Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

O PIOR DE TUDO


2 comentários:

Aldo Goncalves disse...

Zezinho, não estou com febre, mas vou lhe dizer: o governo deu um passo certo:
MEDICINA NO INTERIOR
Eu, pessoalmente ( notem bem, opinião minha. Posso estar completamente errado ) o governo deu uma dentro:
Passando o curso de medicina para 8 anos sacramentou o que já existia. Engloba os dois anos de primeira residência, ou seja, parte na clínica médica, parte na clínica cirúrgica. E os médicos passam a prestar serviço no interior, após uma boa formação em hospitais de ponta. Pode haver um rodizio assistido, como era na época do Projeto Rondon. Agora, tudo bem que recebam 2500,00 reais, e mais despesas. Poderia ser iniciado aí um plano de carreira, fazer como no exército. Quando os "tenentes" passassem a "capitão" ( formatura ), teriam automaticamente majorados seus salarios e passariam a ser orientadores, se quisessem continuar, claro.E poderiam ir subindo à medida que passasse o tempo, acumulassem a experiência, fizessem cursos, etc... A médio prazo poderia ser resolvido de verdade o problema de saúde do Brasil. Agora, para isso, seria necessário:

1) federalizar todas as faculdades de medicina ( quem pagar para estudar logicamente vai querer e terá direito de se negar a trabalhar por preços pré-fixados )
2) equipar as regiões mapeadas com "kits" de saúde, ou seja, postos de saúde com material cirúrgico básico, ultrasom, rx básico e coisas assim, claro que treinando o pessoal para usar isso.
3) Com o tempo cada posto teria 2 médicos, ambos com formação clinico-cirurgica, podendo se alternar em férias e outras necessidades. Também 2 enfermeiros e 2 farmaceuticos bioquímicos, que fizessem os exames básicos e manipulassem drogas e plantas. Seria inclusive um estímulo ao uso da biodiversidade brasileira.
3) fiscalização
Olhem, acho que com isso tornariam o SUS o melhor sistema de saúde do mundo, e cada vez melhor.
Eu já trabalhei em Delfim Moreira, na Casa da Mãe Pobre ( eu, Tiengo, Manoel Florêncio, José MIguel, João Bosco e varios outros colegas ). Tinhamos um dinheirinho mirrado, comida, transporte e era bom. Era gostoso mesmo, e eramos valorizados.No projeto Rondon, idem.
O caminho é esse. Agora é só acertar detalhes.

Anônimo disse...

Enquanto em Itajuba fica ai a santa Casa e o Hospital COMENDO uma dinheirama e servindo aos GUELAS GRANDES a nossa visinha Santa Rita da um SHOW !

Sob o lema “ Excelência em Servir” , o Hospital Maria Thereza Rennó, em Santa Rita do Sapucaí, será inaugurado em julho



Com mais de 250 funcionários já contratados, o Hospital Maria Thereza Rennó – HMTR - deu início a uma série de eventos para marcar sua abertura no mês de julho. Toda a equipe médica, de enfermagem e administrativa foi recepcionada, no dia 17 de junho, com a palestra “ Excelência em Servir”, uma reflexão sobre liderança e trabalho em equipe. No dia 20 de junho, empresas do Vale da Eletrônica e instituições como Inatel, ETE e FAI conheceram o projeto do Hospital e suas instalações, acompanhados pela diretoria. E no dia 27 de julho, o Hospital Maria Thereza Rennó recebe imprensa e convidados para sua inauguração oficial. Neste período, toda a equipe está passando por treinamentos intensivos em sistemas de gestão hospitalar.