Translate

sábado, 8 de junho de 2013

PLANO DE AÇÃO DE TRÂNSITO E TRANSPORTES DE ITAJUBÁ

Já que o tema está sendo objeto de questionamentos em toda a cidade, demos uma lida geral (vamos estudar mais detalhadamente, uma vez que as autoridades declaram em entrevistas que aceitam sugestões e observações) no Plano de Ação de Trânsito e Transportes de Itajubá, elaborado pela empresa MDN Engenharia e Sistemas de Tráfego Ltda, contratada ainda pela administração do Dr. Jorge.
Como os estudos foram feitos em 2010, com certeza alguma coisa mudou. O trabalho foi bem feito (estive presente quando de sua apresentação).
Como curiosidade, são mencionados 6 pontos críticos no trânsito da terrinha. Em termos de fluxo de veículos, a tão comentada esquina da pneusul não é um dos pontos críticos. A área central é crítica em termos de estacionamentos. Sem dúvida.
Talvez (não sou entendido em engenharia de tráfego) a intervenção ocorrida objetivou mais o aspecto de estacionamento.
De passagem, a MDN sugeriu a construção de estacionamento vertical no terreno público localizado ao lado da área do Banco do Brasil, possivelmente através de uma concessão ou PPP.
Em principio penso ser a área muito nobre para estacionamento.
As intervenções sugeridas na Major Belo e Rua Nova são aparentemente simples e proporcionarão imediatos benefícios. Deve chocar porém com as discussões para revitalização do Centro Comercial.
De qualquer modo, como salientou o Prefeito, mudanças tirarão muitos da chamada zona de conforto e provocarão protestos.
Seria bom o setor de comunicações da prefeitura levar ao conhecimento da população qual o resultado esperado.
Mais cedo ou mais tarde, nesta ou em futura administração, intervenções como desapropriações, etc, terão que inevitavelmente ser feitas.
Haverá ações na justiça, protestos, etc.
É a vida...
Dizem os antigos que o Dr. Vicente Vilela Viana, teve que ele próprio conduzir o trator que abriu definitivamente a rua Major Belo.
Desta vez não vai ser preciso.
 
ER 

3 comentários:

Anônimo disse...


Esta bobagem é só pra mudar o foco da MÍDIA e alvoroçar o povo.
Vamos ficar ai falando de transito e de florzinhas nas ruas e o tempo vai passando;
DE$ENVOLVIMENTO? Só para poucos.

Somos é idiotas.

Anônimo disse...

Vamos reclamar e exigir uma praça no centro unindo a existente com a Getúlio Vargas .

Anônimo disse...

É melhor um TUNEL ou viaduto....