Translate

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ACOMPANHANDO DE LONGE


Tirando da reta
O presidente da Siemens no Brasil, engenheiro Paulo Ricardo Stark, depôs, ontem, na Polícia Federal em São Paulo, no inquérito que apura o cartel de multinacionais para fraudes em licitações milionárias do setor metroferroviário.
Stark alegou que os fatos citados no acordo de leniência firmado em 22 de maio no âmbito do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) teriam ocorrido antes de sua posse na cadeira principal da Siemens, em outubro de 2011. Segundo o executivo, a empresa forneceu ao órgão federal todas as informações de que dispunha sobre o caso.
Acompanhado de integrantes de uma banca de advocacia, Stark ponderou à PF que não é leniente, ou seja, não integra o rol de executivos do conglomerado industrial alemão que se dispuseram a colaborar com as investigações das autoridades brasileiras em troca dos benefícios legais que os livrariam de sanções judiciais.
Quatro cidadãos brasileiros (Everton Rheinheimer, Nelson Branco Marchetti, Newton José Leme Duarte e Peter Andreas Gölitz) e dois alemães (Daniel Mischa Leibold e Jan-Malte Hans Jochen Orthmann) são signatários do pacto, além da própria Siemens no Brasil e sua matriz na Alemanha.
O cartel teria operado entre 1998 e 2008 em gestões de governos do PSDB em São Paulo e no Distrito Federal. Segundo os delatores, as violações consistiram em "discussões e reuniões sobre projetos de metrô, trens e sistemas auxiliares com o objetivo de trocar informações e acordar preços a serem cotados".
Paulo Ricardo Stark, com passagens pela sede e pela filial da Siemens no México, assumiu a presidência da multinacional alemã no Brasil após a saída de Adilson Primo.
À PF, Stark compareceu na condição de testemunha, não de investigado. Reiterou que não tinha muito o que declarar ou colaborar com a investigação e que não pode responder pelas pessoas que supostamente praticaram os atos mencionados.
Estadão
ER

3 comentários:

Anônimo disse...

O pedido de exoneração, assinado pelo Secretario Geral de Gestão da Prefeitura de Itajubá, que há vários dias, pelo que se soube, descansava na mesa do Prefeito Rodrigo Riera, foi aceito, logo depois de sua viagem aos Estados Unidos na semana passada.


kakakakakakakakakakakaka

Anônimo disse...

Descansava é muito bom.......

Anônimo disse...

Não se preocupe vc vai acompanhar é de perto mesmo pois o bicho vai pegar por aqui! Estou ouvindo as Sirenes da Policia Federal por ai! É Logo!