Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

FAVORÁVEL, PORÉM...

O site da Jovem FM fala sobre a entrevista concedida ontem à emissora, pelo Professor Thiago, Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Unifei, que adiantou a sua posição a ser transmitida, sobre o Aeroporto de Itajubá, na próxima segunda-feira, quando da reunião do Copam em Varginha. 
Será discutida a concessão do LP - Licenciamento Provisório, que concedido, será dada a licença para o projeto avançar. 
O voto do competente Professor será favorável a Licença Provisória.
Mas...
 
Para receber a LI - Licença de Instalação, os empreendedores terão que atender as condicionantes:
 
1 . Apresentação de autorização da Copasa para receber os efluentes do aeroporto.
2. Apresentação de planta topográfica, quantificando a área de APP (área de preservação permanente) que sofrerá intervenção e listar as medidas compensatórias.
3. Apresentação da compensação florestal da área intervida, e cronograma de sua execução.
4. Compromisso para a supressão de três obstáculos : 10 arvores nativas, a caixa d’água da Mahle e a
 linha de transmissão que cruza o espaço.
5. Deve ser apresentado um plano para a eliminação das aves que estão na linha de operação do aeroporto.  (imagino que seriam aves viventes nas proximidades do frigorífico)
6. Apresentação das cotas definitivas das vias de acesso ao aeroporto mais um projeto de drenagem das águas pluviais, em toda a área de acesso às suas instalações.
7. Apresentar , qual será a cota definitiva que será utilizada , escolhidas entre as cotas apresentadas pelo SEOP, Unifei e da própria Mahle, para a execução do projeto. As três divergem.
8. Apresentar um plano para manejo da fauna.

Todas estas condicionantes tem um prazo de 60 a 90 dias para , em projeto, serem apresentadas, ao Órgão Ambiental, ocasião em que, se aprovados , se liberará então a LI ( Licença de Instalação )ou seja a licença para a construção propriamente dita do aeroporto.
 
Blog: Parecem providências simples, mas não são, muito pelo contrário. Não foi mencionado um item que sempre foi considerado crítico pelos ambientalistas: A necessidade de ser rebaixado o topo do morro situado próximo da margem direita do Rio Sapucaí. Por que ?
 
ER 



11 comentários:

Anônimo disse...

BRINCADEIRA! GOZAÇÃO! Eu acho que NÃO QUEREMOS ESTE AEROPORTO AQUI NA TERRINHA NÃO. ABAIXO O AEROPORTO, QUE VA PRA PIRANGUINHO!

Anônimo disse...

Também não quero não ja chega estes helicopteros fazendo esta barulheira na cabeça da gente.

Anônimo disse...

Entendi. O Zelador ta irritado porque ele quer p[orque quer que o aeroporto seja na BOA VISTA ao lado da casa dele e daquela igreja que NUNCA terminha a reforma ($$$$$$$).Vamos desmanchar a igreja e pronto, la cabe o aeroporto do Zezinho que tal? Pelo menos o João podetrá brincar com Pipas e papagaios.

Anônimo disse...

Edson Riêra,
Sempre o observei como uma pessoa normal e sensata, e sinceramente não compreendo como alguém como você, e com o conhecimento que tem, pode ser contra a construção de um aeroporto, que não tem como não beneficiar a cidade de Itajubá.
Suas questões políticas e conhecida inimizade com seu primo Tião e sobrinho Rodrigo, nesta hora, qualquer que sejam os motivos, devem ser relegadas pensando no futuro de nossa cidade.

Pensando no Futuro.

Edson Riera disse...

Pensando no Futuro,
Não tenho inimizade com ninguém. Muito menos com o Tião e o Rodrigo. Já lutei por uma pista de pouso de 20 e poucos milhões.Hoje o momento é outro e já alcançou 100 milhões. Fazendo justiça:Sem tirar o mérito de todos que trabalharam pelo projeto,quem mais o fez foi o ex-prefeito Chico (até a concorrência para as obras já tinha vencedor).O Chico teria mais razão para discordar do meu pensamento, que é só uma opinião.
Entenda-me.
Zelador

Anônimo disse...

O Sr Edson Riêra esta totalmente certo! Aeroporto é pra cidade e CIDADE é aquela que tem mais de 250.000 hab., um sistema educacional decente, uma estrutura e infra-estrutura decente,, entidades serias, Camara atuante , politica de nivel, povo politizado, pontes, viadutos, escolas, hospitais etc....Agora estamos longe disso e realmente aeroporto vai virar um elefante branco como acontece em varias cidadezinhas ridiculas de nosso Estado; só serve para receber autoridades em dias de festas e olha lá. Ta certo Riêra, tem é gente ganhando dinheiro com isso e deve ser muito. Vamos torcer para que o pessoal la em Varginha cancele esta bobagem.....

Anônimo disse...

Zelador, tenho noticias de que o aeroporto será cancelado na terrinha, somente voltaremos neste assunto quando o Chico voltar pra politica (deve demorar alguns anos claro) fique tranquilo ninguem vai mais pertuba-lo com este assunto.

Anônimo disse...

Alias qual é o pensamento do Chico ? ele concorda ou discorda? Claro que discorda ele quer trazer o aeroporto quando for ele o prefeito! Justo pra ele mas e pra Cidade? Estamos cada dia mais atrazados por falta destas coisas; aeroporto, hospital, perimetral, rodovias, etc.....Egoismo?Politicagem? alguma coisa ta errada, assim com a Siemens ter cancelado sua vinda. Pobre Itajubá.

Anônimo disse...

Camarada Zelador, só quem pode te salvar neste momento crucial é o RODRIGO, sim, não, é o RODRIGO MARQUEZ!Vc e ele juntos é como misturar vinho seco e suco de uva e com certeza venceremos a questão do : AEROPORRRRRRTO NÃO e NÃO!

Vamos fazedr uma Campanha no Itajubar Morticia e acabar com este tema, chame a Transparencia, associação, Daniel Ellll Alllannn e André GESSOaldi, nem precisa do Cesario e do Vilella, nem o Tião ficara a favor.....tudo por Itajubar!

Anônimo disse...

Muito Triste. Nunca vai para frente. Somente interesses próprios e politicagem. Está é Itajubá! Cidade Fácil de ser Enganada, Pisoteada e Roubada!!!

Anônimo disse...

Quanta ignorância.
É a única cidade do mundo, que alguns não querem aeroporto,Helibras, UNIFEI, MAHLE etc.
Chega a ser tão absurdo, que se contar em outras cidades ninguém acredita.