Translate

domingo, 14 de julho de 2013

EU ME ACUSO !

 Deu na Folha de hoje:

O assunto não é novo, mas desta vez a denúncia está sendo feita pela própria participante do malfeito. Segundo a Folha, foi a própria multinacional alemã Siemens que delatou às autoridades brasileiras a existência de um cartel - do qual fazia parte - em licitações para compra de equipamento ferroviário, além da construção e manutenção de linhas de trens e metro em São Paulo e no Distrito Federal.
Arrependimento e consciência pesada ? Isso não existe nesse nível.
Simples estratégia de defesa.
Ao entregar o esquema, a Siemens assinou um acordo de leniência, que pode garantir à companhia e a seus executivos isenção caso o cartel seja confirmado e condenado.
A imunidade administrativa e criminal integral é assegurada quando um participante do esquema -antes que o governo tenha iniciado apuração- denuncia o cartel, suspende a prática e coopera com as investigações.
Em caso de condenação,  o cartel estará sujeito a multa que pode chegar a 20% do faturamento bruto da empresa no ano anterior à abertura de processo pelo Cade.
Registre-se apenas, que a Siemens já foi condenada por razões similares em diversos países do mundo.
O esquema delatado envolveria ainda subsidiárias de multinacionais, como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui.
Segundo as denúncias, o cartel atuou em ao menos seis licitações.
A análise do material apreendido levará até três meses. Confirmados os indícios de cartelização, o Cade abrirá processo contra as envolvidas. Outras sete empresas também são citadas:  TTrans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Temoinsa, Iesa e Serveng-Civilsan.
Politicamente o caso deverá ter repercussão em termos nacionais. No caso de São Paulo, sobrará para o PSDB. No caso de Brasília, para o DEM.
O PT acuado por diversas denúncias poderá sair para o ataque. Ou, ajeita daqui e dali e tudo será enquadrado no Artigo Cesto.
Um ou outro sinais de relâmpagos no céu escuro, poderão ser vislumbrados ao longe pelos mineiros.
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Tadinho e o Brimo , nada?

Anônimo disse...

Meu caro se tiver que cuidar de galinhas cuide das pretas porque se não der certo pelo menos da pra fazer macumba.
O bicho ta pegando!