos em uma espécie de papel gordura. Era a paixão de criançada. E eu cobrava uns trocadinhos em meu cineminha. Tinha até ingresso, feito em uma máquina de escrever Remington, com fita de 2 cores. Bons tempos!

Edson Riera disse...

Aldo,
Sua memória é incrível. Desde menino tive admiração por aquele moço atencioso, dedicado aos estudos, vindo de Itajubá Velho, depois chamada de Delfim Moreira.
Bons tempos.

Zezinho