Translate

sábado, 1 de junho de 2013

PLANO CHINÊS

 
As empresas chinesas estão ocupando, lenta e silenciosamente, posições estratégicas em toda a economia global.
Alguns acreditam que o  fazem por oportunidade de negócios, mas não: têm um plano. Por exemplo, o grupo chinês do setor de carnes Shuanghui International Holding comprou  nos EUA, por 3,6 bilhões de euros, a empresa Smithfield Foods. Como resultado desta transação, discretamente executada, mas que causou grande temor no mercado americano,  a Campofrio empresa de carne espanhola mais conhecida, foi para a cama dormir e acordou espanhola/chinesa/americana. O motivo? Bem, a Smithfield era a maior acionista da Campofrio, que agora é agora é Shuanghui Campofrio.
De um só golpe, a empresa chinesa domina o mercado de carne nos Estados Unidos e na Espanha. Por enquanto, os objetivos foram atingidos. Apenas isso. Shuanghui não vai mudar, pelo menos por agora, a estrutura administrativa nas empresas adquiridas.
O simples poder  não parece ser o objetivo. A China tem um plano, porque tudo lá é planejado, de população para o número de macarrão por porção. É um plano concebido e sustentado por uma idéia fixa. O hierarcas chineses estão obcecados por garantir a sobrevivência de toda a população.
Para este fim, gerir a sua economia, com abordagem em duas vertentes: em primeiro lugar, jogar com sua política financeira para aumentar seus recursos em um grau que nem mesmo os EUA pode corresponder, e em segundo lugar, com os rendimentos, movendo-se lentamente sobre as fontes de população alimentos.Discretamente adquirir campos de produção de grãos, especialmente de soja em cinco continentes e comprar empresas relacionadas com a produção de alimentos.
A obsessão é um incentivo maior e melhor do que o lucro, nem mesmo a falta de rentabilidade faz parar a rolagem.
Então você sabe:  amanhã você pode ser moradors de uma propriedade adquirida por um grupo financeiro chinês.
 
El País

Um comentário:

Aldo Gonçalves disse...

Estão certos. E a China está comprando o mundo, claro. E nós somos os culpados, comprando os ching-lings e deixando a produção nacional e mundial se sucatear.
Em alguns anos todo mundo será chinês ou trabalhará para chinês. E eles não costumam pagar muito...