Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

HISTÓRIA DE UM MÉDICO CUBANO

O Dr. Gilberto Velazco nasceu em 1980 em Havana e recebeu seu diploma de médico em 15 de julho de 2005.
No depoimento que me deu por e-mail e por telefone, disse que a sua graduação foi antecipada em um ano depois de uma “formação crítica e gravemente ruim”, excessivamente teórica, feita através de livros desatualizados, velhos, rasgados, faltando páginas, além de “uma forte doutrinação política”.
No hospital onde fez residência havia apenas dois aparelhos de raio X para atender todas as ocorrências noturnas de Havana e não dispunha sequer de reagentes para exames de glicemia.
Pouco adiantava prescrever remédios para os pacientes porque a maioria deles não estava disponível nas farmácias.
A situação médica no país é tão precária que Cuba está vivendo atualmente uma epidemia inédita de cólera e dengue.
Em 2 de fevereiro de 2006 foi enviado à Bolívia numa Brigada Médica de 140 integrantes -14 grupos de 10 médicos cada - que iria socorrer vítimas de inundações que nunca chegou a ver. 
No voo entre Cuba e a Bolívia conversou sobre assuntos médicos com o vizinho de poltrona e descobriu que ele não era médico, mas provavelmente oficial de inteligência cubana. Calcula que em cada 140 médicos 10 eram paramilitares.
Na Bolívia, onde lhe disseram que iria permanecer por 3 meses, ficou sabendo que deveria ficar no mínimo por 2 anos, recebendo 100 dólares de salário por mês e que a família receberia 50 dólares em Cuba - quantia que, segundo ele, nunca foi paga.
Viveu e trabalhou em Santa Cruz de la Sierra e em Porto Suarez, na fronteira com o Brasil.
Todos os componentes da Brigada recebiam um draconiano regulamento disciplinar de 12 páginas, dividido em 11 capítulos, que fixava desde horários e requisitos para permissões de saída até regras para relações amorosas com nativos e punia contatos com eventuais desertores.
Os médicos verdadeiros eram vigiados pelos falsos médicos que, segundo Gilberto, andavam com muito dinheiro e armas. Ainda assim, o Dr. Gilberto, em 29 de março de 2006, conseguiu pedir formalmente asilo político à Polícia Federal em Corumbá e foi enviado a São Paulo, onde ficou 11 meses.
Pediu à Polícia Federal a regularização de sua situação para poder fazer os Testes de Revalidação Médica exigidos pelo Conselho Federal de Medicina, mas o pedido de asilo foi negado.
Como o prazo de refúgio concedido pelo Conare - Comitê Nacional para os Refugiados - terminava em fevereiro de 2007, pediu asilo aos EUA no consulado de São Paulo, e em 2 de janeiro de 2007 viajou para Miami, Flórida, onde vive agora.
A família do Dr. Gilberto foi penalizada por sua deserção com 3 anos de proibição de viagem ao exterior, mas atualmente vive com ele na Flórida.
Ele trabalhou para uma empresa internacional de seguros de saúde, onde chegou a receber 50 mil dólares anuais, e atualmente está estudando para concluir os exames de revalidação de seu diploma médico nos EUA.
 
Sandro Vaia (p/o Blog do Noblat)

15 comentários:

Anônimo disse...

Edson,
Você é uma pessoa normal e observadora.
Gostaria imensamente que, sob sua analise, com isenção de costume, dissesse-me o que leva um humano equilibrado a querer implantar no Brasil o mesmo sistema de Cuba, Bolívia e Venezuela ?
Que o PT é um partido que ninguém , eu disse ninguém mesmo, trabalha e nem gera renda e vivem a custa de prefeituras, estado e governo federal, em cargos que comem e bebem apenas agendado e palpitando o que outros devem fazer, menos eles.
Mas, por favor, me explica o que passa pela cabeça de um Zé Dirceu, Ulysses, Odair Cunha, Paulino, Genuíno etc ? Malucos? Aproveitadores? Raça maldita? Ou sou eu um ignorante sem informação ?

Amigo do Caçador

Edson Riera disse...

Amigo do Caçador,
O exposto também me intriga. Tenho amigos que se tornaram petistas.Imagino que quando sozinhos e de frente para o espelho,vivem momentos de realidade. Mas deve passar rápido. Sempre tivemos e teremos intelectuais, professores e sindicalistas que leram um pouco mais.Leram sobre a revolução russa, Vietnã do Norte, Cuba e por aí afora. Sonharam e sonham com a ditadura. Alguns lutaram por isso. Deu no que deu. Após a anistia,sem carisma nenhum, cercaram um ex-matalurgico do abc que não entendia nada mas empolgava os companheiros nos movimentos grevistas. Completava o que lhes faltava: Apelo popular. Tentaram em algumas eleições e não conseguiram êxito. Resolveram jogar o mesmo jogo que os outros partidos. Muitos dos idealistas sérios abandonaram o grupo. Chegaram ao poder. Aplicaram técnicas populistas e surfaram na onda do bom momento econômico. Aproveitaram bem a estabiladade da moeda e um pouco da austeridade fiscal que vinha sendo implantada. Alojaram milhares de companheiros no poder. Tentam se perpetuar com censura, compra de parlamentares, etc.
Acostumaram a ternos e terninhos bem talhados e roupas de grife. Bons vinhos, boa mesa, e puxa-sacos ao redor.
Tirando os colaboradores, que sofrem através de blogueiros e jornalistas contratados, uma constante lavagem cerebral, os líderes (mencionados)sabem da verdade não tendo outra alternativa se não seguir adiante.
Alguns parecem um pouco malucos, realmente. Outros poucos, corretos e religiosos, tentam se travestir de missionários. Acabam se tornando pedra no sapato da máquina.
Mas tudo caminha para o fim. Não pelo surgimento de oposição organizada, mas por ruindade mesmo.
Político petista sem o lulismo, murcha sozinho. Alguns mais inteligentes irão cair fora logo.
O ciclo está se encerrando e o País pagará um preço altíssimo.
Não sou pessimista, mas me preocupa esses milhares sem colocação nas ruas, nos próximos anos. Vamos ter greves até na Boa Vista, dos coroinhas da Igreja São Jose.
É a vida...

HUMBERTO disse...

Edson,

Para esse " povo " deixar o governo nós vamos pagar muito caro.

Tenho muita dúvida qto. a eficácia dos protestos apenas virtuais, e então, eles vão continuar mandando ou melhor des(mandando) por muito tempo ainda.

Esses planos de inclusão social, bolsa família, minha casa minha vida ( ou morte !?! ) só funcionam como uma espécie de " pronto socorro ". Ou devolve o paciente para casa ou interna de vez para um tratamento da causa. Ficar internado num pronto socorro por muito tempo, significa q alguma coisa está errada. Desculpe aí a metáfora simplória e talvez um pouco confusa, mas é assim q eu vejo.

Não se trata de ser pessimista, mas não tem como dizer q algo está bom, quando os números estão nos alertando todos os dias. A luz amarela já acendeu faz tempo, mas eles querem ver a " vermelha ".

Como vc. diz : assim é a vida.

Abrs.

Humberto.



Anônimo disse...

Edson,
Sua síntese, infelizmente, é a mais próxima da realidade, que eu creio.
Pagaremos muito caro, pois antes de desaloja-los haverá choro e ranger de dentes, pois são intransigentes e acreditam apenas no que lhes convém.
Grato a você e ao Sr. Humberto.

Amigo do caçador.

Unknown disse...

Amigos

O Zelador saiu do PSDB mas o PSDB não saiu dele. O síntese feita é a cantilena da emprnesa nativa,que alem de um preconceito quase infantil com o Lula e o PT, mantem eficientemente a querra fria ideológica contra os "velhinhos de Cuba". O Chaves teve a audácia de morrer, vamos personificar o socialismo bolivaniano como? A midia perdeu um importante saco de pancada.Num mundo moderno estes "velhinhos" não contamina quase ninguem so serve para exercitar o debate dos anos ciquenta, chega ser muito engraçado.
Amigos a mais de dez anos vejo falarem que o Brasil vai pro buraco de vez com o PT, o FHC ficou de prantão para retornar nos braços do povo com o fiasco do PT no governo central. Ja fazem dez anos e a realidade mostra outra coisa, o tal dos numeros!!!!??? outra coisa, a reseva cambial esta por volta de 400 bi de dolares nos dando uma situação de Balanço de Pagamento super tranquilo, consequencia direta é o risco Brasil pra menos de 200 no tempo do FHC era de 2000 pra mais. O dolar esta por volta de 2,15, õ Brasil não é mais casa da sogra que qualquer especulador derrubava nossa moeda. O desemprego esta na casa de 5%, vige maria, so pro lembrar a poderosa Espanha esta por volta de 25% e o USA por volta de 10%. O Salário Minimo pra mais de 300 dolares, a pouco tempo sonhavamos com um SM de4 100 dolares.
Amigos de quais numeros estã falando que sinaliza o fim do mundo pra bem proximo.
Digo novamente, desejo é diferente de realidade, posso desejar o que for mais isso não quer dizer que vai tornar realidade. Tudo isso é muito engraçado.

Agora concordo com vces em uma coisa, os Ulisses e Odair da vida não tem nada a ver com o PT, são neófitos dentro do PT, tem uma visão de extremo pragmqatismo. O Partido paga o preço por tomar o poder e crescer demais, como a esquerda em todo o mundo, foi assim na espanha, na frança, italia, etc. Duvido que o Odair faz distinção de uma politica compensatoria ou estruturante. Estes dias vi uma foto do Odair e do Ulisses entragando uma retroescavadeira para o prefeito de Delfim, quer coisa mais simbolica e fisiologica do que isso, rsrsrs

como dizem .....é a vida

Edson Riera disse...

Caro Almir,
Me definiria como um social democrata de centro-esquerda. Creio que existam.
Não ouso a mencionar o política externa do Lula. Uma sucessão de absurdos patéticos. Virou piada no mundo. Ter como referência os irmãos Castro, o Cel Chaves, e moço boliviano, é uma brincadeira. Veja a petição de miséria em que colocaram suas terras. O nosso governo mente pelo uma vez por dia. Taí o rolo da corrida ao salario família. Pegos na mentira.
Entendo perfeitamente o seu posicionamento e o respeito.Mas sei que deve ser difícil.
abraço
Zelador

José Almir disse...

Amigo Zelador

Vamos organizar a bagunça porque senão se ja viu. Primeiro a policia federal não acabou de fazer o inquérito portanto não se sabe quem espalhou a mentira do bolsa família. O que mostrou disso tudo é a força que tem o BF.
A política externa do Lula é que nos permitiu uma reserva cambial enorme e diminuir a dependência do tio san, hoje temos comercio com uma infinidade de países, isto é fato não é boato e nem desjo. A política externa do Lula e tão patética que o New Yorque Times despediu o FHC e pediu para o Lula ser um de seus contribuintes, olha que o metalúrgico é venerado por muitos pises dito de primeiro mundo.
Por fim, no Brasil a política do PT foi o oposto do que foi feito em Cuba e o Chaves imitava o Lula, pelo menos tentava. Minha critica ao Chaves e aos velhinhos de Cuba é justamente tentar criar um país mais fraterno sem democracia, isso não da boa coisa.
Não precisa ficar constrangido por mim a realidade me redime. Diga quais os tais numeros que vc falou que mostra o fim do mundo pra manhã, se vc conseguir ai sim vou ficar constrangido, caso contraria é so dialética da disputa pelo poder.
É igual ao programa do PSDB quando Aécio se manifestou contra o crescimento da inflação, na hora de propor a política de combate a inflação ele disse textualmente "seremos intolerantes com a inflação", rsrsrsrs que significa isso ??????

Zelador pode medizer uma mentira que foi duto pelo governo, uma só!!!!

Edson Riera disse...

Almir,

Saldo: Duas anistias para países Africanos: US$ 1,8 bilhões. É pouco ? Vou tentar relacionar as grandes mentiras (só as grandes) e publicaremos 10 de cada vez.
A primeira: O mensalão não existiu.

Zelador

José Almir disse...

Caro Zezinho
Sou teu fã e quero fazer um debate de alto nível. Vc me respondeu certo dia que faltava alguém fazer o contraponto no blog e defender o governo Lula/Dilma e o que estou tentando humildemente fazer.

Vem cá estamos credores em 20 bi no FMI e temos mais de 400bi de reserva, vc acha mesmo que 1,8 bi vai quebrar o Brasil. Olha que a anistia, se é que foi anistia sinceramente eu não sei, faz parte de uma estratégia de parceria comercial com a África, vou pesquisar. Ninguem é bobo na política internacional e é prematuro pensar que a Dilma esta sendo boazinha, ela vai ser cobrada por qualquer deslize.

Zezinho vc falou que tem uma baciada de mentiras desse governo e que diria de dez em dez,meu amigo vc falou uma e é falsa. Primeiro que o governo Dilma não se manifestou sobre o mensalão, pessoas do governo podem ter se manifestado. Outra coisa importante é que deve ficar bem claro o chamado crime de consciência e o chamada caixa dois. A questão de fundo é essa, o super Batman esta tentando provar que houve crime de consciência e ate agora o processo não foi conclusivo

Edson Riera disse...

Almir,
Proponho o seguinte: Escreva sempre um post falando os 10 anos do governo PT (no tamanho padrão para que todos leiam). Prepare-se para receber comentários (os pessoais e ofensivos não serão publicados)e todos terão oportunidade de apresentar pontos de vista. Sairá do debate entre nos dois (o que para mim é prazeiroso). Você é o primeiro petista que participa publicamente do blog. Isso é bom. O Alaor pensa quase como você, mas não é petista.
Zelador

José Almir disse...

Amigo Zezinho

Vou aceitar sua sugestão de bom grado, até porque vc é um democrata exemplar. Na maioria dos debates que participo, em geral, ou te tiram a palavra ou te desqualificam. Fico feliz de poder fazer este debate sem ser ofendido pessoalmente.
Bora meus amigos tentar compreendermos juntos nossa história recentíssima.

Anônimo disse...

Gostaria que o Sr. Almir aceitasse a proposta do Sr. Edson, pois tenho questionamentos fervorosos .

Amigo do Caçador

HUMBERTO disse...

Caros,

Gostei da sugestão do Zelador e da aceitação do Almir.

Sempre participei do blog não para gerar ou aumentar as polêmicas, mas sim para emitir a minha opinião e porque não dizer também para compartilhar um pouco do q aprendi com a vida e com a história, seja lá o q isso significa.

Almir, pode ter certeza de q qualquer comentário meu é feito com respeito, às vezes com uma pitada de ironia, mas sem nenhuma predisposição a favor ou contra esse ou aquele partido ou político. Agora mais voltado para o PT pq é o partido q governa e q na minha visão está cometendo equívocos q trarão consequências futuras. Para mim - políticos e partidos - são quase todos iguais, infelizmente.

Antigamente mudavam-se os ratos, mas o paiol continuava o mesmo, agora os ratos se unem. Desse jeito o paiol não vai aguentar...

Abrs.

Humberto.




Anônimo disse...

Humberto venha para a política seja candidato. Pois precisamos de puros, cristalinos, honestos e sem maculas como você.

Humberto disse...

Anônimo,

Nunca tive e nem tenho a menor vocação para a política.

Quanto aos adjetivos q vc. atribui, vamos lá :
não sou e não existe, sem exceção, sequer uma pessoa pura; cristalino, não sei exatamente o q vc. quis dizer, mas se estiver relacionado com a pureza já respondi; honesto, também não posso dizer q sou, porque compro muita coisa e dispenso a nota fiscal, portanto estou colaborando com a sonegação e por isso não posso me considerar honesto, como não existe meio-honesto,logo!!!; sem mácula, pelas razões já mencionadas tbm. não sou.

Assim sendo, para não " me piorar " acho melhor não me meter nessa área onde com certeza não vou conseguir melhorar,e, como mexer com fogo é muito perigoso vou continuar apenas usando o meu direito de votar naquele q eu acho " menos pior " e torcer para q me represente bem.

Humberto