Translate

sábado, 13 de julho de 2013

OPORTUNO DE SE LER


Livro que apresenta a história do brasileiro Casimiro Montenegro Filho. Escrito pelo Fernando Morais - Editora Planeta (327 Pgs).
Bom de se ler no momento em que se fala da criação na terrinha do Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros.
O livro relata a participação de Montenegro na criação do ITA e do CTA, bem como do seu envolvimento direto nos acontecimentos políticos do país, desde 1930.
Não é citado no livro, mas como curiosidade, ficou registrado que o primeiro avião a pousar em Itajubá, no dia 23 de maio de 1931 (aliás pousaram três aeronaves) vindo do Rio de Janeiro, estavam pilotados pelo Major Eduardo Gomes e os Tenentes, Lemos Cunha, Clóvis Tavares, Denarco Reis e  pelo próprio Casemiro Montenegro.
Completando um pouco a história, o primeiro pouso de helicóptero na terrinha aconteceu em 8 de janeiro de 1960. Desceu no campo de futebol da Fábrica de Armas.
Já que estamos tratando de coisas do ar, o primeiro voo comercial em Itajubá (sim, já aconteceu), foi no dia 26 de fevereiro de 1948, com o pouso do bimotor Lodestar, que inaugurou as linhas aéreas de Itajubá ao Rio de Janeiro, São Paulo, São Lourenço e Taubaté, da Universal Transportes Aéreos. Durou pouco.
É a vida
 
ER 


Um comentário:

Saulo Caridade disse...

Grande livro.

Pra complementar a leitura sugiro: A DECOLAGEM DE UM SONHO, de Ozires Silva que relata a fundação da Embraer.