Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

V DE VITÓRIA



Nos anos trinta, Hitler e seus sicários decretaram que o jazz era "música degenerada". Mesmo assim, já metidos na Segunda Guerra Mundial, tiveram que fazer concessões e permitir que seguissem atuando orquestras e conjuntos de jazz, por exigência de seus soldados.
Porém não podiam competir com o Exército dos Estados Unidos. Como parte do projeto V-Discs, os principais solistas e orquestras de jazz gravaram discos exclusivos para o soldados. Os famosos Discos da Vitória tinham uma duração maior do que as gravações convencionais e transmitiam mensagens animadoras dos intérpretes  aos homens uniformizados.
Tal como foi combinado, os V-Discs  não podiam ter uso comercial: quando deixaram de ser fabricados, se destruíram as matrizes e as placas que haviam sobrevivido. Afortunadamente, alguns colecionadores se negaram a essa barbaridade e conservaram cópias. Esses discos clandestinos, posteriormente "legalizados", são a base do presente programa: jazzmen tocando e cantando grátis para manter a moral dos soldados que lutavam contra o eixo Alemanha, Itália e Japão. História e músicas extraordinárias.
 
El País

Nenhum comentário: