Translate

segunda-feira, 17 de junho de 2013

SÓ UM BRASIL MELHOR

Como os jornais da Europa estão entendendo o que acontece no Brasil:
Comentário da BBC sobre artigo publicado no El País.

Por enquanto, o que existe é um consenso de que o Brasil, invejado internacionalmente até agora, vive uma espécie de esquizofrenia ou paradoxo que ainda deve ser analisado ou explicado", afirma o artigo, intitulado "Por que o Brasil e agora?".  O texto, assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Juan Arias, indaga por que agora surge um movimento de protesto quando, ao longo dos últimos dez anos, o Brasil viveu como que "anestesiado" por seu êxito compartilhado e aplaudido mundialmente.
"O Brasil está pior do que há dez anos?", pergunta o autor. "Não, está melhor", responde ele, acrescentando que o país está mais rico, tem menos pobres e testemunha o crescimento do seu número de milionários. "É mais democrático e menos desigual", completa Arias.
O autor segue com mais perguntas. "Por que saem às ruas para protestar contra a alta dos preços dos transportes públicos jovens que normalmente não usam esses meios porque já têm carros, algo impensável há dez anos?
"Por que protestam estudantes de famílias que até pouco tempo não tinham sonhado em ver seus filhos pisarem na universidade?"
O texto ainda questiona por que o Brasil, "sempre orgulhoso do futebol, agora parece estar contra o país sediar o Mundial".
Na avaliação do autor, a resposta para o paradoxo que hoje vive o Brasil talvez esteja ligada à formação da chamada nova classe média; ao fato de que os pobres que passaram a ter uma vida melhor estão conscientes de ter dado um salto qualitativo na esfera do consumo e agora "querem mais".
"Querem, por exemplo, serviços públicos de primeiro mundo; querem uma escola que, além de acolhê-los, lhes ensine com qualidade, o que não existe; querem uma universidade que não seja politizada, ideologizada ou burocrática. Querem que ela seja moderna, viva, que os prepare para o trabalho futuro."
Ainda segundo o texto, os brasileiros, "querem hospitais com dignidade, sem meses de espera, onde sejam tratados como seres humanos".
"E querem, sobretudo, o que ainda lhes falta politicamente: uma democracia mais madura, em que a polícia não atue como na ditadura".
"Querem o impossível? Não", afirma o texto, completando que, ao contrário dos movimentos de 68, "que queriam mudar o mundo", os brasileiros insatisfeitos com o que já alcançaram querem que os serviços públicos sejam como os do primeiro mundo.
"Querem um Brasil melhor. Nada mais."
 
El País e BBC

12 comentários:

Anônimo disse...

Bravo!!!

aldo Goncalves disse...

Chegou a gota d'agua, e a panela de presso est pronta para a exploso. Que Deus nos proteja, mas 64 vai se repetir. Espero que dessa vez para melhor.

Anônimo disse...

Pode guardar o Ar15 doutor o exercito, as forças armadas, estão de 4 diante do PT! Não viu o Joaquim?

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

José Almir estamos esperando sua resposta . Apóia ou não o Vereador Rui Martins ter apoiado para a CMI ter 17 vereadores?

16 de junho de 2013 20:11

Anônimo disse...

Dr. Aldo:

Decência, autocontrole, senso de justiça, coragem - essas virtudes pertencem a uma pequena minoria de homens. Essa minoria raramente se descontrola.


Guarde as armas...PT!

Anônimo disse...

VAMOS COMECAR POR AQUI:
SÓ UMA ITAJUBA MELHOR!
ou

SÓ UMA BOA VISTA MELHOR!

Vamos la ZELADORRRRRRR.

Anônimo disse...

Mudou de posição em doutor,não era tudo vandalismo!

José Almir disse...

Amigos

Não é o PT que domina tudo é o Brasil que não é mais o mesmo de 40 ou 50 anos, nosso pais esta muito mais complexo e as forças armadas não tem a minima condição de administrar esse novo e grande país, seria um desastre.
Tem um anônimo pedindo minha opinião sobre o numero de vereadores, acho que 13 seria ideal mas 15 esta de bom tamanho, qual o critério para esses numeros???? Sinceramente nenhum....francamente não tem parametro que de conta de definir o numero de vereadores do jeito que esta as relações politicas hoje

Anônimo disse...

Jose Almir ninguém perguntou sua opinião sobre quantos vereadores, queremos saber sua opinião sobre o Vereador Rui Martins Ter apoiado o número de 17 vereadores. Quer que desenhe, ou finge não entender?

Anônimo disse...

José Almir disse...
Amigos

Sr. Jose Almir aqui não tem ninguém amigo de PT .....vai procurar seu bando.

José Almir disse...

Anô

O Rui me disse que é a favor de 15, foi na onda e votou os 17 e esta pagando caro por isso, rsrsrsrs. Não vou fazer juízo de valor e se quiser saber as razões do Rui, por favor, pergunta pra ele.

Maria Paula Feichas disse...

Gostei do texto!
O Brasil cresceu e o brasileiro também. Os jovens descobriram nas "redes" a nossa potência e querem participar disso, querem corrigir.
Não vivi outras manifestações, mas achei arrepiante as imagens e acreditei em mudanças, por menores que sejam.
Motivos para protestar é que não faltam.